Todo mundo deve se lembrar da primeira vez que foi a um restaurante do McDonald‘s, mesmo que tenha sido na infância. Ou se não lembra, sabe as sensações únicas que um simples sanduíche pode trazer para você. Acertamos? Realmente, o marketing do McDonald ‘s é muito bom com isso, em proporcionar experiências marcantes aos seus clientes.
Sempre que a fome aperta, corremos para o McDonalds mais próximo, nem que seja para tomar um sorvete. Além de reunir família e amigos para uma tarde de conversas e risadas inesquecíveis, além de vender sanduíches, batatas fritas, milk-shakes e tortinhas, a rede mais valiosa do mundo trabalha pesado em suas estratégias de marketing para garantir o topo diante dos concorrentes de fast food.
Quer saber os segredos do m dourado? Então, continue lendo e conheça as principais ideias de marketing do McDonald ‘s para inspirar você e a sua empresa.
Como surgiu a marca McDonald ‘s?
Se dermos uma olhada no final da década de 1940, na Califórnia, podemos ver que os irmãos Richard e Maurice McDonald’s abriram uma hamburgueria simples, mas com sanduíches e batatas fritas saborosos, de apenas US$0,15.
Com um valor mais baixo do que o mercado, o objetivo principal da pequena hamburgueria era produzir e vender o máximo de quantidade possível de fast-food. Tudo isso, sem a necessidade de garçons, apenas no autoatendimento.
E curiosamente, não foi pelo preço baixo que a hamburgueria dos irmãos se tornou destaque mas sim, pelo rápido serviço que era prestado, já que um hambúrguer era preparado em 30 segundos.
Quem é o público-alvo e quais são seus produtos?
Com um patrimônio de US$130 bilhões, a maior rede de fast-food do mundo possui um mix de produtos de venda bem variado. Não é apenas aquele famoso dois hambúrgueres, alface, queijo e molho especial que se encontra nas lojas. Em seu menu, são mais de 75 itens, além dos de edições especiais que aparecem e movimentam as escolhas do público.
Entre as ofertas principais de seu cardápio estão os hambúrgueres, sorvetes, batata frita, nuggets, saladas e muitos outros sucessos. Seu cardápio se adapta às necessidades dos clientes, conquistando corações do mundo inteiro. Com um amplo público e diferentes planos de comunicação para aplicar, o Mc Donalds tem a missão de encantar todas as idades.
Quais são as estratégias de marketing do McDonald ‘s?
As estratégias de marketing do McDonald’ s são baseadas em quatro pilares: adaptação, experimentação, inovação e segmentação. Tendo como principal fonte de divulgação a publicidade – sendo ela digital ou não e custos de produção, como TV e rádio,o Mcdonald ‘s possui estratégias de sucesso.
Experiência
Como um dos pilares principais da estratégia de marketing do McDonald ‘s, a inovação para a empresa vem muito antes de a tecnologia ser presente e essencial na vida das pessoas. Desde a década de 1960, o Mcdonalds ficou famoso por estar em muitos outdoors pelo mundo com suas propagandas chamativas e criativas, até então muitas empresas não aplicavam tanto essa ação.
Esse alto investimento em ideias inovadoras do offline segue até hoje, também e principalmente, para o online. Tudo isso (e mais um pouco) faz parte da estratégia de marketing de sucesso da empresa Mc Donalds. Eles chamam de “Experiência do Futuro”, em que unem experiência do usuário com inovação, fazendo assim, sua empresa crescer desenfreadamente.
Lançamentos
Podemos perceber que os lançamentos de produtos e experiência do consumidor andam lado a lado, quando o assunto é estratégia de marketing do McDonald ‘s. Um dos mais recentes exemplos dessa estratégia, foi além da festa patrocinada pela marca no programa Big Brother Brasil 2022, foi trazer as ”méquizices” dos jogadores para o público experimentar .
Essa ação teve como principal objetivo o lançamento exclusivo de itens de vestuário, como camisa, bermuda e meias, a quem fizesse pedidos de lanches. Mas como o foco da empresa são os hambúrgueres, teve também a apresentação de um novo sabor.
Gerando desejo e menções espontâneas no público, a rede de fast food ficou entre os assuntos mais falados do dia na internet, com essas experiências diferenciadas e produtos únicos.
Vemos que o Mcdonald ‘s explora de forma única seus lançamentos, trazendo exclusividade, criatividade e qualidade para seus clientes.
Intimidade
Outra estratégia de marketing do McDonald ‘s, também está altamente ligada com a aproximação com seu público. Estamos falando da ação “Méqui”, aplicada aos restaurantes, em 2019, aqui no Brasil.
Algumas franquias do Brasil mudaram de nome e começaram a usar em suas fachadas a nomenclatura Méqui, como forma de popularização do nome. A ideia foi bem aceita pelo público e, até o momento, permanece ativa.
Campanhas humanizadas
Com o objetivo de proporcionar uma discussão amigável entre seus clientes, uma das últimas campanhas criadas pela marca tem um exemplo forte de humanização. A “Méquizice” veio para mostrar que não existe um único jeito de comer Mc Donalds ou que um produto é melhor que o outro, mas para mostrar que cada um mistura os ingredientes e faz seu jeito único de consumir.
Aproximando a empresa ainda mais dos consumidores, o McDonald ‘s trouxe para sua propaganda celebridades em destaque – como foi no Big Brother Brasil, para compartilhar suas preferências, que vão desde misturar batata frita com milk-shake até pedir todos os molhos para um único produto. Os clientes podem experimentar as ”méquizices” e darem suas opiniões, mas é melhor montar a sua própria “méquizice” e se deliciar com o diferente.
Como o McDonald’s atua no marketing digital?
As estratégias de marketing do McDonald ‘s já se mostraram de sucesso no offline, mas é claro que há também ótimos exemplos de aproximação com seu público também no digital.
A comunicação por lá é essencial para reforçar a relação com sua persona, mensurar dados para serem usados em mudanças ou lançamentos e potencializar sua reputação.
Entre os canais de comunicação digital presentes, a rede tem seu aplicativo próprio e redes sociais, mantendo a mesma identidade visual, padronização de informações e linguagem de comunicação entre eles.
Algumas campanhas foram criadas com exclusividade para o meio digital, como foi o caso do lançamento da loja-conceito em São Paulo, que aconteceu por meio de live no Facebook.
O Mcdonald ‘s também possui seu próprio aplicativo, no qual é disponibilizado vários cupons para seus clientes e várias novidades como o Méqui sem fila – o delivery do fast food.
Podemos ver que a inovação é uma das chaves do marketing do McDonald ‘s, e isso se dá a partir de ideias diferentes que se superam a cada ano. Isso inclui desde o cardápio de autoatendimento até mesmo a estrutura.
Quais são as lições para aprender com o McDonald’s e implementar em seu negócio?
É claro que se pararmos para dar uma olhada por trás das câmeras, nem todas as ações de marketing do McDonald ‘s deram certo, afinal, são décadas de empresa.
Mas de qualquer forma, a marca se mantém em destaque, mesmo depois de tanto tempo, e tem valiosas lições para serem aplicadas em diferentes negócios – e que você pode usar no seu. São elas:
- conheça bem o seu público e se molde às suas necessidades e perspectivas, mas sem fugir do seu propósito;
- crie campanhas impactantes e eficientes;
- trabalhe com a aproximação da marca com o público;
- padronize a comunicação da empresa como um todo;
- mantenha a qualidade dos seus produtos como referência.
É possível ter um insight diferente em cada ideia apresentada acima mas saiba que não é copiando todas as estratégias, que seu negócio vai seguir o mesmo rumo dessa grande rede de fast-food, pois, como foi citado, são décadas de empresa e aconteceram altos e baixos como você pode ter com a sua empresa.
A maior lição é: não desista, persista e resista, pois é assim que se chega ao sucesso.
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