Atualmente, a busca pelo reconhecimento dos clientes está se tornando cada vez mais complexa, quando antes bastava ter apenas o melhor produto, agora é necessário explorar o funcionamento da mente daqueles que se encaixam como público-alvo.
Por conta disso, os profissionais encarregados por atrair os clientes para suas respectivas empresas se viram obrigados a inovar, diversas táticas de comunicação e marketing surgiram com o passar dos anos, ainda mais graças à evolução tecnológica, que permitiu um aumento enorme de usuários do mundo digital.
Com esse aumento, as empresas perceberam uma excelente oportunidade para divulgar suas marcas e atingir as metas, assim surgiu o marketing digital, que é um dos carros chefes de comunicação de nosso mundo atual. Hoje, é praticamente impossível encontrar uma empresa que não possua tal projeto dentro da companhia.
Essa busca excessiva por atenção no ambiente virtual fez com que todos encontrassem diversas maneiras de conversar com os mais amplos públicos, encontrando assim um padrão de estratégias que costumam render números, ou seja, foi possível criar uma base para que, por consequência, novas estratégias e táticas fossem desenvolvidas.
Mas o que se tornou curioso é que uma das principais táticas que são usadas pela empresa, tanto nos conteúdos escritos quanto nos visuais, vieram de princípios que existem a muito mais tempo que a palavra “marketing”.
Esse caso é a prova viva de como a história pode ensinar e influenciar no futuro das pessoas, um conceito que foi criado com outras finalidades, hoje se tornou um pilar do marketing digital.
Hoje, veremos como o pensamento de um dos maiores filósofos já vivos transformou a maneira que as empresas se comunicam com o mundo, seja de forma física ou digital.
Você conhece o criador de Ethos, Pathos e Logos?
Caso você não saiba de quem surgiu esses princípios, vamos retornar para as aulas de filosofia do ensino médio para recordar de um dos maiores pensadores da humanidade, já que suas ideias ainda exercem influência hoje em dia.
Aristóteles foi um filósofo grego da antiguidade, segundo os livros de história, seu nascimento foi em Estagira na Grécia, no ano de 384 A.C, ele se tornou um marco para a filosofia durante sua vida graças às suas ideias e questionamentos.
Seu professor da vida não foi ninguém mais do que Platão, que foi aluno de Sócrates, ou seja, sua trajetória já estava traçada por conta de sua companhia com outro grande filósofo da época.
Com o pensamento e ideias desses três grandes filósofos, essa “escola” da vida fez a humanidade crescer de maneira astrológica em termo de pensamentos e evolução intelectual, vale ressaltar que durante essa época, a maioria dos conflitos eram resolvidos apenas com guerras ou grandes lutas, era raro a existência de um diálogo e muito menos de um acordo.
Suas fortes críticas contra outros pensadores da mesma época chamaram a atenção da sociedade, isso fez com que a maioria das pessoas voltassem olhos e ouvidos para eles, criando assim uma espécie de “moral” superior aos demais.
Através de muito estudo e debates com seus companheiros filósofos, Aristóteles foi capaz de criar uma de suas grandiosas obras, o livro chamado “A Retórica”. Este livro foi a origem do que atualmente é um dos pilares da comunicação, foi desta forma que surgiram Ethos, Pathos e Logos.
Os conceitos de Ethos, Pathos e Logos
Para quem não entende muito do universo da comunicação, essas palavras estão dentro de um conceito que podem ser usadas tanto para a área do jornalismo, quanto para o design gráfico. Cada uma dessas palavras possui um significado e uma razão diferente, fazendo com que diversas estratégias sejam baseadas nelas.
Veja a seguir as características de cada uma e como elas são aplicadas em nosso cotidiano:
Conceito de Ethos
Caso você não saiba, a palavra “ética” é derivada dessa palavra em Grego, isso já deve mostrar um pouco mais do que se trata este conceito. O ethos é a forma com que o público reage a autoridade ou moral de uma empresa, a ideia é que quanto mais tradicional for, melhor fica aos olhos de quem vê.
Em outras palavras, não basta apenas ter um produto bom, pode levar um longo prazo para que os potenciais clientes percebam isto, portanto, uma empresa não pode esperar reconhecimento se ela não adota estratégias para enfatizar isto.
Quando falamos de produção de conteúdo, uma empresa deve focar nas seguintes estratégias:
- Compartilhamento das melhores experiências;
- Uso da linguagem amigável;
- Vontade de ajudar;
- Segurança em ensinar e aprender.
Um ótimo exemplo a ser seguido é a empresa Google, o navegador é o mais usado atualmente e procura sempre demonstrar a segurança que os seus usuários recebem.
Além disso, ao entrar no navegador, o usuário se depara com a logomarca logo à primeira vista, fazendo seus clientes se acostumarem com esse padrão. No momento em que essa mesma pessoa acessar outro navegador, ela irá sentir um desconforto, forçando-a procurar a outra empresa.
Conceito de Pathos
Se no Ethos a ideia era solidificar uma reputação com os usuários e clientes, a ideia do Pathos é completamente oposta. Esta palavra deu origem a famosa “empatia”, logo, é de se imaginar que esse conceito é voltado para o lado emocional da comunicação.
O pathos é a capacidade de extrair o máximo de emoção possível de seu público-alvo, é bem comum se encontrar publicações ou propagandas apelativas para o lado emocional, seja positivo ou negativo.
Simplificando um pouco a explicação, esse conceito utiliza nada mais e nada menos do que a persuasão ao seu favor, a ideia é convencer de que um cliente precisa de determinado produto, não pela sua utilidade, mas pelo sentimento que ele pode entregar ao seu usuário.
Conceito de Logos
Na mesma linha que Ethos, a palavra Logos deu origem à “lógica”, esse conceito procura trazer um espírito de razão e um equilíbrio nos textos, posts ou até mesmo em propagandas.
O Logos é muito usado para produtos que possam servir a ambos os sexos, como um celular. A ideia é que a propaganda não faça com que um potencial cliente se sinta excluído como público-alvo, o que pode aumentar a possibilidade de compra.
Conclusão
Aristóteles, com toda certeza, foi um dos maiores pensadores que já passaram pela humanidade, suas ideias, valores e questionamentos contribuíram muito para a sociedade que conhecemos hoje, o que poucos sabem é que uma de suas ideias é a base do marketing que conhecemos atualmente.
Os conceitos Ethos, Pathos e Logos se tornaram fundamentais para o sucesso de uma empresa, criando uma base de ideias e possibilitando às empresas a evoluírem cada vez mais dentro do mundo digital.
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