Quando se trata da história do Nubank, Cristina Junqueira é a mais nova CEO da sede do banco digital no Brasil após o seu colega e co-fundador David Vélez apresentar a carta de renúncia do cargo.
Você acredita que por trás de um grande homem, há uma grande mulher?
Além de assumir a liderança no Brasil, ela estaria à frente da instituição global das redes Nubank.
O seu esforço e dedicação para com seu trabalho mostrou que os seus feitos são devido ao fato de nunca desistir independente das diversidades ou o fato de ser uma mulher em um ramo em que a igualdade ainda não é equilibrada.
Cristina Junqueira é uma inspiração para as mulheres empreendedoras e aqueles dispostos a ouvirem a sua história, ela teve uma visão do mercado financeiro juntamente com os cofundadores, Vélez e Edward Wible.
“Quando começamos não sabíamos muito como fazer, mas tínhamos certeza de algumas coisas, e uma delas era a empatia”. – Cristina Junqueira.
É uma história baseada em uma necessidade comum com um propósito maior para facilitar a vida das pessoas que estão cansadas de viver em filas, portas giratórias e perder uma parte preciosa do seu tempo para serem atendidas.
História do Nubank
Fundado em 6 de maio de 2013, a origem do banco digital roxinho, mais conhecido como Nubank, foi pensada quando o colombiano David Vélez precisou abrir uma conta corrente aqui, no Brasil, e o que tinha para dar errado ao ser atendido no banco, o problema veio em dobro.
Ele sentiu na pele a organização ou falta dela quando a questão se trata de resolver as pendências no banco e lidar com a recepção do atendimento. A porta giratória travou na entrada da agência e depois disso foi só ladeira abaixo.
Para falar com o gerente, o atendimento foi demorado só para abrir uma conta e toda a parte burocrática dos documentos por não ser um nativo atrasou ainda mais a sua vida.
“Você é especial. Aquele limite extra que vem com juros abusivos, não”. – Nubank.
Se você pensa que deu tudo certo quando a conta dele foi aberta depois de seis meses, pensou errado!
Vélez considerou o valor das taxas de serviço um absurdo pelo preço astronômico em querer resolver assuntos simples; corriqueiros.
Foi por conta dessa experiência que o Nubank foi criando forma de utilizar a tecnologia a seu favor por meio dos smartphones que são aparelhos indispensáveis na vida da população, principalmente do grupo que está mais interessado em otimizar o seu tempo do que perdê-lo em bancos tradicionais – jovens adultos, por exemplo.
“Vejo as empresas e os empreendedores daqui para frente tendo um papel social mais ativo e mais impactante. É uma tendência e uma oportunidade que surge com essa crise”. – David Vélez.
Tanto que ele e os seus co-fundadores quanto os seus colaboradores passaram a se tornar os primeiros clientes do banco digital Nubank, além de serem as primeiras testemunhas do que cartão roxinho seria capaz de fazer.
Tudo isso foi consolidado pela cultura organizacional do banco digital Nubank em focar no cliente, deve graças a comunicação interna da empresa de estar alinhada para cumprir com o propósito maior de mudar a vida financeira das pessoas e a forma como elas consomem.
Cristina Junqueira: Inspiração no mundo do empreendedorismo
Nada disso seria possível sem os cofundadores, um deles é a Cristina Junqueira que já fazia parte do mercado financeiro ao trabalhar no Itaú Unibanco.
Entretanto, ao ver que estava trabalhando em vender cartões de crédito que não faria a menor diferença ou traria um impacto positivo na vida dos clientes, ela decidiu tomar outro rumo na sua vida.
Graduada e com mestrado em engenharia pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), Cristina ainda possui um MBA pela Northwestern University (Kellogg School of Management).
Chefiava diferentes cargos tanto na área de comunicação como marketing e relações governamentais quanto em cargos jurídicos. Tais experiências a fizeram sentir mais próxima dos outros setores da instituição.
Qual o jeito mais fácil de se inteirar de outros assuntos do que está por dentro deles para acompanhar a jornada do processo?
Junqueira descobriu que para otimizar cada vez mais a jornada do cliente e a parte operacional é estar por perto para antecipar os erros antes deles mesmo acontecerem ou não ficarem batendo na mesma tecla.
“Você não pode deixar de mostrar um pouco de si mesmo quando o seu negócio é uma parte tão importante da sua vida”. – Cristina Junqueira.
Ainda mais por se tratar de um banco digital, onde o relacionamento é mais frio porque quase 90% é resolvido no aplicativo e 10% é para quando ele falha ou dá erro de atualização.
São os 10% que é preciso ter certo atendimento diferenciado para sanar as dúvidas dos clientes e tranquilizá-los para terem a satisfação e continuarem fazendo parte do Nubank, onde o relacionamento humano é um atributo positivo para parte fria e robótica que o aplicativo está atribuindo.
Em uma entrevista de 2020 no UOL, a nova CEO do Nubank relata que foi um desafio conciliar a maternidade com negócio de tal magnitude ao fazer um malabarismo para corresponder às expectativas:
“Na época, não tive escolha. Não posso dizer que me arrependo, nem que foi uma bobagem. Foi algo necessário. O empreendedorismo envolve sacrifícios: são escolhas difíceis, não existe milagre. Mas tenho consciência de que a minha situação passou longe do ideal. Nenhuma mulher deveria passar por isso.”
Mostra que é possível para uma mulher entrar no empreendedorismo e ainda ser mãe, onde cada desafio e conquista compensará por fazer a diferença no mundo e ser uma heroína para a sua família.
IPO Nubank revolucionou o mercado financeiro
Desde tudo que foi mencionado aqui, Nubank está ligado à inovação!
Em um aplicativo de fácil uso e sem nenhuma dor de cabeça para usar no dia a dia, exceto quando dá alguma falha no sistema ou atualizações, mas é uma dor de cabeça a sentir comparado pelas possibilidades que tem a proporcionar.
Agora chegou o momento do IPO Nubank voltado a investimentos e Bolsa de Valores para tornar cada vez mais a plataforma digital em um segmento completo quando se trata do mercado financeiro.
“Os clientes comprar a nossa cultura. Eles não compram nossos produtos”. – David Vélez.
Esse não foi o propósito inicial, mas após estudos e análises, o Nubank sentiu que estava na hora de implementar investimentos, além de dar conteúdo sobre o assunto para que os seus clientes saibam no que está investindo e como fazer isso da maneira mais segura.
O IPO (Initial Public Offering – ou em português, oferta pública inicial), o Nubank está dando possibilidades para novos investidores entrarem no mercado e serem impactados de forma positiva com a compra e venda de ações.
“Eu posso te ensinar o que for, mas eu não posso te ensinar como se importar com algo”. – Cristina Junqueira.
O plano sempre foi ajudar as pessoas e, hoje, o Nubank está entre os 10 primeiros quando se trata do banco digital. Com as ferramentas certas, o roxinho é capaz de fazer isso, basta as pessoas estudarem o mercado e começarem a tomar controle financeiro.
Nubank entra para a Bolsa de Valores
O NuSócios é a decisão do Nubank de oferecer pedacinhos do banco digital para os clientes sem custo algum. Isso mesmo, sem custo, com a estratégia de apresentar a eles alternativas para retomar o controle da sua vida financeira, em que nada está complementarmente perdido.
“Em startups, se o trabalho não doer, é porque a empresa não está indo rápido o suficiente”. – Cristina Junqueira.
É como fazer uma chamada para oferecer algo de graça e, por isso, boa parte dos brasileiros vivem com pé atrás por desconfiarem que algo será pedido em troca, compreensível não?
No entanto, com esse pontapé inicial baseado na escolha do cliente, ele decidirá se tornar um NuSócio é viável para a sua vida financeira, além de entrar e entender mais sobre o processo da Bolsa de Valores.
Por isso, ao ser cliente Nubank, o banco digital disponibiliza conteúdos sobre o mundo dos investimentos para você ter informações precisas sobre como dar uma guinada na área financeira da sua vida e tal conhecimento será útil para se educar melhor e ter certo tipo de discernimento assim como fazemos aqui no blog.
Como fazer parte do NuSócios?
O convite será oferecido pelo aplicativo e já disponível há mais de um mês, no entanto, por mais que não tenha nenhuma taxa, se tornar um NuSócio tem as suas condições, como:
- Ter a conta ativa e utilizada regularmente, assim como é visto o cartão crédito quando desejar aumentar o seu limite;
- Não ter a conta bloqueada para transações;
- Não ter o nome negativado, saiba mais aqui como limpar o seu nome;
- Ter feito ou realizado alguma operação da Nubank no último mês.
“Não temos uma área de inovação. A empresa inteira está sempre inovando”. – Gabriel Silva, CFO do Nubank.
No entanto, por não ter custo algum e ser mais acessível, pode ser que quando você tiver interesse para adquirir o seu pedacinho, o lote já tenha sido esgotado.
Afinal de contas, como diria aquele ditado: “A felicidade de pobre dura pouco”.
Portanto, se está pensando entrar na Bolsa de Valores, se tornar um sócio e investir futuramente, o maior conselho que posso te dar é estudar e atrair conhecimento para si, pois essa não é uma área que você deva tatear às cegas.
Saiba Mais!
Nem sempre um negócio surge por meio de um sonho ou uma visão de querer o mundo sem mais nem menos por teimar que essa realidade não é a certa em ser vivida.
As maiores empresas assim como os empreendedores atrás delas veem uma oportunidade para suprir uma dor comum de otimizar a vida das pessoas por meio de seu conhecimento, recursos e, principalmente, investir naquele estalo de ideia momentânea que tem o poder de ampliar os horizontes de um ramo.
“É preciso fazer a sua parte, mas também se esforçar para contribuir um pouco mais que o necessário”. – Cristina Junqueira.
Dedicar o seu tempo para sair do antigo e falho para apostar no novo e inovador. Um tiro no escuro? Talvez, mas se não fosse dessa forma, o mundo que conhecemos hoje graças a grandes empreendedores seria apenas um eco de ideias interessantes no vazio.
Você viu que além do Nubank trazer inovação constantemente, ainda traz ferramentas para facilitar a sua saúde financeira.
É o momento de entender e se aprofundar mais sobre o mercado financeiro, não vê-lo como algo incompreensível, um bicho de sete cabeças ou praticar a procrastinação.
O maior poder que você pode encontrar na sua vida é o conhecimento para retomar o controle da sua vida em todas áreas, mas aqui estamos falando a parte financeira.
Gostou do artigo inovador e revolucionário, leia mais em Investidores S/A.