logo
Empreender

Empreender do zero: saiba como começar em 9 passos

Começar a empreender do zero requer muita coragem e persistência para conquistar sua independência financeira. Apesar do mercado apresentar diversas oportunidades, é necessário seguir alguns passos para não arriscar que você perca tempo e dinheiro.

A chance de sucesso ao empreender do zero é maior quando a pessoa segue o caminho certeiro desde o início. A ideia é importante, porém planejamento e conhecimento de gestão também são de suma importância para superar os desafios que ele terá pela frente.

O passo a passo para empreender do zero

  1. A ideia 

Você não precisa ter uma ideia genial para empreender do zero, não é necessário reinventar o mercado para iniciar e ter sucesso. Sua ideia tem que atender as necessidades de produtos ou serviços que atualmente não atendem a demanda. 

Há a possibilidade de você criar uma nova solução para esse fato que está vendendo, adaptar o que já existe ou vender de uma forma diferente em relação aos seus possíveis concorrentes. É importante que seja um produto que as pessoas querem ou precisam.

Preste atenção ao seu redor, veja se há algo que você ou as pessoas em sua volta precisam, mas não há ninguém suprindo sua necessidade. 

  1. Um caminho familiar 

Para empreender do zero, você precisa conhecer o mercado no qual está entrando. Busque áreas que você já tenha familiaridade. Isso pode estar ligado a sua atual profissão ou até algum hobby. Dessa forma você terá um conhecimento básico sobre o mercado-alvo e um bom ponto de partida.

Uma possibilidade é “deixar de ser empregado para se tornar empregador”. Ou seja, você empreender do zero na sua atual profissão, mas agora sendo o dono do próprio negócio.

Outra forma de empreender do zero é reviver uma paixão antiga e encará-la como um desafio para transformá-lo num negócio lucrativo. Você pode tornar seu hobby ou projeto paralelo na sua principal fonte de renda.

  1. Demanda 

Não adianta ter uma ideia incrível, se não tem ninguém que queira comprá-la. Esse é um dos grandes erros de quem começa a empreender do zero. Antes de colocar sua ideia para jogo, é preciso fazer uma pesquisa de mercado para entender se as pessoas comprariam aquilo que você está vendendo.

Pergunte a pessoas próximas se elas comprariam seu produto, faça buscas em redes sociais ou utilize dados de pesquisas já realizadas antes de empreender do zero.

  1. O que é preciso para começar? 

Muitas dúvidas sobre o que é necessário para começar irão surgir. Mas a partir do momento que você souber com o que você irá empreender do zero, essas perguntas serão respondidas com mais facilidade.

As suas dúvidas serão respondidas variando do tipo de empreendimento você está começando. Por exemplo, se você vai abrir uma loja online, inicialmente pode começar na sua casa com apenas um computador e acesso a internet. Muitos sites disponibilizam todo o sistema para iniciar, como é o caso do Mercado Livre.

Já caso você for abrir uma loja física é necessário alugar ou comprar um local estratégico, ter estoque e talvez contratar um funcionário. Além disso, há a questão de como será a forma de cobrança e qual o melhor CNPJ para prestar esse serviço ou vender o produto.

  1. Plano de negócio

 Para empreender do zero é necessário fazer um plano de negócio. Isso é fundamental para iniciar o projeto, saber o que está fazendo e planejar os próximos passos.

O plano de negócio requer uma visão estratégica, financeira e de negócio. Basicamente, você terá que fazer um roteiro do que sua empresa irá necessitar para dar início aos negócios.

Pontos importantes neste roteiro: 

  • Nome da empresa 
  • Área de atuação 
  • Estudo de mercado  
  • Descrição do produto e seus diferenciais 
  • Público-alvo 
  • Modelo de negócio 
  • Plano financeiro 
  • Plano de marketing 
  1. Formalize o negócio

Um erro que tem se tornado comum entre pessoas que decidem empreender do zero é manter seus negócios informais para evitar gastos com burocracias. Porém a melhor coisa é formalizar o empreendimento, pois isso evita possíveis problemas fiscais no futuro e te dá acesso a vantagens para quem tem CNPJ.

Não é preciso gastar muito com isso e não envolve muitas papeladas e hoje há muitas categorias de tributação que sua empresa pode se encaixar. Então, para te orientar durante a formalização do seu negócio, procure um contador. Ele é o profissional responsável por ajudar na documentação necessária para empreender do zero.

  1. Curso de gestão 

É sempre indicado que você faça um curso de gestão antes de empreender do zero. Isso é independente da sua área de negócio, pois aumenta sua chance de ter sucesso no seu negócio.

De acordo com o IBGE, 6 em cada 10 empresas fecham antes de completar cinco anos de atividade. Isso está ligado ao fato de muitas pessoas optarem por empreender do zero em uma área na qual é especialista, mas acabam quebrando por não entender sobre o gerenciamento de negócios.

Para ser dono de uma das quatro empresas que duram mais de cinco anos, é preciso buscar qualificação na área de gestão. E assim entender o básico sobre contabilidade, finanças, operações, vendas e marketing.

  1. Fluxo de caixa 

Quando você for desenvolver o plano de negócios, já é preciso desenvolver um planejamento financeiro. É importante já ter em mente que no fluxo de caixa será feito o registro da prestação de contas. A partir do momento que seu empreendimento sair do zero, ele deve virar um hábito.

O fluxo de caixa vai registrar todas as entradas e saídas e vai te dar uma visão maior sobre sua situação financeira atual e futura.

É importante não misturar suas contas pessoais com a do seu negócio. Isso evita possíveis confusões na prestação de contas aos órgãos fiscalizadores e problemas judiciais.

  1. Internet a seu favor

Mesmo que a empresa não seja digital, a internet é um lugar valioso para começar a empreender do zero. Através dela, você poderá promover seu negócio, atrair clientes, ganhar visibilidade e vender mais. Ter o perfil da sua empresa dentro das principais redes sociais, como Facebook e Instagram, é de suma importância. 

Uma boa ferramenta é usar o Google Meu Negócio para ser encontrado no maior site de buscas do mundo e, caso sua empresa for física, aparecer no Google Maps. Caso haja verba, seria legal investir em links patrocinados e anúncios em mídias sociais para aumentar ainda mais seu alcance.

Porém também é possível alcançar pessoas sem investir, basta ser criativo para produzir um conteúdo interessante.

Resumo do que você precisa saber para co

  • Saber sobre o futuro do seu negócio. 
  • O passo a passo para realizar um bom plano de negócio. 
  • Como analisar suas ideias para abrir um negócio e fazer as melhores escolhas. 
  • Como fazer fluxo de caixa. 
  • O que é capital de giro. 
  • Como escolher o crédito mais adequado para seu negócio. 
  • Quais são as soluções para pagamentos e recebimentos. 
  • Como renegociar dívidas. 
  • Como identificar o momento de expandir o negócio. 
  • Como funciona o consórcio. 
  • Quais modalidades ajudam a proteger seu empreendimento? 
  • O que significa cada um dos termos técnicos envolvidos na contratação de um seguro.

Quando empreender do zero? 

Para concluir vamos falar sobre qual é o melhor momento para empreender do zero. Você já sabe como, mas quando dar o primeiro passo em busca da independência financeira com seu próprio negócio? 

A resposta é: depende. 

Isso vai depender da sua situação e dos seus objetivos. Caso você esteja trabalhando no momento em que decidiu empreender do zero, a melhor coisa é montar uma boa reserva financeira para ter segurança no momento que for deixar seu emprego atual.

Dessa forma, você pode planejar melhor o investimento no seu novo negócio, tendo mais chances de sucesso. Porém, se você está desempregado e precisa abrir seu negócio para gerar renda o mais rápido o possível, o que não falta são possibilidades de negócios que precisam de pouco capital inicial.

É importante levar em conta o momento econômico pelo qual o país está passando e se vale o risco antes de empreender do zero. No primeiro quadrimestre de 2021, durante o segundo ano de pandemia, foram abertas mais de 1,3 milhões de novas empresas.

Por necessidade ou por oportunidade, empreender do zero é uma ótimo caminho na busca pela independência financeira.

Se você gostou de ler sobre empreender do zero e quer descobrir mais sobre esse assunto e muito mais, acesse o blog do Investidores S/A.

Categorias