Em 2022, a maioria da sociedade já está acostumada a resolver todos os seus problemas de forma digital, entretanto, existe uma minoria que possui certas dificuldades para se adaptar a este novo mundo, seja por falta de conhecimento ou acessibilidade. Isso faz com que muitos desistam de algo antes mesmo de conhecer uma marca, por exemplo.
Dados comprovam que cerca de um bilhão de pessoas de nosso planeta sofrem ou possuem dificuldades com a acessibilidade virtual, principalmente em situações onde eles estão buscando por alguma informação importante ou algo do tipo.
A média é que 15% da população mundial sofre com algum tipo de deficiência e, mesmo que nos últimos tempos a acessibilidade tenha sido priorizada para as empresas, quando o assunto muda para acessibilidade digital a conversa muda de rumo e mostra que ainda existem muitas lacunas a serem preenchidas.
Uma pesquisa feita pela empresa inglesa Click-Away Pound apresentou alguns dados interessantes sobre acessibilidade digital, 69% dos entrevistados afirmaram que já abandonaram sites por falta de acessibilidade. Além disso, cerca de 86% confirmaram que se as lojas possuíssem uma maior acessibilidade, as compras seriam maiores.
Ou seja, se uma empresa possui redes sociais ou sites na internet e não proporciona acessibilidade para todos os usuários, isso significa que além de impedir que todos tenham acesso a informação, estará perdendo dinheiro com potenciais clientes, afetando assim o rendimento do negócio.
Hoje, veremos o que é acessibilidade digital e como proporcionar uma melhor experiência para os eventuais clientes que necessitam de uma atenção especial.
O que é acessibilidade digital
Possuir uma acessibilidade digital significa quebrar barreiras dentro da internet para que pessoas com deficiência não sejam prejudicadas, ou seja, transformar os sites, aplicativos ou qualquer tipo de ferramenta digital acessível para todas as pessoas, independentemente de quais sejam as dificuldades.
A ideia por trás desse conceito é garantir que todos os usuários/clientes tenham acesso às mesmas informações, mesmo que existam limitações físico motoras ou algum outro tipo de dificuldade.
Os problemas mais frequentes que usuários identificam são:
- Dificuldades ligadas a limitações auditivas ou visuais;
- Problemas de uso devido a coordenações motoras (utilização do mouse);
- Acesso limitado a pequenos monitores;
- Internet ruim ou lenta.
Por conta disso, é missão dos web designers planejarem e executarem planejamentos para tornar a usabilidade das páginas online igual para todos os usuários, principalmente para as pessoas que se encaixam dentro das características citadas anteriormente.
Isso permite que uma empresa tenha maiores possibilidades de elevar seus lucros, por conta de trazer o acesso para um público que é constantemente negado em diversos meios digitais e suprir essa demanda.
As empresas que criam sistemas inclusivos para pessoas com deficiência, conquistam uma maior taxa de visitas e seguidores, além de terem a oportunidade de realizar vendas para um público completamente novo e pouco explorado.
Os diferentes tipos de acessibilidade digital
A acessibilidade digital tem o poder de atender diversos tipos de barreiras que são relacionadas a limitações físicas, sociais, culturais e até mesmo de conexão.
Graças a isso, existem vários recursos que possibilitam os desenvolvedores a adaptar o site para cada um desses usuários. Os sites ou aplicativos podem oferecer acessibilidade visual, auditiva, limites de carregamento de página e para dispositivos com telas pequenas.
Esses cuidados permitem que a empresa insira diversos tipos de acessibilidade digital, personalizando ainda mais o atendimento que é entregue para seus clientes. Gerando assim, uma maior taxa de aprovação por todos que passarem pelo site ou redes sociais da marca.
Para as organizações que estão notando uma dificuldade em converter vendas por conta dessas barreiras, vale a pena realizar estudos e análises para entender quais são as principais dificuldades que os usuários encaram em suas tentativas de compra e, posteriormente, investir em acessibilidades.
Como implementar em seu negócio
Agora que você já sabe da importância de garantir uma boa acessibilidade para seus usuários, chegou o momento de entender como começar a tornar a comunicação digital de sua empresa mais acessível do que nunca.
Veja a seguir, as melhores ideias para desenvolver sites e aplicativos que tenham a capacidade de responder a diversos tipos de barreiras digitais.
Descrição de imagens
Uma boa qualidade na imagem torna nítido todos os elementos que ela possui, e isso é essencial para as estratégias de uma empresa, principalmente para dar ainda mais destaque e disponibilizar uma maior acessibilidade digital aos que se tornam reféns das ilustrações.
Descrever as imagens e adicionar um texto alternativo são excelentes opções para proporcionar uma maior capacidade de entendimento do conteúdo que está sendo proposto aos usuários.
É recomendado que o texto descreva a imagem, e não o produto que está sendo oferecido e muito menos o site em que ela se encontra, caso contrário, o comprador pode ter dificuldades para fazer a sua análise em relação ao produto, o que pode ocasionar em maiores problemas.
Uso de texto e marcações
Utilizar cores adequadas é uma excelente maneira de traduzir a emoção ou sentimento que as palavras procuram passar no texto, além disso, essas marcações podem facilitar o acesso e o entendimento das pessoas.
Um exemplo que é constantemente usado é o botão “x” em vermelho, instruindo o cancelamento de uma ação e o botão “confirmar” na cor verde, instruindo a afirmação do desejo de realizar uma ação.
Essa estratégia de acessibilidade é ótima para facilitar a vida de pessoas que sofrem com o daltonismo ou apresentam baixa visão.
Acessibilidade em áudio
Essa aqui é direcionada para as pessoas que apresentam dificuldade na parte de leitura. Ao utilizar a opção de áudio a empresa estará dando a oportunidade de um usuário escutar um determinado texto de blog ou algo do tipo e, consequentemente, os clientes olharão para a empresa com outros olhos.
Os conteúdos gravados em áudio também são excelentes para usuários que possuem uma rotina bem corrida, fazendo com que eles não tenham tempo para ler um texto inteiro. Na opção de áudio, o usuário pode escutar o mesmo conteúdo de um site enquanto faz alguma outra atividade.
Conclusão
Nos tempos atuais, as empresas do mundo inteiro procuram descobrir as melhores maneiras de atrair novos clientes para seu negócio, no entanto, muitos acabam se esquecendo de uma parcela da sociedade em que as estratégias comuns são inúteis. Por conta disso, existe uma grande defasagem na questão da acessibilidade para as pessoas que possuem essas barreiras digitais.
É extremamente importante que uma empresa tenha conhecimento de que nem todos os seus clientes têm a capacidade de ler um simples texto, por exemplo. Logo, isso torna necessário o aumento da acessibilidade para essa parcela da população, para que todos tenham o mesmo direito de acesso a determinado conteúdo.
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