9. Lições dos grandes: Bill Gates

O investidor de hoje, após descobrir que Jeff Bezos participou de nosso quadro, decidiu não perder tempo e dar a cara na Investidores S/A. Coincidentemente, sua fortuna é a segunda maior do mundo, ficando atrás justamente de nosso empresário anterior. Hoje iremos falar de Bill Gates e seu sucesso no mundo dos investimentos e empreendedorismo.

Bill é um empresário e empreendedor americano, ele é mundialmente conhecido por ser o fundador da empresa Microsoft, que é uma das maiores empresas de software do mundo. Além de, claro, ser um dos nomes que são constantemente ligados à revolução dos computadores para a sociedade. 

Desde o início dos anos 90, Bill Gates tem seu nome nas posições mais altas de pessoas mais ricas do mundo, vale ressaltar que ele já ocupou a primeira posição diversas vezes. 

O sucesso desse empresário americano não veio de forma fácil, e, é certo dizer que todos os seus frutos de hoje em dia são graças ao respeito e admiração de Bill pelas pessoas que estiveram com ele durante toda a sua jornada. Sem mais delongas, conheça agora a história de Bill Gates.

A origem de Bill gates

Bill Gates nasceu na chuvosa cidade de Seattle, nos Estados Unidos, em 1955. Sua infância foi bem tranquila e repleta de confortos. Seu pai era advogado e sua mãe era professora, o que possibilitou que Bill e suas duas irmãs tivessem a oportunidade de estudar nas melhores escolas de sua cidade. 

Aos 13 anos, Gates estudava na escola de Lakeside Prep School, local que muito provavelmente traçou toda a trajetória pessoal e profissional do jovem empresário. Por lá, ele teve contato pela primeira vez com a programação, como se isso não fosse o suficiente para cravar seu destino, Bill também conheceu outro jovem rapaz em um curso de programação de sua escola, rapaz esse que viria futuramente a se tornar o maior aliado de sua carreira, Paul Allen

Juntos, Bill e Paul desenvolveram um sistema de interpretação na linguagem de programação BASIC para o Altair 8800, que era um dos computadores mais utilizados da época.

Em 1973, após finalizar sua trajetória escolar, Bill Gates conseguiu entrar em uma das melhores faculdades do mundo, Harvard, através do teste de aptidão. E assim como a sua empresa, o resultado foi grandioso, de 1600 pontos possíveis Bill acertou 1590, um marco notável e incrível.

O primeiro curso de sua escolha foi direito, procurando seguir os passos de seu pai no mundo legislativo. Entretanto, Gates percebeu que não era esse o seu futuro e trocou seu curso para o de matemática e ciência da computação.

Durante sua estadia em Harvard, Bill Gates conheceu outro nome importante para a sua vida, Steve Ballmer, que viria a ser figura importante no futuro da Microsoft no século seguinte. 

Em Harvard, Bill estava se desenvolvendo bem no curso de computação, entretanto, o empresário decidiu sair da universidade em 1975, dois anos após sua aprovação, para focar toda a sua atenção em um ambicioso projeto, que viria a ser uma das maiores inovações tecnológicas da história. 

O surgimento da Microsoft

A empresa de tecnologia Microsoft foi criada em 1975 com os esforços conjuntos de Bill Gates e de seu velho amigo da escola, Paul Allen. Novamente juntos, a dupla começou os primeiros trabalhos da empresa desenvolvendo o Altair BASIC, que era um mini computador desenvolvido juntamente com a empresa MITS.

Após um ano de sua criação, a Microsoft se tornou independente da MITS e voltou seu foco para o desenvolvimento de softwares para sistemas de computador, uma jogada que pareceu ousada na época mas que rendeu muitos frutos com o passar dos anos.

Em 1980, a IBM, empresa que criava computadores para empresas na época, entrou em contato com a dupla de ouro da Microsoft para o desenvolvimento do IBM PC, um computador 100% focado para o uso pessoal.

Com a ajuda de diversos outros profissionais, foi possível realizar o projeto com maestria. Rapidamente o computador se tornou um sucesso por todo o mundo, isso fez com que o nome da Microsoft se popularizasse.

 Depois da prosperidade dessa parceria, a empresa passou a fabricar seus próprios computadores. E como resultado desse investimento, foi criado o MS-DOS, que atingiu o recorde de vendas e fez a Microsoft se tornar o que é hoje, uma gigante da tecnologia.

Mas em 1983, o maior parceiro de Bill, Paul Allen, foi obrigado a deixar a Microsoft, por conta de ser diagnosticado com linfoma de Hodgkin. Isso ocasionou várias discussões entre os dois fundadores sobre a participação de Paul na empresa, a amizade dos dois só voltaria a se restabelecer no final dos anos 80.

Dois anos depois, o mundo conheceu a primeira versão do Microsoft Windows, o mais famoso sistema operacional já feito. Com o passar do tempo, o sistema foi se popularizando até se tornar o mais utilizado em todo o planeta, a sua vantagem e usuários é amplamente maior do que suas concorrentes. 

Por conta do crescimento e segmentação de operações da Microsoft, Bill Gates se viu obrigado a se afastar da programação para exercer o cargo de CEO da empresa.

No início do século 21, Bill Gates anunciou que iria deixar o cargo de CEO da Microsoft para focar em outros projetos de sua vida. Seu substituto, lembra da outra figura importante mencionada anteriormente? Ele mesmo, Steve Ballmer! Ele assumiu o controle da empresa, entretanto, Bill permaneceu como conselheiro da empresa, cargo que possui até hoje. 

5 frases de Bill Gates para se inspirar

Veja a seguir, as melhores frases do empresário para se inspirar, seja na vida profissional ou na vida pessoal:

  • “É mais fácil ser o primeiro, do que continuar a ser o primeiro.”
  • “Se você não pode fazer algo bem, pelo menos faça que tenha uma boa aparência.”
  • “Nunca se compare com ninguém neste mundo. Caso o faça, entenda que você estará insultando a si mesmo.”
  • “Hoje, o ‘eu não sei’, se tornou o ‘eu ainda não sei’.”
  • “É genial festejar o sucesso, mas é mais importante aprender com as lições do fracasso.”

Conclusão

E aí, conhecia toda essa história de Bill Gates? É possível perceber como foi importante Bill saber valorizar as pessoas ao seu redor durante toda a sua trajetória, seu sucesso não nasceu sozinho da noite para o dia, mas sim com a ajuda de diversas pessoas e muito esforço.

Se você gostou deste conteúdo e gostaria de saber mais sobre o incrível mundo dos investimentos, corre aqui que temos várias matérias sobre o assunto. E sobre outros também!