logo
Décimo terceiro

Aprenda tudo sobre o décimo terceiro e veja como investir

Nos últimos dois meses do ano, as empresas vivem em meio a uma grande loucura. As companhias têm apenas mais dois meses para alcançar todas as metas estipuladas no começo do ano, quitar suas dívidas e pagar o décimo terceiro de seus funcionários. 

Além disso, as que procuram ter um bom relacionamento com seus colaboradores devem se preocupar com os eventos no fim de ano, esse, se tornou ainda mais complexo por conta da Copa do Mundo.

Independentemente de querer manter ou não uma boa visão da empresa diante de seus trabalhadores, as organizações têm uma responsabilidade que não pode ser desprezada e muito menos esquecida, é claro que estamos falando do décimo terceiro. Esse é um direito que todo trabalhador credenciado deve ter, e isso é uma oportunidade e tanto para mudar a vida dessas pessoas. 

Quem acompanha o Investidores S/A sabe que para aumentar a sua renda e transformar a sua vida, investir e empreender são as melhores opções para quem não tem medo de arriscar e deseja alcançar o sucesso na vida financeira, porém, como já foi dito, não é tão simples investir sem ter uma renda separada, é aí que o décimo terceiro pode fazer a diferença. 

O décimo terceiro tem utilidade para diversas atividades na vida do proletariado, ele pode servir como uma maneira de dar a entrada em um carro, pode ser uma maneira de comprar um eletrodoméstico, ou até mesmo de quitar as dívidas que se acumularam durante o ano. 

Mas a maioria das pessoas não pensa que essa renda pode se multiplicar se for bem tratada, existem maneiras de utilizar esse dinheiro e conseguir atingir a tão sonhada independência financeira.

Hoje, veremos o que é décimo terceiro, como funciona e as melhores opções para investir esse dinheiro.

O que é décimo terceiro 

O décimo terceiro salário é uma espécie de salário bônus, ele deve ser pago para todo proletariado formal que possui carteira assinada, o recebimento desse salário ocorre, na maioria das empresas, durante os últimos dois meses do ano, podendo ser paga de maneira convencional ou em parcelas. 

Esse benefício foi criado e implementado no Brasil no ano de 1962, através da Lei 4.090/62, durante o mandato do ex-presidente João Goulart. Entretanto, historiadores afirmam que pouco antes da implementação desta lei, durante a expansão das leis trabalhistas no governo de Getúlio Vargas, já existiam alguns rumores sobre a criação de um salário extra para os trabalhadores de carteira assinada.

Ao contrário do que alguns pensam, o décimo terceiro não é apenas um bônus trabalhista ou um tipo de “agradecimento” aos profissionais, mas sim uma iniciativa vantajosa para o giro da economia. Afinal, já foi comprovado que a existência dele beneficia o desempenho do comércio durante o fim do ano.

Na lei, está escrito que as empresas devem efetuar um pagamento aos seus funcionários correspondente a aproximadamente 8,5% de seu salário mensal, somados a cada mês trabalhado do ano. Desta forma, o valor máximo que um colaborador pode vir a receber é um salário inteiro, caso tenha trabalhado na mesma companhia durante os 12 meses previstos. 

Como funciona o décimo terceiro

Como já foi dito, o décimo terceiro salário é calculado a partir do valor referente à 1/12 da remuneração mensal do colaborador. Isso significa que, para um funcionário receber o valor máximo dessa remuneração, é necessário que ele permaneça na mesma empresa durante um ano. 

Porém, existem diversos casos em que essa remuneração precisa ser calculada, como é o caso de quem tem uma alteração do salário durante o período ou quando o funcionário não possui um ano completo na empresa, nesses casos, é necessário fazer um cálculo. 

Esse cálculo considera apenas a quantidade de meses trabalhados pelo proletariado na empresa. O salário mensal é dividido por doze e multiplicado pela quantidade de meses em que aquele trabalhador esteve presente na empresa, uma conta bem simples e prática.

O pagamento pode ser efetuado através de duas maneiras, a parcela única e integral, que deve ser efetuado até o dia 30 de novembro, ou em duas parcelas, sendo a primeira entre os dias 1 de fevereiro até 30 de novembro e a segunda até 20 de dezembro.

Como investir com o décimo terceiro

Agora que você já sabe tudo sobre o décimo terceiro, chegou o momento de aprender a multiplicá-lo e aumentar ainda mais a sua renda no fim do ano. Ao contrário do que muitos pensam, existem maneiras de conquistar uma renda extra em curto prazo, algumas podem exigir um pouco mais de trabalho, mas o retorno será certo.

Investir na bolsa 

Essa é a estratégia que, talvez, seja a mais complexa das que serão apresentadas. Em outro post, contamos sobre um método que diversos investidores e acionistas utilizam para criar uma renda em curto prazo, para ser mais preciso, em apenas um dia. É claro que estamos falando do Day Trade.

Essa estratégia se resume em investir em ações da bolsa que possuam projeção de crescimento em algumas horas, no momento em que seu dinheiro aumentar, o investidor deve vender todas as suas ações novamente, dependendo da quantidade investida e da ação que o dinheiro foi injetado, o lucro pode ser o dobro do que o décimo terceiro. 

Seja revendedor

Outra estratégia que é muito utilizada vem do ramo do empreendedorismo. Revender produtos pode gerar lucros extremamente rápidos se o trabalho for bem executado, ainda existe a possibilidade de o investimento momentâneo se tornar uma renda extra a longo prazo. 

Para ter uma garantia maior de que haverão clientes para o negócio, o empreendedor deve realizar alguns estudos e definir qual é seu público alvo, entender qual é o melhor produto a ser oferecido e desenvolver planejamentos para a venda e divulgação dos produtos.

Conclusão

O décimo terceiro foi criado em 1962, ele tem a missão de movimentar a economia no período festivo no final do ano, fazendo o fluxo de vendas crescer cada vez mais, além de claro, ser uma maneira de agradecer os funcionários de uma empresa.

Com ele, um trabalhador que deseja aumentar ainda mais a sua renda no final do ano pode utilizar algumas estratégias para multiplicar o seu dinheiro a curto prazo, vale ressaltar que é necessário ter coragem e estudo, mas os frutos a serem colhidos com certeza valem a pena. 

Se você gostou deste conteúdo e gostaria de saber mais sobre o incrível mundo dos investimentos, corre aqui que temos várias matérias sobre o assunto. E sobre outros também!

Categorias