logo
Mark Zuckerberg

12. Lições dos grandes: Mark Zuckerberg

Mark Zuckerberg é um dos fundadores e CEO da empresa Meta, que é dona de grande parte do poder digital. O empresário também é visto como um dos maiores bilionários do mundo, e como se não fosse suficiente, foi eleito como uma das pessoas mais influentes pela revista Time. 

Esse personagem extremamente conhecido no mundo de investimentos possui uma fortuna próxima a 67 bilhões de dólares. Mesmo após sofrer uma enorme perda de sua fortuna em 2022, o bilionário ainda está no top 15 das pessoas mais ricas do mundo. 

O empresário conta com mais de 3 bilhões de usuários em sua empresa. A companhia possui grandes nomes do mundo digital em seu arsenal, como o Instagram e o WhatsApp. 

Além disso, Mark transformou sua antiga empresa, Facebook, para o Meta. Que promete criar uma nova era no mundo digital, tornando possível viver em um mundo 100% digital, essa inovação já começou a mudar as maneiras de como as pessoas se relacionam, principalmente aquelas que estão a grandes distâncias. 

Agora sem mais enrolação, vamos conhecer a história de um dos empresários mais inovadores do mundo digital. 

A história de Mark Zuckerberg

Mark Elliot Zuckerberg nasceu em White Plains, que se encontra no estado de Nova York. Filho do dentista Edward Zuckerberg e da psiquiatra Karen Zuckerberg, Mark teve sua infância coberta de expectativas.

Quando jovem, o empresário era considerado um menino prodígio graças ao seu desempenho e habilidades relacionadas a área de astronomia, matemática e física. Durante sua trajetória escolar, Mark Zuckerberg conquistou diversos prêmios nessas disciplinas, gerando enormes expectativas das pessoas que o acompanhavam. 

Sua disciplina e vontade de aprender não se resumiam apenas à escola. Já aos 12 anos de idade, Mark desenvolveu um programa de troca de mensagens chamado Zucknet, o que mais impressiona nessa história é que o material escolhido para a criação do projeto foi um Atari BASIC. 

Esse sistema foi utilizado pelo seu pai, que facilitou muito sua rotina e de toda a família, já que ele recebia seus pacientes em casa. O programa permitia que os computadores da casa se comunicassem entre si, algo bastante promissor para um garoto de 12 anos. 

Já no ensino médio, o famoso High School, Mark desenvolveu um programa chamado Synapse, que era uma versão parecida do software de música Pandora. O programa era tão bom que diversas companhias demonstraram interesse em comprar do adolescente, AOL e a Microsoft foram as que mais tentaram, entretanto, Mark recusou todas as ofertas.

Durante sua adolescência, Zuckerberg começou a ter aulas particulares com um professor de desenvolvimento de softwares, que era a sua área favorita na programação.

 Em 2002, o empresário conquistou sua vaga na Universidade de Harvard, entretanto, a exemplo de Bill Gates e Steve Jobs, sua jornada universitária não teve uma trajetória comum. 

Mark Zuckerberg entrou na faculdade para se formar em Psicologia e Ciências da Computação. Foi nessa época que o primeiro esboço do Facebook surgiu. 

Junto com os amigos da faculdade, Mark e companhia criaram o Facemash, que era um site onde era permitido que os alunos votassem para decidir os colegas mais bonitos da faculdade. O site ganhou fama rapidamente e, por contar com tantos acessos, acabou afetando diretamente o sistema de conexão de Harvard, o site foi tirado do ar após Mark quase ser expulso. 

O surgimento do Facebook 

No segundo ano de Harvard, Mark aproveitou a ideia de seu último site e desenvolveu outro, dessa vez apenas para conectar os alunos da faculdade. A ideia era que os alunos pudessem criar um perfil próprio, onde seria possível adicionar fotos, se comunicar e interagir com os outros, tudo isso apenas com um cadastro de e-mail interno.

A história do Facebook conta com um brasileiro chamado Eduardo Saverin, ele fazia parte do grupo de amigos de Mark Zuckerberg e foi o escolhido para acompanhar as ideias e o projeto.

Mark e Eduardo investiram mil dólares cada um no projeto, entretanto,o empresário americano cuidava da parte mais trabalhosa do desenvolvimento, isso fez com que a sociedade fosse dividida em dois terços para ele e um terço para Eduardo.

Após dois anos de muito trabalho, a plataforma TheFacebook foi lançada. A ideia do site era a mesma que o Meta, ou Facebook, proporciona hoje em dia, porém bem menos moderno, já que na época não existiam os recursos, ferramentas e desempenho de hoje em dia. 

O TheFacebook se popularizou na mesma velocidade que as outras criações de Mark, em pouco tempo se tornou febre em Harvard, isso permitiu que, em dois meses, Mark Zuckerberg e Eduardo Saverin ampliassem o alcance de seu projeto. O site chegou a outras universidades da tradicional Ivy League, que reúne as principais escolas do país. 

Com o crescimento absurdo e a adesão aumentando a cada dia mais, Mark Zuckerberg decidiu abandonar a faculdade de Harvard e se mudar com seus novos sócios (Andrew McCollum, Chris Hughes e Dustin Moskovitz) para a Califórnia. 

Os jovens alugaram um apartamento que serviu de moradia e escritório para o grupo de empresários. O nome “TheFacebook” foi alterado após os sócios concordarem em comprar o domínio “Facebook.com”.

Em 2006, o Facebook finalmente se tornou aberto ao público, graças a investimentos e conselhos de grandes nomes da tecnologia e do mundo empresarial. Para criar seu perfil basta apenas ser maior de 13 anos e ter um e-mail para cadastro. 

Os lucros do Facebook começaram a surgir logo após o grande lançamento. Em 2008, Mark Zuckerberg entrou para a lista da Forbes, se tornando um dos jovens mais ricos do mundo. 

O império de Mark Zuckerberg

Com as finanças elevadas, Mark começou a buscar outras empresas para consolidar seu império no mundo digital. Após concluir algumas compras pequenas, o Facebook, antigo Meta, anunciou a compra de outra gigante do mercado, o Instagram, pelo valor de 1 bilhão de dólares em 2012. 

Dois anos depois, a empresa realizou a maior compra de sua história, foi desembolsado cerca de 20 bilhões de dólares para adquirir o WhatsApp, que era concorrente do Messenger. 

A compra dessas outras empresas possibilitou o Facebook a se tornar o grupo mais influente no mundo digital, e esse domínio parece que não tem data prevista de término, já que o Metaverso vem crescendo na nova geração das redes sociais. 

Atualmente, pelo menos nove a cada dez pessoas têm acesso a um aparelho com internet, em outras palavras, bilhões de pessoas estão conectadas nas redes sociais e, pelo menos 90% dessas, são propriedades de Mark Zuckerberg.

5 frases de Mark Zuckerberg

Agora que você já conhece toda a história de um dos maiores empresários do mundo digital, veja algumas frases inspiradoras que podem mudar a sua mentalidade. 

  • “Em um mundo em que mudanças estão ocorrendo rapidamente, a única estratégia que terá garantia de fracasso é a de não correr riscos.”

  • “Mova-se rapidamente e cause impacto. Se você não está causando impacto, significa que você não está se movendo rápido o suficiente.”

  • “As pessoas podem ser realmente inteligentes ou ter habilidades diretamente aplicáveis, mas se elas não acreditarem nisso, elas não irão dar duro.” 

  • “A questão não é ‘O que queremos saber sobre as pessoas?’, é, ‘O que as pessoas querem nos contar sobre elas mesmas?”

  • “É uma coisa perversa pessoalmente falando, mas prefiro estar em um círculo onde as pessoas estão nos subestimando. Isso nos dá impulso para evoluir e fazer coisas grandes que surpreendam estas pessoas.”

Conclusão

Mark Zuckerberg possui uma trajetória brilhante para alcançar o sucesso, desde muito jovem já demonstrava interesse em programação e inovação. Sua vontade de crescimento e conquista global são grandes impulsos para Mark, que parece ter uma grande inovação em suas mãos. 

Se você gostou deste conteúdo e gostaria de saber mais sobre o incrível mundo dos investimentos, corre aqui que temos várias matérias sobre o assunto. E sobre outros também! 

Categorias