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Aprenda tudo sobre chatbot

5 chatbot que irão ajudar a escalar as vendas da empresa exponencialmente

Você já ouviu falar de chatbot? Talvez, de nome, pode ser que não venha nada à cabeça, mas tenho certeza que ao entrar em um site, você já se depararou com uma mensagem no canto inferior. 

Pode parecer apenas uma tentativa boba de chamar a atenção do visitante, mas a realidade é que esta ferramenta consegue converter mais vendas do que muitas outras estratégias. 

O Marketing digital tem evoluído bastante com o passar dos anos, diversas técnicas foram criadas graças a ambição das empresas em conquistar a maior quantidade de clientes possíveis. 

O chatbot já é realidade no arsenal de estratégias do marketing digital para muitas companhias. Em 2020, uma pesquisa revelou que cerca de 80% das empresas participantes da coleta de dados, planejavam usufruir de um chatbot para sua instituição.

Nos últimos anos, o interesse pelo chatbot vem aumentando, o uso dessa ferramenta se tornou tão comum de ser visto que, um site que não conta com este recurso, é rotulado como um site “desatualizado” e que não procurou se inovar com a evolução do mundo digital.

Hoje, você verá as cinco melhores ferramentas de chatbot, então pegue uma cadeira, abra o caderno, aponte seu lápis e esteja preparado para elevar o patamar de sua empresa. 

O que é marketing digital?

O marketing digital é uma maneira de divulgar produtos, serviços ou marcas através das mídias digitais. Atualmente, essa é uma das maneiras mais utilizadas por todas as empresas para se comunicar com seu público-alvo de forma direta e objetiva.

Existem diversos segmentos do marketing digital, e disso surgem derivadas estratégias. Mas todas focadas em alcançar o mesmo objetivo, que é a conquista do maior público possível para a empresa e mantê-los, na mesma medida em que surgem novos meios para conquistar novos públicos.

Porém, essas estratégias que são criadas se tornam obsoletas rapidamente, isso faz com que as equipes de marketing sejam obrigadas a estarem sempre preparadas para mudanças, da mesma maneira que a empresa necessita se manter atualizada e inovadora. 

Graças a evolução da internet, as mídias sociais se tornaram o melhor ambiente para que uma empresa trabalhe para divulgar o seu produto, ignorar que a internet se tornou crucial para a população é um pensamento retrógrado e equivocado. Por conta disso, as empresas foram obrigadas a se adaptarem a esse novo comum e investir pesado no marketing digital. 

Muitas companhias já se acostumaram a utilizar o marketing digital no seu dia a dia. Com a criação de blogs, sites, motores de busca, mídias sociais, emails e outros, essas organizações necessitam de grandes equipes para fazer a gestão desses ambientes virtuais. Caso a empresa não possua um grupo com diversos profissionais, o trabalho do marketing digital pode não ser tão eficaz. 

  Além disso, existem vários fatores que podem influenciar na maneira em que uma empresa deve se comunicar com o seu público. Fatores psicológicos, geográficos e jurídicos podem influenciar uma pessoa no momento em que o marketing chega a elas.

Entretanto, não são todas as estratégias que necessitam de adaptação, até porque o nosso país é enorme, e é apelidado por muitos estrangeiros como “brazils”. Ou seja, vários países com o nome de Brasil, isso tudo graças a nossa diversificação cultural e globalização. 

A criação de conteúdos multiplataformas sempre é a primeira opção quando a intenção é atingir um público de larga escala, isso porque a comunicação é feita da mesma forma para todos e de uma vez só. E agora, uma das novas estratégias é o chatbot.

 Venha conhecer mais sobre ele a seguir. 

O que é chatbot?

O chatbot não é nada mais e nada menos que um software que possui a capacidade de manter um diálogo com um usuário humano em uma linguagem comum. Esse contato pode ser feito através de aplicativos de mensagem, sites, blogs, e muitas outras plataformas digitais.

Hoje em dia, os desenvolvedores já possuem as habilidades necessárias para aplicar o chatbot em diversas plataformas, como o WhatsApp, Messenger, Telegram e etc.

Existem diversos motivos para o chatbot se tornar uma febre dentro do mundo do marketing digital, mas uma das principais vantagens que são apontadas pelas empresas é a capacidade de oferecer suporte imediato e de qualidade para seus clientes e, com isso, reduzir a necessidade de uma equipe grande para os atendimentos.

Essa automação permite que os funcionários foquem em outras tarefas ao invés de ficarem respondendo a mensagens o tempo todo que, muitas vezes, costumam ser relacionadas às mesmas dúvidas.

As principais utilidades do chatbot

Quem pensa que os chatbots servem apenas para bater papo com os clientes está completamente enganado, esse software possibilita sua empresa a criar diversas estratégias baseadas neles.

Veja algumas abaixo:

Chatbot para marketing

O chatbot para marketing tem como principal objetivo aumentar o engajamento de seu público com a marca. A ideia é fazer com que os clientes interajam com a empresa, criando uma espécie de laço.

Também é possível utilizar os chatbots para converter usuários de algum site ou blog em leads e, a partir disso, estabelecer uma conexão entre a empresa e o cliente pelo famoso e-mail marketing. Um detalhe importante que vale a pena ser ressaltado é que as mensagens de chatbot enviadas pelo WhatsApp possuem uma taxa de abertura de 98%, incrível, não é?

Dentro do segmento marketing, um chatbot pode se tornar um ferramenta essencial para as seguintes ocasiões: 

  • Localizar e qualificar leads;

  • Fazer a gestão de contatos;

  • Gerenciar as etapas do funil de vendas;

  • Realizar um atendimento rápido e de qualidade;

  • Coletar dados do mercado em que a empresa está atuando. 

Chatbot para vendas

Quando o chatbot é colocado para trabalhar na área de vendas, o software possui a capacidade de atuar em diversas etapas do processo do funil de vendas. A sua funcionalidade se adapta desde o começo de uma venda até após a compra de um cliente. 

Uma das empresas que mais se aproveitaram do chatbot nesse quesito é a companhia Recovery, que é uma empresa especializada em gestão e administração de créditos em atraso, o chatbot é utilizado para alcançar os clientes e realizar negociações de forma mais eficaz. 

Como ninguém gosta de receber ligações de cobrança, a empresa decidiu que o software poderia ser vantajoso, já que o programa possui as seguintes características: 

  • Comunicar o cliente as suas possibilidades de negócio;

  • Fazer com que a empresa parasse de depender dos telefonemas de possíveis clientes;

  • Tornar o processo mais confortável para o cliente.

Chatbot para atendimento

Agora, no momento em que uma empresa deseja melhorar a otimização de atendimento, não existe escolha melhor que o uso do chatbot. Isso porque um bot consegue fazer o atendimento de várias pessoas simultaneamente, ao contrário de um atendente comum, que precisa de tempo e foco para conversar com um cliente de cada vez. 

Além disso, o chatbot pode melhorar ainda mais a experiência do cliente, de tal maneira que a ferramenta consiga responder dúvidas, necessidades e fazer um atendimento de 24 horas todos os dias da semana. Esse investimento com certeza é extremamente recomendado para este segmento, já que o custo é baixo e os benefícios são claros tanto para os clientes quanto para a empresa.

Entretanto, ao contrário do que muitos gestores pensam, o atendimento através do chatbot não irá substituir o atendimento humano. A ideia é que a equipe de atendimento consiga fazer um trabalho moderno e eficiente junto com a ferramenta, fazendo com que todo o processo seja leve e eficaz.

Motivos para contar com o chatbot em sua empresa

Veja a seguir alguns motivos para contar com o chatbot em sua empresa:

  • Otimização de processos;

  • Clientes satisfeitos;

  • Escalabilidade de atendimento;

  • Redução de custo;

  • Canal de vendas alternativo.

Os 5 melhores chatbots para sua empresa

Chegou o momento tão esperado, agora que você já sabe tudo sobre o  chatbot, o que ele faz e quais são as suas vantagens, é hora de você, empreendedor, descobrir quais são as melhores opções de chatbot do mercado!

  1. Zenvia

  • Preço: A partir de 19.90 reais por mês;

  • Vantagens: Baixo preço e planos parecidos; 

  • Desvantagens: Baixo limite de contatos.

 A plataforma Zenvia é especialista em comunicação com soluções em SMS, voz, WhatsApp, e-mail ou aplicativos de mensagens. Esta é a marca parceira oficial do Brasil provedora de soluções no WhatsApp Business API.

Com esta plataforma, a empresa possui a possibilidade de criar bots para diversas áreas de atuação, como agendamento, atendimento, FAQ, campanhas de marketing, geração e qualificação de leads, recuperação de carrinhos abandonados e muitas outras atividades.

2. Chatfuel

  • Preço: A partir de 11,99 dólares por mês;

  • Vantagens: A ferramenta disponibiliza teste grátis no começo;

  • Desvantagens: A partir de 3000 leads o preço chega a quase 100 dólares.

A ferramenta Chatfuel garante que qualquer pessoa possa criar o seu próprio chatbot em apenas 7 minutos. Entretanto, este não é o seu principal diferencial, mas na verdade é que a ferramenta é completamente gratuita, pagando apenas pelos leads. Existem casos em que é necessário pagar, mas apenas para demandas bem específicas. 

Além disso, o software oferece serviços exclusivos para as grandes empresas que planejam transformar seus chatbots de maneira ainda mais personalizada. 

Anteriormente, a ferramenta do Chatfuel funcionava apenas no Telegram, mas hoje em dia, é possível adicionar estes bots para o Facebook. Entre os maiores clientes da empresa estão grandes nomes de times da NFL e da NBA, além do famoso canal televisivo MTV.

3. MobileMonkey

  • Preço: Gratuito;

  • Vantagens: É um dos mais famosos chatbots gratuitos;

  • Desvantagens: Ampliação do aplicativo custa cerca de 119 dólares ao mês.

Outra empresa que possui uma ferramenta extremamente interessante é a MobileMonkey. Através deste software, é possível criar um bot para o Facebook ou para o Skype, sem precisar possuir o mínimo conhecimento de programação. 

Suas funcionalidades são as mesmas das anteriores, por conta disso, a empresa oferece ainda mais vantagens. O machine learning, por exemplo, é uma das novidades que a ferramenta traz consigo.

 Para quem não sabe, o machine learning é uma configuração que promete igualar a voz do bot com a de uma pessoa comum, a intenção é que o cliente tenha a sensação de estar conversando com um ser humano, não com um robô. 

4. Jivochat

  • Preço: Gratuito;

  • Vantagens: Recurso de CRM;

  • Desvantagens: Preço gratuito apenas para sites.

A Jivochat é mais uma ferramenta bastante utilizada pelas empresas que trabalham com e-commerce. O programa disponibiliza diversas configurações que agregam bastante a forma de uso do site.

Um dos principais diferenciais deste chatbot é por conta da possibilidade da utilização do CRM (Customer Relationship Marketing, ou em português, gestão de relacionamento com o cliente). Por conta disso, é possível acessar todas as informações do cliente durante todo o processo de atendimento. 

Graças a este recurso, é possível criar um contato personalizado com um cliente e, dessa forma, faz com que o comprador não se sinta apenas mais um número qualquer em uma lista de clientes e, sim, como uma figura importante que está ajudando no processo da empresa. 

5. Leadster

  • Preço: Gratuito;

  • Vantagens: Possui planos pagos com grupo de WhatsApp com a própria empresa;

  • Desvantagens: Preço personalizado.

O último chatbot da nossa lista é perfeito para aqueles que procuram um software de automação para atendimento e geração de leads. O Leadster é uma das ferramentas mais usadas pela maioria das empresas que trabalham com a automação de atendimento e marketing. 

Já que todas as outras funções dos outros softwares também estão no Leadster, seu diferencial está na geração de relatórios, onde além de gerar dados sobre os leads que geram vendas, também servem para compreender o porquê de a venda não ser bem sucedida em alguns casos. 

Além de que, a ferramenta pode ser integrada com as principais plataformas de anúncios online, o Google Analytics e Facebook Ads são alguns exemplos. Com isso, a chance de receber mais leads através de anúncios aumenta cada vez mais, podendo tornar a empresa uma potência do mercado. 

Conclusão sobre o chatbot

E aí, conseguiu aprender tudo sobre o chatbot? Após a evolução do marketing digital, as ferramentas online se tornaram cada vez mais importantes, os geradores de anúncio, as mídias sociais, a automação de etapas de venda, tudo se tornou necessário para que uma empresa conquiste seu espaço nos tempos modernos. 

Se você gostou deste conteúdo e gostaria de saber mais sobre o incrível mundo do marketing digital, corre aqui que temos várias matérias sobre o assunto. E sobre outros também!



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