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Aprenda a usar o marketing disruptivo

Atualmente, os consumidores de conteúdos digitais encontram diariamente milhares de propagandas, marcas e mensagens direcionadas aos usuários. Por conta disso, está mais difícil de uma empresa se destacar diante a todo esse caos marketeiro digital. 

Não demorou muito para que fosse encontrada uma excelente alternativa para lidar com esses problemas, a estratégia ficou conhecida como marketing disruptivo e é feita através de algumas ferramentas.

Assim como tudo hoje em dia, a melhor maneira de ter o destaque quando existe uma grande concorrência é ser diferente dos outros. Então, ao criar abordagens, conteúdos e materiais diferentes do tradicional, é possível que a empresa alcance outro patamar e conquiste resultados surpreendentes.

Antes de aprender a utilizar o marketing disruptivo a favor de seu negócio, é necessário entender o conceito da estratégia e como ela funciona.


O que é marketing disruptivo


Como todo bom empreendedor deve saber, o marketing é um segmento da publicidade tradicional e ultrapassa os limites que anteriormente eram as grandes metas das empresas.

Desde a criação da internet, o mundo sempre foi visto como um ambiente moderno e conectado, pensando dessa forma, é possível compreender que seus consumidores estão sempre diante de milhares de propagandas e publicidades, por isso é extremamente importante encontrar outros caminhos para se destacar diante de tanto barulho publicitário. 

O grande diferencial dessa estratégia é que ela não demanda de um grande orçamento para que o público-alvo seja alcançado e, isso, acaba atraindo o interesse de muitas empresas, principalmente aquelas que estão começando. 

Sua proposta inovadora faz com que as metas de uma empresa sejam alcançadas através de um vídeo viral ou de um lançamento bem articulado, isso faz com que seja possível impressionar e atrair o público sem as publicidades pagas.

 Aprenda a usar o marketing disruptivo

A principal intenção do marketing disruptivo consiste em destacar qualquer jogada ou publicidade ligada ao marketing tradicional, criando algo inovador e único. Esses tipos de campanhas ou planejamentos são muito utilizados por empresas menores que possuem um orçamento mais apertado e que planejam competir com grandes corporações.

Um dos grandes exemplos de uma estratégia disruptiva é a criação da plataforma de streaming conhecida como Netflix. A criação de uma plataforma que permite que seus usuários possam assistir o filme que quiserem, pagando um valor fixo por mês, fez com que as blockbusters caíssem no esquecimento.

Levando a Netflix como exemplo, é de se entender que o marketing disruptivo segue contra tudo o que já é conhecido e tem a missão de inovar o mercado, assumindo todos os riscos e rejeitando a estrada “padrão” para o sucesso.

3 maneiras de utilizar o marketing disruptivo

O bom uso do marketing disruptivo pode ser o passo que falta para que uma empresa desponte no mercado, ele tem o poder de fazer um negócio lucrar muito mais que o planejado e provavelmente irá deixar a concorrência para trás. 

Portanto, para um empreendedor que deseja crescer e se destacar no mercado é extremamente importante aprender a utilizar essa técnica, veja a seguir três dicas para aplicar o marketing disruptivo em um modelo de negócio.

Estude a sua área de atuação

O primeiro passo para toda estratégia de marketing é entender a área de atuação da empresa e quais são seus concorrentes, e claro que no marketing disruptivo não seria diferente.

Para que o planejamento funcione, é fundamental encontrar oportunidades para lançar as estratégias de marketing e assumir a ponta no mercado. Isso fará com que os lucros sejam maiores e provavelmente encantará mais clientes para a empresa.

Mas o sucesso nessa etapa exige muito trabalho e esforço, por isso, é muito importante que a equipe de marketing da empresa realize uma análise de dados das empresas concorrentes, avalie as medidas que as outras empresas utilizam para se comunicar com o público e construa uma nova abordagem.

Além disso, uma boa empresa é aquela que procura entender o lado do cliente e se basear nisso para criar as estratégias de propaganda e publicidade, a fim de resolver os problemas deles, afinal quem não gosta de atenção não é mesmo? 

Seja presente

Ao entender como funciona o mercado, chegou o momento de analisar e utilizar os melhores canais de comunicação para divulgar as ações e soluções da empresa, com o intuito de demonstrar como a sua empresa pode agregar mais na vida das pessoas e quais são seus diferenciais para as outras empresas

Atualmente, a ferramenta mais utilizada é o Instagram, seu formato de postagem e interação é excelente para uma empresa que deseja se aproximar de seus clientes e criar laços mais fortes. 

Mas isso não significa que esta é a única opção, a empresa Camisetas em 12 horas utiliza uma abordagem mais informativa através de seu site na internet, onde constantemente são publicados posts e artigos que respondem a curiosidade de seus clientes, além de claro facilitar o contato para suas vendas.

 

Não importa qual ou quais serão as ferramentas utilizadas, o que é realmente importante é fixar a sua marca na cabeça do consumidor, fazendo com que em um momento de necessidade, a primeira empresa que ele lembrar seja a sua. E quando isso acontecer, a empresa estará pronta para atingir outro patamar.

Procure entregar diversas experiências 

Fazer com que o cliente se encante por toda a jornada de compra é uma das bases de todo o negócio, isso faz com que o cliente espalhe a boa experiência para seus familiares e amigos e, consequentemente, os lucros aumentem. 

Investir no marketing de conteúdo e expor informações que agreguem no dia a dia de um usuário com certeza é um grande primeiro passo. Além disso, é extremamente importante que a empresa garanta um bom atendimento, sendo humano e compassivo com seus clientes. Quanto mais próxima a relação de um vendedor com o comprador, maior a chance da venda ser efetuada.

Conclusão

É possível compreender que, com o mundo tecnológico que vivemos, ficou mais fácil para as empresas alcançarem seu público-alvo. Entretanto, isso dificultou a vida das novas companhias que almejam se destacar no mercado.

Por conta disso, foi criada a estratégia do marketing disruptivo, que não é nada mais e nada menos do que planejamentos para criar propagandas e publicidades fora do comum e do tradicional, fazendo com que a empresa se destaque e ganhe a grande chance de ser a líder do mercado.

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