logo
Jeff Bezos

8. Lições dos grandes: Jeff Bezos

Hoje, em mais um capítulo de nosso especial “Lições dos grandes”, vamos contar a história de um investidor que desbancou Warren Buffett e Bill Gates e se tornou uma das pessoas mais ricas do mundo.

Atualmente, ele se tornou o CEO que é responsável por mais de 50% das compras online nos EUA. Formado em engenharia elétrica e ciências da computação, o investidor largou seu promissor emprego em Wall Street para arriscar tudo na internet.

Sua empresa surgiu como uma livraria online, que vendia tanto livros físicos como livros digitais, entretanto, seu sucesso repentino abriu as portas para uma história grandiosa e vitoriosa na internet. 

Com isso, a sua empresa Amazon, expandiu o seu site para produtos de diversos segmentos. Consequentemente, sua companhia foi ligada ao mundo dos negócios para computação em nuvem, leitor de livros digitais, streaming de filmes, séries e esportes. 

Sua fortuna, atualmente, já ultrapassou a faixa de 100 bilhões de dólares, possibilitando com que o investidor pudesse investir em outros projetos de sua gaveta. A criação da empresa espacial Blue Origin e a compra do jornal Washington Post foram frutos desse sucesso astronômico. Já adivinhou quem é o cara da vez? Estamos falando, é claro, de Jeff Bezos.



As origens de Jeff Bezos

Jeff, ou melhor, Jeffrey Bezos nasceu em Albuquerque, no Novo México. Sua mãe tinha apenas 18 anos de idade quando Jeff veio ao mundo, um detalhe importante a ser mencionado é que ela ainda estava no ensino médio quando tudo aconteceu. 

Foi um início de vida bem difícil, seu pai abandonou a família após 17 meses de seu nascimento. Apesar disso, Jeff teve uma referência paterna em sua vida, quando o futuro investidor tinha quatro anos, sua mãe se relacionou e casou com um cubano chamado Miguel Bezos. O amor de seu padrasto era tão grande pelo menino que ele o adotou e passou seu sobrenome para o filho após se casar com sua mãe. 

A infância e adolescência do futuro bilionário foi divida entre enormes prédios e ruas movimentadas com o cheiro de grama alta e os quase inexistentes barulhos do interior. 

No final de sua adolescência, Jeff Bezos novamente se mudou, desta vez o destino era Miami. Lá, o já estudante de programas de ciências trabalhou em um McDonald ‘s para conquistar seu próprio dinheiro. 

Ao finalizar o ensino médio, Jeff decidiu seguir o caminho de seu segundo pai e se matriculou para estudar engenharia. Após um tempo, o investidor é aceito na Universidade de Princeton, por lá, ele cursou engenharia elétrica e ciência da computação.

Com ótimas notas e comportamento exemplar, não demorou muito para que as portas do mercado de trabalho se abrissem para Jeff Bezos, diversas empresas tentaram a contratação do recém-formado, inclusive a poderosa Intel.

Entretanto, Jeff acaba optando pela Fitel, uma startup de telecomunicações, e dá início a sua vitoriosa jornada no mundo dos negócios. Após se tornar um vice-presidente poderoso em uma empresa financeira com 30 anos, Jeff Bezos decidiu que estava na hora de realizar o seu sonho e dominar a internet. 

A criação da Amazon

A ideia de criar uma das maiores empresas de varejo online do mundo surgiu enquanto Jeff trabalhava, até então, na D. R. Shaw & Co. Enquanto trabalhava, o investidor percebeu que o uso internet crescia mais de 2000% ao ano, se tornando uma plataforma invejável para alcançar os holofotes.

Isso foi o último gatilho que Jeff precisou para largar tudo em Wall Street, se mudar para Seattle e começar a sua nova jornada. O motivo da mudança foi porque Jeff acreditava que a cidade era o local ideal para montar o início de seu projeto.

No caminho para seu destino, enquanto sua esposa, Mackenzie, o acompanhava, Jeff já começava os trabalhos e entrou em contato com diversos possíveis investidores para começar a desenhar a Amazon em sua mente.

O começo foi “tímido”, sua empresa cobria apenas livros que eram vendidos online, facilitando às pessoas comprarem os livros, tirando a necessidade de fazê-las irem até uma livraria e procurar pelo produto desejado. Essa foi a fórmula ideal para competir com outras empresas de varejo da época. 

Com os investimentos de seus pais e de outros investidores, Jeff Bezos conseguiu quase um milhão de dólares para montar a sua empresa. Segundo o Bezos, a possibilidade de fracasso era de 70%, mesmo assim, isso não foi o suficiente para impedir o investidor de correr atrás de seu sonho. 

A empresa contou com outros dois nomes antes de ser conhecida como é atualmente. O primeiro nome era Cadabra, mas depois de um advogado confundir com “cadáver”, o nome  foi completamente descartado e abandonado, em seguida surgiu a opção Relentless, na tradução livre para o português seria “implacável”, mas muitos de seus amigos criticaram fortemente o nome, fazendo com que mais um nome fosse para o lixo.

A escolha de um nome foi uma pedra no sapato de Jeff Bezos, foram muitos comprimidos para dor de cabeça que Jeff tomou até chegar ao nome que conhecemos hoje. 

Um dia, Jeff estava pesquisando em seu dicionário algumas palavras que fossem fortes e únicas para a sua empresa, foi aí que Jeff se deparou com a palavra Amazon, na tradução a palavra corresponde ao Rio Amazonas. Quase como um amor à primeira vista, Jeff descreveu o termo como “exótio, único e diferente”, era exatamente assim que ele imaginava a sua empresa, e foi assim que a empresa Amazon veio para o mundo. 

5 frases de Jeff Bezos para se motivar

Veja a seguir cinco frases de Jeff Bezos para se motivar e correr atrás de seus sonhos: 

  • “Você não escolhe as suas paixões, suas paixões escolhem você.”

  • “Não é um teste se você saber que vai funcionar.”

  • “A melhor maneira de escapar de uma caixa é inventando seu próprio caminho para fora.”

  • “Você precisa estar disposto a ser incompreendido se você for inovar.”

  • “Trabalhe duro. Divirta-se. Faça história.”

E aí? Sabia da árdua e brilhante trajetória de Jeff Bezos até o topo do mundo? Uma coisa é possível garantir, não foi com uma mente fraca e nem com nada entregue em uma bandeja de ouro que o bilionário chegou aonde está.


Se você gostou deste conteúdo e gostaria de saber mais sobre o incrível mundo dos investimentos, corre aqui que temos várias matérias sobre o assunto. E sobre outros também.

Categorias