Economia mundial
O produto interno bruto (PIB) é uma estimativa do valor total dos bens e serviços acabados produzidos nas fronteiras de um país durante um período especificado, geralmente um ano. O PIB é popularmente usado para estimar o tamanho da economia de um país.
O PIB é mais comumente medido usando o método das despesas, que calcula o PIB somando os gastos em novos bens de consumo, novos gastos com investimentos, gastos do governo e o valor das exportações líquidas (exportações menos importações).
Na maior parte do mundo, o PIB dos países flutua com as fases dos diferentes ciclos econômicos, em um cenário de crescimento econômico de longo prazo ao longo do tempo. No entanto, é interessante ver que, apesar desses altos e baixos, as principais economias medidas pelo PIB não se movem facilmente das posições que ocupam.
Em comparação com as 25 principais economias em 2000, nossa pesquisa descobriu que apenas dois países entre as 25 principais,Tailândia e Indonésia, não existiam antes. Dito isso, houve alguns grandes impulsionadores na lista.
Embora 2020 seja o dado anual mais recente disponível para esses países, a pandemia COVID-19 teve um grande impacto nas economias em todo o mundo. Por ter reduzido os preços da energia, caracterizado o turismo, reduzido os volumes de comércio e fechado lojas devido à quarentena, os países experimentaram quedas recordes no PIB.
Embora muitas economias tenham começado a se recuperar no terceiro trimestre de 2020, a grande maioria dos 25 principais países experimentou um crescimento negativo do PIB no ano.
Este artigo menciona várias maneiras populares de medir o PIB, todas retiradas do banco de dados do Banco Mundial:
- PIB nominal em dólares americanos correntes: Esta é a forma mais básica e comum de medir e comparar o PIB entre os países, usando preços locais e moedas convertidas em dólares americanos usando as taxas de câmbio do mercado de câmbio. Este é o número que foi usado para determinar a classificação dos países na lista dos 25 primeiros.
- Paridade do poder de compra (PPC) PIB ajustado em dólares internacionais correntes: Esta é uma forma alternativa de comparar o PIB nominal entre os países, ajustando as moedas com base na cesta de bens que eles poderiam comprar nesses países, em vez das taxas de câmbio. É uma forma de ajustar a diferença de custo de vida entre os países.
Ao longo desta lista e artigo, o termo PIB refere-se ao PIB nominal em dólares americanos correntes, a menos que seja especificado de outra forma.
Estados Unidos
- PIB nominal de 2020 em dólares americanos correntes: $ 20,89 trilhões
- PIB PPP ajustado de 2020 em dólares internacionais correntes: $ 20,89 trilhões
- Crescimento do PIB em 2020: -3,6%
A economia dos Estados Unidos é a maior do mundo medida pelo PIB nominal. O maior contribuinte para esse PIB é o setor de serviços da economia, que inclui finanças, imóveis, seguros, serviços profissionais e empresariais e saúde.
Os Estados Unidos têm uma economia relativamente aberta, facilitando o investimento empresarial flexível e o investimento estrangeiro direto no país. É a potência geopolítica dominante no mundo e é capaz de manter uma grande dívida externa nacional como produtora da principal moeda de reserva mundial.
China
- PIB nominal de 2020 em dólares americanos correntes: $ 14,72 trilhões
- PIB PPP ajustado em 2020 em dólares internacionais correntes: $ 24,27 trilhões
- Crescimento do PIB em 2020: 2,3%
A China tem o segundo maior PIB nominal do mundo em dólares correntes e o maior em termos de PPC. Com um crescimento anual que supera consistentemente o dos Estados Unidos, a China pode estar a caminho de se tornar a maior economia do mundo em PIB nominal nos próximos anos.
À medida que a China abriu progressivamente sua economia nas últimas quatro décadas, o desenvolvimento econômico e os padrões de vida melhoraram muito.
Juntamente com uma política industrial que incentiva a fabricação nacional, isso tornou a China o exportador número um do mundo. Apesar dessas vantagens, a China enfrenta alguns desafios significativos, como o rápido envelhecimento da população e a severa degradação ambiental.
Japão
- PIB nominal de 2020 em dólares americanos correntes: $ 5,06 trilhões
- PIB PPP ajustado em 2020 em dólares internacionais correntes: $ 5,25 trilhões
- Crescimento do PIB em 2020: -4,6%
O Japão é a terceira maior economia do mundo. Seu PIB ultrapassou a marca de US $5 trilhões em 2019. A forte cooperação entre o governo e a indústria e o know-how tecnológico avançado construíram a economia japonesa voltada para a produção e exportação.
Após a Década Perdida da década de 1990 e o impacto da Grande Recessão global, o Japão viu um aumento no crescimento nos últimos anos sob as políticas do ex-primeiro-ministro Shinzo Abe.
No entanto, o Japão é pobre em recursos naturais e dependente de importações de energia, especialmente após o desligamento geral de sua indústria de energia nuclear após o desastre de Fukushima em 2011. O Japão também tem lutado com o rápido envelhecimento da população.
Alemanha
- PIB nominal de 2020 em dólares americanos correntes: $ 3,85 trilhões
- PIB PPP ajustado em 2020 em dólares internacionais correntes: $ 4,52 trilhões
- Crescimento do PIB em 2020: -4,6%
A quarta economia mundial é a Alemanha, com um PIB em 2020 de US $3,85 trilhões. A Alemanha também é a maior economia da Europa. 1
A Alemanha é um grande exportador de veículos, máquinas, produtos químicos e outros produtos manufaturados e tem uma força de trabalho altamente qualificada. A Alemanha, no entanto, enfrenta alguns desafios demográficos para seu crescimento econômico.
Sua baixa taxa de fertilidade torna mais difícil substituir sua força de trabalho envelhecida e seus altos níveis de imigração líquida sobrecarregam seu sistema de bem-estar social.
Reino Unido
- PIB nominal de 2020 em dólares americanos correntes: $ 2,76 trilhões
- PIB PPP ajustado de 2020 em dólares internacionais correntes: $ 3,08 trilhões
- Crescimento do PIB em 2020: -9,7%
O Reino Unido possui a quinta maior economia do mundo. Ele teve um PIB de US $2,83 trilhões em 2019, uma queda de 9,7% em relação ao ano anterior.
A economia do Reino Unido é impulsionada por seu amplo setor de serviços, especialmente em finanças, seguros e serviços empresariais. A extensa relação comercial do país com a Europa continental foi muito complicada pela resolução do Brexit após a votação de 2016 para deixar a União Europeia (UE).
Índia
- PIB nominal de 2020 em dólares americanos correntes: $ 2,66 trilhões
- PIB PPP ajustado em 2020 em dólares internacionais correntes: $ 8,97 trilhões
- Crescimento do PIB em 2020: -7,3%
A Índia é a sexta maior economia do mundo, com um PIB de $2,66 trilhões em 2020, mais de 7% menor do que em 2019. Por causa de sua grande população, a Índia tem o menor PIB per capita de nossa lista.
A economia da Índia é uma mistura de agricultura tradicional e artesanato, juntamente com uma indústria moderna em expansão e agricultura mecanizada. A Índia é um grande exportador de serviços de tecnologia e terceirização de negócios, e o setor de serviços responde por grande parte de sua produção econômica.
A liberalização da economia da Índia desde a década de 1990 impulsionou o crescimento econômico, mas a regulamentação comercial inflexível, a corrupção generalizada e a pobreza persistente representam desafios para a expansão contínua.
França
- PIB nominal de 2020 em dólares americanos correntes: $ 2,63 trilhões
- PIB PPP ajustado em 2020 em dólares internacionais correntes: $ 3,15 trilhões
- Crescimento do PIB em 2020: -7,9%
A França teve um PIB de $2,63 trilhões em 2020, ocupando o sétimo lugar no mundo. 1 O turismo é uma indústria importante e a França recebe a maioria dos visitantes de qualquer país a cada ano.
A França é uma economia mista que possui muitos negócios privados e semi privados em uma ampla gama de setores. No entanto, ainda há forte envolvimento do governo em certos setores-chave, como defesa e geração de energia elétrica.
O compromisso do governo francês com a intervenção econômica em prol da igualdade social também cria alguns desafios para a economia, como um mercado de trabalho rígido com alto desemprego e uma grande dívida pública em relação a outras economias avançadas.
Itália
- PIB nominal de 2020 em dólares americanos correntes: $ 1,89 trilhão
- PIB PPP ajustado de 2020 em dólares internacionais correntes: $ 2,49 trilhões
- Crescimento do PIB em 2020: -8,9%
O oitavo maior PIB do mundo pertence à Itália, com US $1,89 trilhão em 2020, uma queda de 8,9% em relação a 2019. É também a terceira maior economia da zona do euro.
A Itália enfrenta um crescimento econômico persistentemente lento devido a uma dívida pública muito alta, um sistema judicial ineficiente, um setor bancário fraco, um mercado de trabalho ineficiente com desemprego juvenil cronicamente alto e uma grande economia subterrânea .
Canadá
- PIB nominal de 2020 em dólares americanos correntes: $ 1,64 trilhão
- PIB PPP ajustado em 2020 em dólares internacionais correntes: $ 1,83 trilhão
- Crescimento do PIB em 2020: -5,3%
O Canadá teve $1,64 trilhão de PIB em 2020, tornando-se a nona maior economia do mundo. O Canadá tem um setor de extração de energia bem desenvolvido, com a terceira maior reserva comprovada de petróleo do mundo.
A relação de livre comércio do Canadá com os Estados Unidos significa que três quartos das exportações canadenses vão para o mercado americano a cada ano. Os laços estreitos do Canadá com os Estados Unidos significam que ele se desenvolveu amplamente em paralelo à maior economia do mundo.
Rússia
- PIB nominal de 2020 em dólares americanos correntes: $ 1,48 trilhão
- PIB PPP ajustado em 2020 em dólares internacionais correntes: $ 4,13 trilhões
- Crescimento do PIB em 2020: -3%
A Rússia é a 11ª maior economia do mundo, com um PIB de US $1,48 trilhão em 2020, 3% menor do que em 2019.
A Rússia mudou para uma economia mais baseada no mercado ao longo dos 30 anos desde o colapso da União Soviética, mas a propriedade do governo e a intervenção nos negócios ainda são comuns.
Como principal exportador de petróleo e gás, bem como de outros minerais e metais, a economia da Rússia é altamente sensível às oscilações nos preços mundiais das commodities.
Brasil
- PIB nominal de 2020 em dólares americanos correntes: $ 1,44 trilhão
- PIB PPP ajustado em 2020 em dólares internacionais correntes: $ 3,15 trilhões
- Crescimento do PIB em 2020: -4,1%
O Brasil é a 12ª maior economia do mundo e a maior da América do Sul, com um PIB em 2020 de US $1,44 trilhão. A economia diversificada do Brasil abrange desde indústrias pesadas, como a produção de aeronaves e automóveis, até a extração de recursos minerais e energéticos.
Na esteira desses eventos, o Brasil instituiu uma série de grandes reformas econômicas com o objetivo de conter os gastos públicos e a dívida, investir em infraestrutura de energia, reduzir as barreiras ao investimento estrangeiro e melhorar as condições do mercado de trabalho.
Austrália
- PIB nominal de 2020 nos EUA atuais: $ 1,33 trilhão
- PIB PPP ajustado em 2020 em dólares internacionais correntes: $ 1,34 trilhão
- Crescimento do PIB em 2020: -0%
A Austrália é a 13ª maior economia do mundo, com um PIB de US $1,33 trilhão em 2020.
A Austrália combina uma economia doméstica relativamente aberta com uma extensa rede de acordos de livre comércio com parceiros comerciais em toda a orla da Ásia-Pacífico. Isso beneficia os abundantes recursos naturais da Austrália e as indústrias agrícolas de exportação.
No entanto, também deixou a Austrália vulnerável a oscilações na demanda mundial de commodities e nos preços de energia (carvão e gás natural), metais (minério de ferro e ouro) e produtos agrícolas (produtos bovinos e ovinos).
México
- PIB nominal de 2020 em dólares americanos correntes: $ 1,07 trilhão
- PIB PPP ajustado em 2020 em dólares internacionais correntes: $ 2,42 trilhões
- Crescimento do PIB em 2020: -8,3%
O PIB do México foi de US $1,07 trilhão em 2020, tornando-o a 15ª maior economia do mundo.
Nas últimas três décadas, o México emergiu como uma economia manufatureira sob uma série de acordos de livre comércio com os Estados Unidos, Canadá e outros 44 países. Muitos dos principais fabricantes dos EUA integram cadeias de abastecimento com contrapartes ou operações no México.
O comércio internacional de drogas constitui um desafio permanente ao desenvolvimento do México, contribuindo diretamente para a violência e a corrupção no país. As fracas instituições jurídicas dificultaram a regulamentação e integração da grande economia informal que emprega mais da metade da força de trabalho mexicana.
Saiba mais !
A economia mundial está passando por uma recuperação forte, mas desigual. O crescimento está concentrado em algumas economias importantes, com a maioria dos mercados emergentes e economias em desenvolvimento ficando para trás.
Gostou do artigo, leia mais em Investidores S/A.