Aprenda tudo sobre faturamento, o que é e como calcular

O faturamento de uma empresa é um dos principais fatores que determinam a dimensão do negócio dentro do mercado, colocando assim as empresas dentro de algumas categorias, como pequeno, médio e grande porte. Isso torna possível estabelecer as metas necessárias e compreender os tributos que devem ser repassados ao governo, além de fazer uma ótima análise da gestão financeira.

Ultimamente, a economia está apertando cada vez mais as empresas, muitos empreendedores estão com medo de arriscar para investir em novas mercadorias ou outras partes da companhia, como contratar uma equipe de marketing. No entanto, um empreendedor que conhece seu faturamento possui excelentes chances de evoluir o seu negócio. 

Mas se você não sabe ou nunca ouviu falar disso, pode ficar tranquilo. Hoje, falaremos sobre o que é faturamento, como fazer seu cálculo e as diferenças entre eles e o lucro da empresa.

O que é?

O faturamento é o valor total que uma empresa conseguiu arrecadar durante determinado período de trabalho, seja por prestação de serviços ou vendas, isso não significa que a renda total precisa vir necessariamente de uma maneira. 

Diversos negócios contam com arrecadação por outros meios, como investimentos financeiros, entretanto, o faturamento deve sempre se basear no “carro-chefe” que no caso seria as vendas de produtos ou prestação de serviços.

Isso permite que o empreendedor tenha os dados necessários para entender o estado de sua empresa e se ela está favorável, o faturamento junto com outras métricas permitem que o dono faça essa avaliação.

As outras métricas são:

  • Projeção de crescimento;
  • Previsão de gastos;
  • Retorno dos investimentos.

Além disso, o faturamento determina quais serãos os valores e tipos de impostos que a empresa deve estar apta à pagar, a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS) e o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) são alguns exemplos. 

Como fazer o cálculo

Antes de entrar no mundo da matemática para aprender a calcular o faturamento, é necessário entender que existem duas categorias dentro dessa conta: o faturamento bruto e o faturamento líquido.

O faturamento bruto consiste na renda total que a empresa arrecadou durante o período, vamos supor que o faturamento de uma loja de roupas é calculado uma vez por mês, o contador ou o responsável deverá fazer a seguinte conta:

F.B = preço de venda do produto X a quantidade de unidades vendidas durante o mês

Lembre-se que esta fórmula é utilizada para apenas um produto. Após isto, o responsável já terá conhecimento do quanto aquele produto rende para a loja, mas ainda não é o faturamento total, para isso, o empreendedor deverá fazer a seguinte conta:

F.L= F.B – impostos – despesas de vendas

Esses valores de faturamento possibilitam o empreendedor a compreender mais sobre o momento atual de seu negócio e qual a sua posição diante ao mercado, além de poder determinar em qual categoria  a empresa se encaixa, Microempreendedor Individual (MEI), Microempresa (ME) ou Empresa de Pequeno Porte (EPP) são alguns exemplos.

A diferença entre lucro e faturamento

Todo jovem empreendedor costuma ter dificuldades para entender a diferença entre esses dois termos, já que o conceito dos dois são bem parecidos, mas ainda sim, existe algo que separa os dois termos do mesmo sentido.

Como já foi dito, o faturamento é o valor total da renda de uma empresa, independente de seus serviços, vendas ou até mesmo com uma renda extra vinda de outros meios, como doações feitas por clientes.

Já o lucro, por sua vez, é representado pelo dinheiro que restou no caixa após debitar os gastos fixos e variáveis, como pagamento de funcionários, compra e fabricação de produtos, cobrir as contas e outros.

Os tipos de faturamento

Assim como diversos dados e estatísticas dentro do mundo da economia, possui alguns segmentos que diferenciam a relevância de números que uma estatística pode fornecer. Dentro do faturamento existem duas partes, o faturamento bruto e o faturamento líquido.

Faturamento Bruto

O faturamento bruto é a soma total de renda conquistada por uma empresa através de suas vendas e serviços, a sua conta é relativamente simples, basta apenas multiplicar o preço de cada item pela quantidade vendida.

Então, se uma empresa vende um produto com o custo de 50 reais e, no fim do mês, a loja vendeu 300 vezes esse mesmo produto, na multiplicação 300 X 50, a empresa irá encontrar o valor de 15 mil reais, que será o valor de seu faturamento bruto.

Faturamento líquido

Já o faturamento líquido é um pouco mais complexo, entretanto, não é nada que um empreendedor não consiga fazer para calcular e medir o nível de sua empresa comparada às “rivais” do mercado.

A conta começa da mesma forma que o faturamento bruto, o preço de cada item multiplicado pela quantidade de peças vendidas. Porém, assim como no lucro, são subtraídos os valores de impostos de cada peça, como comissões, produtos retornados, cancelamentos e outros tipos. 

Então, leve em consideração o mesmo exemplo anterior, se o faturamento bruto da loja é de 15 mil reais, suponha que os impostos a serem pagos são de 15%, logo, o empreendedor deve fazer o cálculo do resultado do valor bruto subtraído por 15% (F.B – 15% = X).

Como melhorar o faturamento de seu negócio

Agora que você já sabe tudo sobre o ele, chegou o momento de entender quais são as melhores maneiras de melhorar o faturamento de uma empresa, com certeza isso ajudará um empreendedor a descobrir quais medidas devem ser tomadas para alavancar o seu negócio.

Veja a seguir cinco ações que toda empresa deve fazer para ter um bom resultado: 

  • Fazer um diagnóstico da empresa;
  • Equilibrar os custos e as despesas;
  • Analisar quais são os preços ideais a serem aplicados;
  • Investir no marketing da empresa;
  • Otimizar as vendas;
  • Reduzir as inadimplências.

Conclusão

O faturamento é um dado que possibilita um empreendedor ou um investidor a entender qual é a situação atual de uma empresa, além de ajudar a compreender se as medidas tomadas estão funcionando para o crescimento da empresa, por exemplo os investimentos que podem ser feitos em novos produtos. 

Por conta disso, é extremamente importante que um empresário, empreendedor ou algo do tipo tenha o conhecimento sobre o que é faturamento e como calcular. Afinal, de nada adianta insistir em um negócio que não está rendendo bons frutos.

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