As 9 maneiras de trabalhar no metaverso

Bem vindos ao Metaverso, ao longo dos anos, uma das maiores preocupações de nós trabalhadores é se os nossos empregos ainda se manterão sólidos no futuro, muitas pessoas temem a tecnologia e a sua capacidade. O que nós temos que entender é que não se pode parar a evolução, na segunda guerra mundial a disponibilidade da internet mudou a forma de comunicar, possibilitando os exércitos a montarem estratégias de uma forma que jamais foi imaginada. 

Após a guerra, os Estados Unidos e a União Soviética protagonizaram a famosa guerra fria, onde ambos os países começaram uma corrida armamentista, além da corrida espacial e comunicacional, época que ficou marcada com a chegada do homem à lua. Desde lá para cá as coisas continuaram a evoluir, novas profissões que antes nunca eram comentadas, agora eram as mais requisitadas e almejadas.

Nos anos 80 a febre da tecnologia explodiu de vez, começaram a surgir várias empresas de tecnologia que cuidavam de vários segmentos como por exemplo a área de jogos, a empresa Magnavox criou o primeiro console doméstico da história, chamado de Magnavox Odyssey, ele revolucionou o mercado da tecnologia ao produzir gráficos incríveis para jogos. A real questão é sobre a nossa capacidade de se desenvolver com o futuro, de tempos em tempos novas ondas de evolução irão surgir, então devemos estar preparados para acompanhar e surfar na onda do momento, e a onda de agora se chama Metaverso.

Como podemos definir o Metaverso?

Imagine um mundo novo mundo onde você pode se tudo o que quiser, uma nova realidade que você pode trabalhar no lugar que quiser a hora que quiser, tudo isso apenas a um passo de distância, ou melhor, a um clique de distância, o mundo evoluiu mais uma vez e agora ele nos trouxe algo que só era visto em filmes dos anos 2000, a realidade virtual. Com ela a conexão ultrapassou barreiras novamente, chegando a colocar pessoas lado a lado.

Para você que é um fã da saga Star Wars, relembre daquelas reuniões do conselho Jedi, onde vários mestres estavam presentes em forma de hologramas e conseguiam se comunicar de maneira incrível, hoje em dia isso se tornou possível através da nova tecnologia produzida pela empresa de Mark Zuckerberg.

Então se você se perguntar sobre qual é a definição do Metaverso, entenda como um novo começo, uma nova chance para as pessoas, uma nova tecnologia que pode mudar a vida de milhões. Ele é um novo lugar para as pessoas mostrarem os seus talentos e conhecimentos, as escolas podem ser coisa do passado caso o futuro se desenvolva como o esperado, em entrevista Léo Brasão, proprietário da startup Debbo afirmou para o blog Invest News:

“O conceito de metaverso é de tecnologias que viabilizem a redução de barreiras entre os mundos físicos e virtuais. Uma das formas mais eficientes de fazer isso é através de experiências imersivas que utilizam realidade virtual, realidade aumentada e as plataformas do metaverso, como o próprio Meta, que vão criar os ambientes virtuais que já vão ser programados na web 3.0, ou seja, na blockchain”.

9 profissões do futuro dentro do Metaverso

  • Programador

O programador terá um papel fundamental na construção do futuro do Metaverso, ele será o responsável por aprender a trabalhar e utilizar a nova tecnologia 5G, que promete uma nova versão jamais imaginada da internet, além de também cuidarem da infraestrutura da plataforma, ou seja, em palavras mais simples, os programadores terão a responsabilidade de construir e manter o Metaverso em ordem.

  • Digital influencer do Metaverso

Sim, por mais estranho que pareça é possível ser digital influencer no Metaverso, algumas estrelas da internet já começaram a criar seus perfis na plataforma e divulgar seus trabalhos e publicidades, Anitta e Sabrina Sato já chegaram na plataforma e estão fazendo muito sucesso, além da influenciadora gamer Nyvi Estephan, que já criou o seu perfil e pretende começar a usar a plataforma para fazer suas publicidades.

  • Designers gráficos

Os designers gráficos terão a responsabilidade de construir o Metaverso, sim literalmente construir, o trabalho de arquitetos e pedreiros também serão dos designers, a única diferença é que ao invés de construir casas no mundo real, eles irão produzir um mundo digital refletindo o real.

  • Especialista em bloqueio de anúncios

Esse profissional deve garantir que os anúncios lançados na plataforma se mantenham dentro do ambiente virtual, protegendo assim o computador do usuário de maiores assédios e até mesmo de vírus implantados. O responsável deve ser expert em codificação.

  • Cientistas de pesquisa

O trabalhador que exercer esta função deverá criar experiências no mundo virtual para todos os tipos de usuário. Ele deve estudar os hábitos e comportamentos de seu público a fim de criar o melhor ambiente possível para todos, incluindo suas atividades favoritas, possibilitando assim uma maior chance das pessoas criarem novas relações comunicacionais.

O profissional também deve se preocupar com a forma que irá lidar com possíveis conflitos dentro da plataforma, desenvolvendo soluções específicas dentro do universo.

O mais interessante dessa profissão é que o profissional não precisa ser formado como programador especificamente, entretanto é necessário ter conhecimento na área de tecnologia. Designers, sociólogos e arquitetos podem assumir essa função.

  • Seguranças ou police metaverse

Quem pensa que o Metaverso será um mundo sem leis está totalmente enganado, já foi anunciado que a plataforma irá contar com profissionais para proteger seus usuários e impedir qualquer violação ou desrespeito dentro do mundo virtual, além de impor regras que serão pré-definidas pela plataforma.

Infelizmente, a criação desses profissionais não podem impedir completamente todos os tipos de ações, já existem vários relatos de assédio contra usuários dentro do universo e os “seguranças” não conseguem fazer grandes intervenções, já que a realidade virtual permite que seus usuários pratiquem qualquer tipo de ação sem sofrer consequências físicas, as plataformas estão trabalhando para saber como garantir a segurança de todos.

  • Desenvolvedores de ecossistemas

Junto com os cientistas de pesquisas, os desenvolvedores de ecossistema terão o trabalho de desenvolver ambientes e comunidades dentro do Metaverso. Este tipo de profissional deve ter conhecimento na área de Recursos Humanos, administração, marketing ou negócios, já que a função deste profissional é conectar pessoas e criar ambientes atraentes para a comunidade usufruir. 

  • Storyteller

Sim, o Metaverso não será apenas um mundo comum na realidade virtual, ao entrar no universo você irá participar de diversas histórias e eventos que serão criados e promovidos pelos storyteller. Esta profissão é mais ou menos como um contador de histórias, ele deverá criar experiências profundas e atraentes para os usuários do Metaverso, garantindo assim que o mundo virtual não será apenas uma extensão do mundo comum.

  • Professores

Já imaginou uma realidade onde não era necessário sair cedo de casa no frio para ir fazer uma prova na escola, pois é, essa realidade está mais próxima do que você imagina. No Metaverso será possível frequentar escolas e faculdades sem sair do seu próprio quarto, a realidade virtual permite o seu usuário a participar de ambientes coletivos quase que de forma presencial. A tecnologia pode mudar completamente a forma como nós vemos o sistema de ensino e intercâmbio.

Conclusão

Podemos concluir que, a tecnologia chegou para mudar a forma de como vemos o mundo, ela tem potencial para mudar vidas e fazer uma nova realidade mais acessível para todos, onde a comunicação e o contato estarão apenas a um passo de distância, entretanto essa mudança irá gerar uma grande movimentação no mercado trabalhista, criando e extinguindo profissões, logo gerando desemprego,porém criando novas oportunidades. Essas nove profissões irão fazer parte do futuro de nosso planeta, precisamos aprender e nos adaptar com essa nova realidade.

Se você chegou até aqui e curtiu o artigo, aproveite e veja os nossos outros artigos sobre o Metaverso em Investidores S/A, se inscreva no nosso site e receba notificações sobre nossas próximas publicações.