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Luiza Trajano

4. Lições dos Grandes: Luiza Trajano

Quem é Luiza Trajano? Você a conhece?  

Dizem que ela é dona do império Magazine Luiza e uma das empreendedoras de maior sucesso, de acordo com a Forbes, é mais do que uma informação, é um reconhecimento.  

Aqui, vamos focar o quanto a Luiza Trajano herdou o espírito de empreendedora da sua tia e transformou o seu patrimônio em 3,3 bilhões de dólares. Além da tia, a sua mãe também teve um grande papel de influência em sua vida para tomar decisões e se tornar independente. 

No entanto, você deve saber que ser empreendedor não é fácil, e quando se soma a ser mulher na equação, pode ter dificuldades para criar o seu legado e ser reconhecido por ele, senão tiver garra e teimosia o suficiente para prosseguir.  

Porque é fácil duvidar da capacidade de uma mulher para chegar longe e se tornar a primeira no seu ramo de mercado, mais fácil ainda para julgar se ela deslizar. A vida de empreendedora é uma provação atrás da outra para provar o seu valor. 

Por mais que fosse sobrinha e poderia herdar tal império, Luiza Trajano fez por merecer e conheceu todos os setores da empresa como balconista, vendedora, gerente e compradora. Tal experiência fez com que ela tivesse apreço pelos colaboradores de cada área e saber de toda a operação da Magazine Luiza. 

“A vida profissional é como uma escada. Você pode subir rápido, mas não pode pular degraus”.

Luiza Trajano se preparou para assumir o império, ela não o ganhou de mão beijada ou em uma bandeja de prata.  

Por conta da pandemia, ela estudou a ampliação do e-commerce como o comportamento dos consumidores para saber qual forma seria viável a tratar esse cenário para não ter perdas e ser um estudo de planejamento para quadros semelhantes.  

Aprenda as lições da Luiza Trajano

Luiza Trajano
  1. Tenha empatia e colha frutos  

Luiza Trajano mostra que ser compassivo e se colocar no lugar do outro não é um sinal de fraqueza, mas sim ter a consciência de tratar os seus colaboradores como gostaria que eles tratassem os seus clientes.  

É saber compreender tal situação e permitir ser permissiva para suprir a dor do seu colaborador no momento e gerar resultados no futuro.   

“Todo mundo fala que é difícil liderar uma equipe, lidar com pessoas. O meu conselho é: aprenda a tirar o melhor delas”.

Afinal, o que mantém a trabalhar no seu negócio não é apenas o salário e os benefícios, embora conte muitos pontos a favor, mas sim a forma como o trata e o recebe na empresa de braços abertos.   

Como diria Isaac Newton “toda ação tem uma reação”, seja positiva ou negativa, quem determina é você como trata a ocasião.   

  1. Opte por perspectivas distintas 

Para a Luiza Trajano, basear a sua equipe em apenas um segmento não é vantajoso ou inclusivo, não traz aquela brisa de ar fresco porque o tempo não muda.   

“Eu sempre digo que a soma de QIs é melhor do que apenas um QI. Por isso, eu dependo das pessoas para fazer o negócio funcionar. Eu não me considero inteligente, mas acho que sei fazer perguntas para as pessoas certas”.

Construir uma equipe de etnias, culturas, classe sociais e formações distintas é o que fará incentivar o lado criativo e o pensamento crítico, além de ter uma junção de pessoas que não possuem o mesmo parâmetro da realidade contribuirá para o crescimento do negócio por meio das partes estratégicas dos seus setores.   

  1. Atribua um valor ao seu negócio 

Luiza Trajano estabelece o valor de proteção à mulher, combate à violência doméstica e o desenvolvimento social.   

“O que a pandemia está nos ensinando sobre a importância de termos mais líderes mulheres”.

Tal ações são revertidas no crescimento do empreendimento pelos consumidores que entenderam o valor que a Magazine Luiza implantou e se identificaram com a mensagem transmitida, portanto, é importante estabelecer a cultura que deseja passar e lutar para se manter ativa.   

Os consumidores estão mais conscientes dos seus atos e, hoje, eles não compram apenas o produto, mas a ideia que ela transmite.   

  1. Não tenha medo de se arriscar 

Ao ter o seu próprio negócio, o medo de fracassar é paralisante e impede o avanço de progredir e cometer erros por não querer sair do lugar, esse é o primeiro fracasso de um empreendedor de não saber como lidar, como enfrentar as crises e estar constante, nunca melhorando.   

Para Luiza Trajano, errar não é um problema, o que você deve fazer é continuar tentando e nunca desistir. Ter resultados do que será viável para o seu negócio e o que deve ser tirado da equação.  

Tais erros e acertos geram conhecimento para colocar a mão na massa, no entanto, tenha motivação e proficiência de estar em busca de aprimorar o seu repertório para executar na prática e agregar na sua vida profissional.   

  1. Saiba escutar 

Você não lida apenas com robôs e programas de software tornando a jornada de trabalho solitária e deprimente, mas sim com pessoas, com as suas perspectivas e as suas atitudes.

Luiza Trajano acredita que não existe “EU” em uma empresa, mesmo que seja a CEO, você depende dos seus colaboradores para o sistema continuar funcionando. 

“Quando você tem um cargo alto, as pessoas ao seu redor passam a falar aquilo que você quer ouvir. Mas você só cresce quando ouve aquilo que não quer ouvir. O gestor precisa fazer um esforço para ouvir feedback negativo”.   

Por isso, mantenha sempre em mente incentivar a sua equipe com ideias e possíveis soluções para fazer parte consistente da empresa.

Saiba escutar e não os subestime por não terem o mesmo nível de experiência na empresa, eles podem ser o que você precisava para levar o seu negócio a um novo patamar.  

  1. Reconheça o sucesso e o desempenho dos seus colaboradores 

Os seus colaboradores contam muito na empresa e são uma base importante para o seu negócio, a qualidade e a produtividade dependem do estado de espírito de cada membro da sua equipe.   

Quem não gosta de ter o seu trabalho reconhecido?  

Não é uma questão de inflar o ego, mas saber que todo esforço desempenhado na empresa para melhorar o seu rendimento, trazer mais clientes e otimizar os resultados estão fazendo uma diferença significativa.   

Se tal colaborador fez o esperado e o inesperado, trabalhando com paixão e não deixando as adversidades ganharem a maior, ele merece respeito e saber que é um membro valioso na empresa.   

  1. Invista em multicanais 

Canais de comunicação são o alicerce para construir uma ponte entre a empresa e o consumidor, um relacionamento saudável sem complicações ou interferências impertinentes.   

O atendimento também precisa ser de excelente qualidade, tratar o seu cliente como protagonista da sua história profissional e não ser apenas mais um no final do mês.   

Estude por onde o seu consumidor se comunica e faça uma estratégia para retê-lo e trazer mais clientes ideais com comportamentos semelhantes para o seu negócio.   

Saiba mais!

Luiza Trajano

Aprender com uma das melhores empreendedoras de sucesso não tem preço.

Luiza Trajano mostra que para conquistar o mundo não deve esperar que venha de mão beijada mesmo que seja herdeira para tal cargo e, sim, deve ser merecedora do seu papel. 

“Empreendedorismo para mim é fazer acontecer! Independentemente do cenário, das opiniões ou da Estatística!”.

A empreendedora Luiza Trajano preferiu conhecer o processo de todos os setores para saber de antemão quando tiver que lidar com algum problema e ter mais apreço por cada colaborador que desempenha o seu serviço a fim de entregar uma experiência única para o cliente. 

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