Nós vivemos em um mundo em que é cada vez mais comum as pessoas fazerem buscas na internet sobre os produtos e serviços que as interessam. E é nessa hora que entra o SEO local.
Muitas empresas estão buscando posicionar seus sites nas primeiras posições dos mecanismos de busca, como o Google. Para ajudar nisso, elas utilizam as técnicas do SEO.
Porém, por conta da geolocalização, existe a necessidade de usar o SEO Local. Normalmente, isso ocorre quando as empresas dependem de estabelecimentos físicos. Alguns exemplos disso são restaurantes, lojas, consultórios odontológicos e pet shops.
Mas você sabe o que é SEO? E SEO Local? Se você não faz ideia do que eu estou falando, vem com a gente, que nós explicaremos!
O que é SEO Local?
O SEO Local visa a otimização nos mecanismos de busca. Ele leva em consideração a geolocalização e outros recursos. Dessa forma, os usuários podem achar uma solução perto do local que ele se encontra
Usando o SEO Local, você pode atrair novos clientes, gerar mais vendas e ter mais relevância online. No geral, essa técnica busca aproximar você e seu público-alvo, criando uma conexão que influencia diretamente a decisão de compra.
Qual diferença de SEO local e SEO tradicional?
Enquanto o SEO tradicional pode chegar a qualquer usuário, em qualquer lugar do mundo, o SEO local é baseado na geolocalização da pessoa. Ele ajuda a destacar uma empresa em pesquisas locais, visando especificamente o público localizado próximo a essa empresa e as áreas que ela atende.
Com palavras-chave, frases e intenções certas, personalizadas para alcançar mais pessoas perto de você, o SEO local irá atrair mais consumidores que são parte do seu público-alvo. De acordo com a GO-Gulf, aproximadamente 46% das pesquisas do Google são feitas por usuários que buscam informações locais.
Normalmente, essas pesquisas acontecem em um tempo mais próximo da conversão de lead para cliente, já que costumam corresponder ao fundo do funil. Na maioria das vezes, as pesquisas são para produtos, serviços ou empresas em uma área específica.
As vantagens do SEO local
O SEO local faz com que as pessoas encontrem informações sobre sua empresa mais facilmente, quando ele é usado da forma certa. Assim ele coloca os consumidores um passo mais perto de uma compra. Veja algumas vantagens:
- Posições mais altas no mecanismos de pesquisa, como o Google;
- Mais visitantes, que fazem parte do público-alvo, no site, o que fará aumentar o potencial de conversão de leads em clientes;
- Melhor entendimento de como atrair mais clientes;
- Otimização de orçamento para anúncios nas redes sociais.
Com as estratégias de SEO local, os possíveis clientes encontram as empresas onde eles estão localizados. A empresa vai ter perto da pessoa. Se o objetivo do seu negócio é vender online para regiões específicas ou operar um estabelecimento físico, é importante investir nessa tática.
Como usar a favor da sua empresa
A primeira coisa que deve ser feita para estruturar sua estratégia de SEO local é ter clareza sobre qual área você irá abranger. Dê atenção para a localização do seu negócio, pois seu objetivo é aparecer nas pesquisas “perto de mim”.
Em seguida, mapeie todos os itens que sua loja oferece. Caso seu negócio seja feito totalmente online, você deve ter uma lista com todos os produtos e suas páginas. Agora, se ele for físico, você tem que transferir os itens do seu catálogo de vendas para uma planilha e identificar as categorias.
Após isso, você precisa garantir que suas páginas contenham as informações de localização. No caso dos e-commerces, devem ser criadas páginas específicas de produtos individuais. No caso dos negócios físicos deve ser desenvolvido páginas abrangentes de categorias de produtos, com descrição dos itens.
A aplicação do SEO na sua página é o próximo passo. O processo do SEO local é basicamente igual ao do SEO tradicional. A diferença, como já foi explicado anteriormente, é basicamente a intenção de pesquisa baseada em localização.
Depois disso, você precisa otimizar sua página para ajudar os rastreadores das ferramentas de busca a entender a localização de suas páginas. E não vai esquecer de usar um perfil da sua empresa no Google.
Se você gostou de ler sobre o SEO local e como ele pode ajudar a promover seu negócio, acesse o blog Investidores S/A para ler outros conteúdos como esse e muitas outras coisas.