As maiores empresas de tecnologia do mundo em 2022
No mundo em que vivemos, as melhores empresas são as que se mantêm no holofote do mercado e, para que isso seja possível, elas são obrigadas a sempre se renovar ou inovarem.
Se essa conversa fosse em uma época mais antiga, com certeza muitas companhias encontrariam dificuldades para atingir essas expectativas. Mas com a vinda da internet, a evolução tecnológica nunca foi tão fácil.
A tecnologia vem contribuindo com a sociedade a muito tempo, desde a invenção da roda até a criação do metaverso. As maiores empresas do mundo tendem a ser multinacionais que utilizam a tecnologia para ajudar a sociedade.
Por conta disso, essas empresas movimentam uma enorme quantidade de dinheiro por ano, e claro que isso atrai os olhos de grandes investidores, pois algumas dessas empresas estão listadas na bolsa de valores.
Veja a seguir quais são as maiores empresas de tecnologia do mundo e quais são as melhores para investir dinheiro na bolsa de valores.
Apple
A Apple é uma das maiores empresas de tecnologia do mundo. Ela teve seu início em 1976 e contou com três sócios, que eram Steve Jobs, Steve Wozniak e Ronald Wayne.
Cada um tinha uma especialidade, entre eles estavam os conhecimentos de tecnologia, engenharia e até marketing, isso foi o suficiente para o início dos trabalhos.
Partindo daí, os três sócios tiveram a ideia de criar um kit que foi nomeado como Apple 1, o projeto era uma caixa que possuía as peças necessárias para que o comprador pudesse montar seu próprio computador. Hoje em dia, a empresa anda focada em investir nos seus novos projetos, como carros automáticos e o Metaverso.
A Apple está valendo atualmente no mercado o valor de três trilhões de dólares. Vale ressaltar que a empresa foi a primeira americana a atingir essa marca. Seu faturamento anual chegou a quase 366 bilhões de dólares em 2021.
Microsoft
Coincidência ou não, a outra grande potência dessa lista é justamente a concorrente da Apple, a Microsoft, ela é uma das gigantes da tecnologia e tem como carro chefe uma famosa invenção que todos conhecem, o sistema operacional Windows.
A companhia teve sua fundação em 1975 e contou com dois sócios, Bill Gates e Paul Allen. Inicialmente a primeira ideia do projeto era desenvolver uma tecnologia que fosse possível de ser utilizada no computador Altair 8800 da MITS.
O valor atual de mercado da Microsoft chega a 2,6 trilhões de dólares e seu faturamento no último ano chegou a 168 bilhões de dólares, ficando atrás da Apple por quase a metade do valor.
Alphabet
Para quem não é um grande fã da história da tecnologia, esse nome pode parecer um pouco estranho, então para ficar mais simples de entender sobre a empresa pode ser uma boa ideia conhecer o seu carro chefe, o Google.
Além da ferramenta de busca mais famosa do mundo, a empresa oferece uma variedade de soluções digitais e produtos, como por exemplo o sistema Android, o Youtube, o Calico e outros.
A empresa foi fundada em 1975 pelos estudantes Larry Page e Sergey Brin, na época eles eram apenas estudantes e faziam doutorado na Universidade de Stanford.
Enquanto estavam juntos, eles desenvolveram um estudo que apresentava as propriedades técnicas de um buscador digital e de como ele registrava, procurava e encontrava os dados completos que foram requisitados por um usuário.
Atualmente, a Alphabet tem um valor de mercado em 2 trilhões de dólares, seu faturamento anual registrado em 2021 chegou a ótimos 76 bilhões de dólares.
Amazon
A empresa que foi criada em 1994, por Jeff Bezos, tinha inicialmente o propósito focado para a venda de livros digitais. Porém, a empresa tomou crescimento de forma inimaginável e, hoje, ela distribui muito mais produtos do que apenas livros digitais.
A Amazon começou a receber destaque no mercado por conta de sua política, ela é voltada totalmente para a satisfação do consumidor, procurando sempre oferecer entregas rápidas e eficientes.
Por conta disso, a marca teve a oportunidade de expandir seus negócios e passou a ser uma enorme referência entre todas as empresas de tecnologia. Seu destaque ficou por conta de seus produtos e serviços, além de possuir uma plataforma de streaming, assistente virtual e até mesmo um serviço de armazenamento em nuvem.
Atualmente, quando consultada no mercado, o valor da Amazon chega a 1,7 trilhão de dólares, seu último faturamento foi de 110,8 bilhões de dólares.
Meta
A empresa Meta é mundialmente conhecida por conta de algumas das mais famosas redes sociais do mundo, como o Facebook, Instagram, WhatsApp, TikTok e recentemente pelo Metaverso.
O nome “Meta” começou a ser utilizado desde outubro de 2021, seu intuito é expandir sua área de dominância e investir no metaverso, que pode ser considerado como um conjunto de tecnologias que utilizam a realidade virtual e a integração das redes sociais para que seja possível criar uma comunidade mundial sem que as pessoas precisem sair de casa.
A primeira criação da companhia foi o Facebook, que foi ao ar em 2004. A empresa possui três sócios fundadores que eram estudantes de Harvard, eram eles Mark Zuckerberg, Dustin Moskovitz e Chris Hughes.
O principal objetivo era que o Facebook fosse uma rede social privada de Harvard, onde os estudantes tinham a liberdade de criar um perfil e compartilhar seus gostos pessoais, fotos ou até mesmo trocarem mensagens em um chat.
Seu valor no mercado é de 917,5 bilhões de dólares e seu faturamento do ano de 2021 foi de pouco mais de 29 bilhões de dólares.
Conclusão
É possível observar que na história da sociedade, a comunidade sempre teve o auxílio da tecnologia ao seu favor. Com as revoluções industriais e com a Guerra Fria, a corrida por tecnologia se tornou mais importante do que nunca.
Por conta disso, as mais famosas empresas do mundo geram bilhões de dólares todos os anos, o que sempre irá atrair os olhos de grandes investidores. Então, para que você consiga entrar nesse ramo de investimentos, leia outros artigos do blog Investidores S/A e saiba tudo sobre o mundo da economia.