Monetização significa literalmente converter algo em dinheiro. Na prática, isso significa transformar coisas em atividades, serviços ou ativos geradores de receita.
Monetizar refere-se ao processo de transformar um item não gerador de receita em dinheiro. Em muitos casos, a monetização busca novos métodos de geração de receita de novas fontes, como a incorporação de receitas de anúncios em videoclipes de mídia social para pagar os criadores de conteúdo.
Às vezes, a monetização se deve à privatização (chamada de mercantilização), por meio da qual um bem antes gratuito e público é transformado em um centro de lucro, como uma via pública sendo convertida em pedágio
Como você monetiza algo?
As estratégias de monetização nem sempre são fáceis de descobrir. Os sites de mídia social demoraram quase uma década para descobrir como transformar os dados do usuário em cifrões.
As receitas de publicidade online representam uma grande parte dos esforços de monetização hoje, mas a mercantilização dos dados do usuário pode assumir finalidades novas e diferentes que têm valor para alguém disposto a pagar por elas.
Principais reconhecimentos
Monetizar converte itens ou atividades que não geram receita em fluxos de caixa.
A monetização geralmente surge por meio da identificação de novas ou novas fontes de renda.
Os proprietários de sites monetizam seus sites disponibilizando espaços aos anunciantes, obtendo assim receitas de vários tipos de conteúdo publicados em seus sites.
As plataformas de mídia social ampliaram a monetização com a venda de dados de usuários individuais ao licitante com lance mais alto.
O Federal Reserve dos EUA monetiza a dívida do país comprando notas, letras e títulos – conhecidos coletivamente como títulos do Tesouro – emitidos pelo Tesouro dos EUA, que mantém as taxas de juros baixas.
Compreendendo a monetização
O termo monetizar pode assumir diferentes significados dependendo do contexto. Os governos monetizaram a dívida para manter baixas as taxas de juros sobre o dinheiro emprestado. Porém, se necessário, eles também podem fazer isso para evitar uma crise financeira enquanto as empresas monetizar produtos e serviços para gerar lucro.
A monetização parece andar de mãos dadas com o capitalismo contemporâneo. O processo de monetização é muito importante para o crescimento de uma empresa ou outra entidade, pois é a chave para seu planejamento estratégico.
Na verdade, encontrar novas maneiras de transformar operações de negócios neutras ou onerosas em centros de lucro é uma meta dos empresários de hoje e é procurada pelos investidores.
Monetização comercial online
A publicação na Web e as atividades de comércio eletrônico tornaram a monetização um conceito bem conhecido entre os americanos comuns. Os proprietários de sites monetizam seus sites disponibilizando espaços aos anunciantes, obtendo assim receitas de vários tipos de conteúdo publicados em seus sites.
Formas mais sofisticadas de monetização na web envolvem a criação de funis de vendas a partir de listas de assinantes e a produção de e-books a partir de conteúdo publicado anteriormente.
Quando as pessoas navegam em sites e clicam em links de anunciantes, os proprietários de sites, sejam indivíduos ou grandes empresas de mídia, ganham dinheiro. Os proprietários de sites podem ser pagos pelo número de vezes que os visitantes do site veem anúncios sem se envolver com eles, dependendo dos acordos com os anunciantes.
Se um site atrai visitantes suficientes, o dinheiro pago pelos anunciantes pode representar ganhos substanciais.
Se um determinado site tiver estatísticas de tráfego comprovadas, as empresas podem pagar mais para colocar anúncios na página inicial do site ou em certas páginas que atraem um grande número de visitantes.
A venda de aplicativos de software (aplicativos), assinaturas e conteúdo multimídia, como vídeos e podcasts, são outras formas de as empresas monetizarem o conteúdo.
Exemplo de monetização comercial online
O serviço de streaming de música online Spotify, por exemplo, foi capaz de monetizar seu serviço de streaming ao incorporar publicidade visual e de áudio em sua plataforma para usuários “gratuitos”.
Os usuários que desejam acabar com esses anúncios podem pagar uma taxa de assinatura regular. De qualquer forma, a empresa monetiza seu serviço entre sua base de clientes.
Monetização de mídia social
Uma extensão de estratégias baseadas na web para transformar visualizações de páginas e cliques em receitas, a mídia social levou a ideia de monetização um passo adiante.
Além de incorporar anúncios, plataformas de mídia social como Meta (antigo Facebook) e Instagram coletam informações e dados do usuário para criar publicidade direcionada e campanhas de marketing. Aqui, os próprios dados do usuário são monetizados e vendidos ao licitante com lance mais alto.
Para o gigante da rede social Facebook, a importância de monetizar os dados do usuário é fundamental. O Facebook coleta todos os tipos de dados de seus usuários, desde informações demográficas até comportamento de cliques e conexões de redes sociais.
Há uma razão pela qual o processo 10K da Meta junto à SEC usa a sigla ARPU, como receita média por usuário. De acordo com os resultados do quarto trimestre de 2019 da Meta, seu ARPU mundial foi de $8,52, enquanto o ARPU combinado para os EUA e Canadá foi de $41,41.
Multiplique esses números pela base de usuários estimada acima mencionada e agora você pode entender por que Meta tem uma capitalização de mercado de mais de $600 bilhões de dólares.
YouTube
Semelhante ao Facebook, YouTube, e todas as outras propriedades do Google, colete dados do usuário junto com uma variedade de dimensões.
A empresa obtém mais dados do usuário quanto mais tempo os usuários permanecem no Googleverse, que inclui o YouTube, mas também sites como gmail, Google Search, Google Maps e sistema operacional Android.
Todos esses dados ajudam a comercializar com mais eficiência em todas as suas plataformas. Ao assistir a vídeos do YouTube, o Google é capaz de direcionar a publicidade e vender seus dados por meio de suas plataformas Adsense e Adwords, onde as empresas licitam pela oportunidade de exibir seus anúncios para você.
TikTok
Além de colocar anúncios como o YouTube, os vídeos TikTok são monetizados por meio de aquisições estratégicas de marca e desafios de hashtag de marca.
Mais do que uma colocação de produto aberta, esses anúncios aparecem imediatamente e são direcionados a usuários específicos, e envolvem os usuários a participarem por meio de desafios, o que incentiva a criação de conteúdo ainda mais monetizado.
O Twitter divide sua receita em duas categorias: a venda de serviços de publicidade, que constitui a grande maioria das receitas da empresa, bem como o licenciamento de dados e outros serviços.
Além de anúncios direcionados que aparecem como tweets, o Twitter também vende assinaturas para acesso aos seus dados por meio de uma API para empresas e desenvolvedores que procuram “acessar, pesquisar e analisar dados históricos e em tempo real” na plataforma.
As “outras fontes” incluem taxas de serviço que o Twitter cobra dos usuários de sua bolsa de anúncios para celular.
Monetização da dívida governamental
O Federal Reserve (Fed) dos EUA monetiza a dívida do país comprando notas, letras e títulos emitidos pelo governo, conhecidos coletivamente como Treasuries, que, como o nome indica, são emitidos pelo Tesouro dos EUA.
O Fed compra esses instrumentos de dívida usando dinheiro de crédito recém-criado, que o governo usa para suas operações sem realmente ter que imprimir qualquer excesso de moeda física. Esse tipo de monetização efetivamente coloca a dívida do governo no balanço do Fed e coloca liquidez no sistema financeiro.
Exemplo de monetização da dívida pública
Por exemplo, digamos que o governo precise de US $5 milhões para um programa social. Ele arrecada $4 milhões por meio de impostos, mas ainda precisa de um milhão adicional. O governo pode pedir o dinheiro emprestado, imprimir o dinheiro, aumentar os impostos ou reduzir os gastos e orçamentos para o programa.
O governo decidiu pedir dinheiro emprestado ao público, emitindo US $1 milhão em títulos do Tesouro de baixo risco. Esse $1 milhão em títulos do Tesouro pode então ser comprado pelo banco central (ou seja, o Fed), que cria $1 milhão em novas reservas bancárias que os bancos podem usar para emprestar aos tomadores.
Como monetizar meus vídeos do YouTube?
Para começar a ganhar dinheiro no YouTube, você precisa alcançar um público grande o suficiente para fazer com que os anúncios exibidos em seus vídeos sejam somados. O YouTube também tende a ter critérios para incluir anúncios, como duração mínima (por exemplo, 8 minutos).
De acordo com o YouTube, você também precisará de um mínimo de 4.000 horas de exibição nos últimos 12 meses e mais de 1.000 assinantes para acessar o Programa de Parcerias do YouTube (YPP). Alguns YouTubers populares podem ganhar dinheiro extra com a colocação de produtos ou outras formas de patrocínio corporativo em seus vídeos.
O que é monetização do Instagram?
Você pode alavancar seus fãs engajados para promover marcas em troca de um pagamento de colocação de produtos em postagens do Instagram. Também é possível gerar vendas para seus próprios produtos e serviços com seus posts.
Por que os EUA monetiza a dívida do governo?
Um banco central monetiza a dívida governamental quando converte os títulos do Tesouro em crédito ou dinheiro. Isso é feito para administrar o suprimento de dinheiro e, em alguns casos, para criar liquidez extra a fim de estimular uma economia em declínio.
Por que você deve monetizar seu site?
A popularidade de blogueiros e criadores de conteúdo de sucesso pode parecer que ganhar dinheiro na Internet é simples. A maioria das pessoas pensa que basta construir um site ou blog, escolher como monetizá-lo e sentar-se para colher os lucros.
Para ganhar dinheiro com seu website, primeiro, construa seu público. Atraía-os com conteúdo de ótima qualidade que respondesse às suas dúvidas. Lembre-se de ser consistente ao publicar seu conteúdo e integrar uma estratégia de mídia social. Se você fizer isso mês após mês, há uma grande chance de sucesso.
Os blogs podem ser um negócio lucrativo, com alguns blogueiros ganhando seis dígitos por mês. Outros sites usam uma combinação de estratégias de publicidade paga, vendas de comércio eletrônico e negócios patrocinados.
Claro, esses sites e blogueiros passaram anos construindo seu público, autoridade e tráfego. Alguns sites e blogueiros não ganham dinheiro porque o site não vai ganhar dinheiro sozinho.
Requer a criação de conteúdo, otimização para SEO, crescimento de sua base de mídia social e engajamento de seu público. Depois de fazer tudo isso, o dinheiro pode começar a chegar.
Melhores estratégias para monetizar um site em 2022
Esta seção não é um guia rápido para enriquecimento, mas seguir algumas dessas estratégias de monetização pode ajudá-lo a obter um bom ROI.
Pague por clique
Nesse modelo, você se inscreve em uma plataforma de monetização ou rede de anúncios. A rede exibe seu site. Cada vez que um visitante clica no anúncio, você recebe uma pequena taxa.
Um exemplo de plataforma de monetização é o Uscreen, monetização de vídeo tudo-em-um. Oferece aos criadores de conteúdo de vídeo algo único. Isso lhes dá total propriedade e a chance de criar e lançar um site de associação de vídeo independente.
A vantagem de uma plataforma de monetização é que ela pode funcionar com outras redes de anúncios e estender ainda mais as opções de monetização.
Vender espaço de anúncio
Você deve ter em mente o layout e o posicionamento de seus anúncios. Um site desordenado pode afastar visitantes que podem considerá-lo muito vendedores. Além disso, canais diferentes têm taxas diferentes.
Marketing de afiliados
O marketing de afiliados significa que você recebe uma comissão por cada indicação que fizer a outras empresas.
Como isso funciona com um site? Quando você se inscreve em uma rede de afiliados, obtém links de afiliados que levam ao site do anunciante. Por exemplo, se o seu site é sobre livros, você ganha uma comissão sempre que um cliente compra um livro usando seu link de afiliado.
Crie uma lista de e-mail
As listas de e-mail são essenciais para a geração de leads. Mas você sabia que pode monetizar o acesso à sua lista de e-mail? Se o seu boletim informativo agrega valor aos usuários, você cobra pelo acesso dos usuários. Exemplos de boletins informativos pagos incluem OptinMonster e Criador de catálogo.
Gerar ‘leads’ para outras empresas
Se você promover produtos de outras empresas em seu site, poderá usar isso para gerar leads para elas. Por meio de peças de conteúdo, como análises de produtos ou artigos comparativos, você pode direcionar os usuários interessados a uma página de destino de negócios com um formulário.
Lá, eles podem aceitar as ofertas de negócios. Os serviços de geração de leads podem agregar receita a um site. Lembre-se de que pode funcionar melhor se você administrar um site especializado em avaliações e comparações de produtos.
Publique postagens patrocinadas e análises de produtos
Os editores costumam pensar que adicionar conteúdo patrocinado pode impactar negativamente seu próprio conteúdo. Mas, na realidade, o conteúdo patrocinado agrega mais valor e opções à sua oferta. Quando você dá a seus usuários análises patrocinadas sobre produtos recomendados, você dá a eles respostas às suas perguntas.
Coloque o conteúdo atrás de um acesso pago
Você pode criar conteúdo exclusivo ou específico e cobrar por isso. Isso permite que você forneça a eles conteúdo premium que eles não podem obter de outros sites. Esse modelo é popular entre empresas de pesquisa (Statista premium) e publicações de negócios, como a Harvard Business Review.
A monetização requer um planejamento cuidadoso para desenvolver uma estratégia abrangente e bem-sucedida que seja adaptada especificamente para o (s) seu (s) setor (es) de negócios.
Embora o conceito de monetização seja simples, a conversão bem-sucedida de um ou mais direitos de ativos em receita requer o emprego calculado de ferramentas precisas no momento apropriado.
A compreensão adequada da utilidade, força e escopo de cada tipo de IP e como cada um ou todos podem ser incorporados à estratégia geral de IP de sua empresa é fundamental.
Saiba mais !
Hoje em dia os vídeos são sem sombra de dúvida uma das criações de conteúdo mais rentáveis da internet, sendo responsável por mais da metade do tráfego da rede, e logicamente passível de ser monetizado.
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