Assim como qualquer coisa na vida, tudo se evolui e se transforma, teorias inventadas a muito tempo atrás são melhoradas ou adaptadas a uma nova realidade. Atualmente, o marketing está em um processo de evolução para o mundo digital, entretanto, um de seus conceitos base vem sendo crucial para a nova era do marketing, esse conceito se chama os 4 Ps do marketing.
Estudantes de marketing e publicidade com certeza entendem a importância desse conceito. Os 4 Ps do marketing representam os quatro pilares de uma das estratégias mais utilizadas na área.
Os quatro Ps se resumem a Preço, Produto, Praça e Promoção. Cada “P” desse conceito define como uma marca ou empresa irá trabalhar para alcançar seus objetivos, que é atrair e fidelizar seus clientes.
Apesar de ser um conceito criado em meados da década de 1960, a estratégia já foi revisada diversas vezes, uma das principais revisões foi quando o marketing começou sua transição para o mundo digital. Entretanto, sua essência se mantém a mesma.
E por incrível que pareça, a maioria das empresas que estão dando seus primeiros passos no mundo do marketing digital não conhece este conceito base, e por conta disso, acabam investindo muito dinheiro mas sem uma direção concreta para seguir, que resulta no fracasso da campanha.
Portanto, hoje veremos o conceito dos 4 Ps do marketing e como utilizá-las em sua empresa.
O que são os 4 Ps do marketing
Os 4 Ps resumem um dos principais conceitos base do marketing, se tornando uma espécie de pilar. Esses 4 Ps fazem referência a cada fundamento que deve ser utilizado em diversas estratégias do marketing, sendo ou não digital.
Eles são:
- Preço;
- Produto;
- Praça;
- Promoção.
Segundo Philip Kotler, que foi o globalizador deste conceito, os 4 Ps do marketing são variáveis controláveis pelas empresas. Isso significa que, o conceito pode ser decidido internamente sobre seu momento de planejamento e execução.
Além do mais, os 4 Ps são variáveis interdependentes, já que uma tem influência em outra, tornando-as dependentes entre si para que o sucesso seja alcançado. Por conta disso, cada “p” precisa ser planejado de forma conjunta, para que todas as ideias e estratégias estejam alinhadas, visando tornar a marca atraente para seus clientes.
Entendendo os 4 Ps do marketing
Agora que você já conhece os 4 Ps do marketing, chegou o momento de entender a fundo cada variável e seus significados. Afinal, para construir uma boa estrutura e planejamento é necessário dominar completamente cada parte deste conceito.
P de Preço
A escolha de preços de determinados produtos ou serviços muitas vezes passa despercebida como responsabilidade do marketing. Mas a verdade é que o preço é crucial para determinar o sucesso ou fracasso na construção da imagem da marca para a sociedade, além do mais, este é o único “p” que gera receita para a empresa, isso o torna ainda mais importante para uma companhia.
As decisões que giram em torno do “p” de preço envolve:
- Preço de lista;
- Formação do preço;
- Modelo de cobrança;
- Variações regionais;
- Políticas de descontos;
- Condições de pagamento;
- Formas de pagamento.
Como todos sabem, o preço é uma determinada quantidade de dinheiro que um comprador deve pagar para receber um produto ou serviço. Isso significa que, o processo de precificação envolve um forte componente psicológico, já que o consumidor costuma avaliar os preços de forma criteriosa antes de tomar a decisão de compra.
As cervejarias artesanais podem ser vistas como um ótimo exemplo, elas trabalham gerando a percepção de que os produtos oferecidos são diferentes dos comuns, como se fossem mais nobres. Isso faz com que os consumidores aceitem o valor elevado do produto.
P de Produto
O produto é a base da existência das empresas, eles são os motivos que geram empregos a diversas pessoas e que fazem a economia de um país girar, além disso, é o produto que satisfaz as vontades e desejos dos consumidores e oferece benefícios para sua vida.
As decisões que giram em torno do “p” de produto envolve:
- Qualidade;
- Características e opções;
- Design do produto e da embalagem;
- Linhas de produtos;
- Branding do produto;
- Serviços agregados.
A partir desses fatores, os consumidores percebem uma série de atributos tangíveis e intangíveis do produto, mas o que isso significa?
Imagine que um consumidor comprou um Iphone 14 Pro Max, ele estava procurando um aparelho celular atualizado e potente, entretanto, sua maior preocupação é com o prestígio e status social que aquele produto irá fornecer, isso ocorre mesmo no inconsciente do comprador.
Vale ressaltar que o “p” de Produto não se refere apenas a produtos, mas também a serviços, que são intangíveis e variam no momento da execução.
P de Praça
O P de Praça é derivado do inglês “place” (lugar), este “p” se refere aos meios de distribuição e pontos de venda do produto ou serviço, seja ele físico ou virtual. Este “p” é o que define como o produto vai chegar até o consumidor.
As decisões que giram em torno do “p” de praça envolve:
- Canais de distribuição;
- Cobertura de distribuição;
- Pontos de venda;
- Regiões de venda;
- Locais de estoque;
- Frete e logística.
O planejamento dessa estratégia depende muito do tipo de produto ou serviço que uma empresa oferece, das possibilidades de logística, dos custos envolvidos, tempo de entrega, e das opções de canais de venda.
Uma companhia pode optar por vender em suas próprias lojas ou em lojas de diferentes marcas, além de poder definir se a venda será física ou no e-commerce, até mesmo escolher se os produtos serão entregues ou retirados na loja.
P de Promoção
Por último, mas não menos importante, temos o P de Promoção, ele é o que mais estamos acostumados a associar com estratégias de marketing. Entretanto, este “p” é diferente de descontos e liquidações, este se refere às estratégias para estimular a demanda pelo produto junto ao público-alvo.
As decisões que giram em torno do “p” de promoção envolve:
- Propaganda;
- Venda pessoal;
- Promoção de vendas;
- Publicidade;
- Relações públicas;
- Assessoria de imprensa;
- Merchandising;
- Redes sociais;
- Blog;
- Influenciadores.
As variáveis do P de Promoção são responsáveis por comunicar sobre a marca ao público-alvo. Essas estratégias são responsáveis por despertar o interesse e atrair o público para a imagem da empresa, através de promoções que sejam vantajosas para ambas as partes.
Conclusão
O mundo tem evoluído rapidamente nos últimos tempos graças à crescente da tecnologia no dia a dia das pessoas, o que antes demandava muito tempo para acontecer, hoje pode ser feito em questão de minutos.
E com essa nova era, costumes e práticas também tiveram que evoluir, entre eles, o marketing, que aprendeu a trabalhar no mundo digital. Entretanto, alguns conceitos e estratégias que já eram utilizadas a muito tempo ainda se mostram cruciais para o sucesso ou fracasso de um planejamento. Os 4 Ps ainda são uma grande estratégia no mundo do marketing.
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