Existem inúmeras estratégias de marketing, cada uma delas tem o seu propósito para ser usado. Um dos menos falados – o que não tira a sua importância e necessidade – é o endomarketing.
A cada dia, surgem novos empreendimentos no mercado. Acompanhar as tendências e inovar são essenciais para permanecer no mundo competitivo. Mas, uma das partes mais importantes, também, é aparecer para o público. É aí, que o marketing aparece.
Ele vai muito além do que os comerciais que aparecem na televisão. E hoje, iremos falar sobre o endomarketing.
O que é endomarketing
Endomarketing é um marketing voltado para a parte interna da empresa, ou seja, é uma estratégia feita em colaboração do RH com o time de marketing para melhorar a maneira como a própria organização é vista pelos funcionários.
Uma pesquisa feita pela Harris, perguntou aos colaboradores sobre os problemas que dificultavam os chefes de serem bons líderes. Qual foi a resposta? De acordo com 63% das pessoas ouvidas, o maior problema é a falta de comunicação.
Outras respostas encontradas foram:
- Mais da metade reclamou que seus chefes não conversam individualmente com eles;
- Os colaboradores não se sentem valorizados por seus empregadores;
- Mais de um terço afirmou que seus líderes nem ao mesmo saberiam dizer o nome deles.
Por isso, camisetas personalizadas para empresas, seriam um ótimo jeito de demonstrar aos colaboradores a sua apreciação. Presentes personalizados dão essa sensação de um mimo exclusivo para cada um.
Tenho certeza que eles iriam se sentir estimados e importantes pela empresa, o que é muito importante para seu crescimento, tanto pessoal quanto profissionalmente.
Ter um cargo de liderança não é fácil, são milhões de problemas e projetos a serem resolvidos todos os dias. Porém, tirar um tempo para investir nos seus colaboradores é muito importante, garantimos que irá ajudar a sua empresa a florescer ainda mais.
Este esforço para melhorar a comunicação entre as pessoas da empresa aumenta a produtividade e o engajamento. O que refletirá nos resultados finais da instituição e na saúde mental e o bem-estar da equipe toda.
Essencialmente, podemos dizer que o principal objetivo do endomarketing é transformar os colaboradores em embaixadores da marca. O que isso significa? Isso significa que eles irão promover a organização por conta própria, já que irão apoiar e amar tanto a causa dela.
Sabe quando junta uma galera e o assunto acaba inevitavelmente chegando no trabalho de cada um? Então, o melhor resultado possível dessa empreitada pelo endomarketing seria uma pessoa falando positivamente da empresa e de seus líderes.
Afinal, quem poderia falar com tal autoridade quanto alguém envolvido diretamente no processo, não é mesmo? Um empregador cheio de opiniões positivas influencia a moral da organização dentro e fora dela.
É uma maneira excelente de ver na prática colaboradores satisfeitos com seu emprego. Também é uma forma de marketing positivo, já que outras pessoas estarão notando a boa política e cultura organizacional da companhia.
Comunicação interna X endomarketing
Na comunicação interna, o foco é a entrega de informações entre os setores de uma empresa, é o canal que possibilita esse relacionamento interpessoal. Como em circulares e comunicados, divulgação de metas e das ações da organização.
A comunicação interna busca uma transparência nas práticas da empresa, assim como prevenir eventuais falhas causadas por projetos mal esclarecidos.
Já no endomarketing o foco é a interação entre colaboradores. Algumas das práticas mais comuns do endomarketing são o treinamento das equipes, feedbacks constantes, palestras e workshops e o incentivo à interação entre as pessoas.
Isso faz com que os colaboradores sejam mais motivados, aumentando a produtividade e busca diminuir o turnover (índice de rotatividade), que já veremos aqui embaixo o que significa.
Por que investir no endomarketing na sua empresa?
- Aumenta a produtividade
Com a melhora da comunicação entre os funcionários, a implantação de feedbacks e sugestões, eles se sentem ouvidos, o que os motiva, pois percebem que importam para a empresa. O que acaba gerando um aumento da produtividade.
- Diminuição do índice de turnover
Turnover é a taxa de rotatividade de funcionários, está ligada a quantidade de pessoas que se desligam de uma empresa e das pessoas que entram para substituí-las. Ela é importante pois através dela, podemos fazer uma avaliação da cultura organizacional. O objetivo é ter colaboradores leais e comprometidos.
- Promover os valores da empresa
Ter uma equipe coerente e que sabe como agir, diminui os potenciais conflitos. Outro tópico importante também, é levar em conta o fato de que a opinião dos funcionários pode não parecer, mas conta muito na hora de escolher um produto ou serviço. Afinal, são eles que estão ali, vendo todo o processo no dia a dia da organização e que convencerão potenciais clientes.
- Melhora o bem-estar
Com o ambiente de trabalho mais agradável e leve, a saúde mental dos funcionários melhora e diminui a quantidade de stress que um ambiente corporativo pode trazer. Um espaço estressante não afeta somente a saúde, mas reduz a qualidade do serviço e pode levar a erros de execução nas tarefas.
Cases de sucesso
Várias empresas descobriram o poder do envolvimento e felicidade dos funcionários para o bom andamento e sucesso da companhia. Vamos dar uma olhadinha em algumas delas e aproveitar para pegar inspirações?
Que o Google é um sucesso todo mundo já sabe. É praticamente impossível conhecer alguém que afirme nunca ter usado o site. Mas a empresa também investe, e muito, na satisfação de seus colaboradores, o que a tornou uma das empregadoras mais cobiçadas a se trabalhar. Ela, inclusive, encabeça a lista de melhores lugares a se labutar.
Eles são conhecidos por oferecer inúmeros benefícios, como um alto salário, licença maternidade de até 6 meses e comida gratuita na empresa. Mas seu trabalho vai muito além da parte material.
A organização também é conhecida por confiar e dar autonomia para seus colaboradores. Eles são incentivados a interagir entre si, respondem pesquisas periódicas de satisfação por seus gestores e são encorajados a darem feedbacks constantes, sendo através de meios mais formais ou através de conversas nos ambientes descontraídos, que foram criados pensando na cultura da empresa.
Coca-Cola
Outra empresa que investiu pesado no endomarketing foi a Coca-Cola. Como uma das patrocinadoras das Olimpíadas de 2016, realizada no Rio de Janeiro, a organização foi um exemplo perfeito de uma boa estratégia que visava dois objetivos: a alegria e o envolvimento de seus colaboradores e o marketing da marca.
Um andar inteiro foi equipado com a temática esporte, pretendendo não somente difundir o clima olímpico em cerca de 66 mil funcionários, mas também buscando a interação e colaboração entre eles. Como na frase convidativa “Junte seu time”, escrita perto da mesa de pebolim.
O planejamento de todas as estratégias usadas pela companhia começou a ser criado dois anos antes das Olimpíadas. Um time voltado apenas com este objetivo passou por workshops de co-criação e todo um processo de colaboração com os fabricantes.
Toda esta preparação e investimento deu certo, o ambiente descontraído permitiu o relaxamento e a interatividade entre eles, ao mesmo tempo em que mostrava um dos valores da marca – incentivar a prática de exercícios físicos.
Best Buy
A Best Buy, é a maior empresa de eletrônicos nos Estados Unidos, no entanto, apesar de ser uma gigante no mercado, ela possuía o alarmante índice de rotatividade de 60%.
Ao pesquisar os motivos desta elevada taxa de turnover, foi descoberto que o principal causador era a falta de comunicação. Com uma cultura organizacional deficiente e colaboradores que não se sentiam felizes e integrados na equipe, o resultado era um número preocupante de demissões.
Mas tudo mudou quando a empresa criou uma plataforma digital própria, chamada Blue Shirt Nation (nação das camisetas azuis), inspirada pelos uniformes personalizados para empresas na cor azul usadas pelos funcionários.
A rede exclusiva, permite aos colaboradores trocarem feedbacks, experiências, dicas, dúvidas e informações. O resultado? A queda da taxa de rotatividade para 10%.
Fiat
A Fiat também é um grande exemplo de endomarketing. Além de oferecer regalias para as famílias de seus colaboradores, como festas e comemorações, e a oportunidade de realizarem os primeiros test drives dos novos modelos automotivos, eles também usam uma plataforma própria de comunicação.
Nesta plataforma eles encontram o contato de todos, trocam opiniões e ideias, e ainda possuem um link em que podem falar diretamente com o presidente da empresa. Esta função aproxima os colaboradores com os gestores e chefes, mostrando como suas opiniões são importantes, deixando claro que todos são iguais, não importando o nível do cargo.
Considerações finais
Esses são apenas alguns dos cases de sucesso de empresas que investiram no endomarketing, buscando a satisfação de todos os colaboradores. Colocamos aqui, organizações famosas e importantes para mostrar que seu sucesso se deve a preocupação com a felicidade e bem-estar das pessoas.
Mas é importante lembrar que, não importa o tamanho da sua empresa, de quantos funcionários tenha ou o quanto pode lhes oferecer de benefícios monetários. Claro que isso acaba contando também, mas a preocupação com os benefícios sociais é de igual importância e a responsável pela permanência de talentos na organização.
Viu como tudo se encaixou? Todos os assuntos tratados aqui buscam melhorar o relacionamento entre as empresas e os colaboradores, tendo sempre em mente a saúde, a felicidade e o bem-estar das pessoas, enquanto buscamos o crescimento e o sucesso das organizações.
Agora que você já descobriu a importância de ter colaboradores engajados com a sua corporação, que tal começar a aplicar essas táticas e estratégias no seu negócio?
Se gostou deste conteúdo, aproveite para ler sobre esse e vários outros assuntos aqui. Ah, e não se esqueça de compartilhar com todo mundo o que aprendeu hoje!