As melhores dicas para aproveitar a Black Friday

A Black Friday, com certeza todo mundo já escutou esse nome em algum momento. Aqui no Brasil, o nome ficou bastante conhecido nos finais de ano, na tradução do termo, ficaria mais ou menos como “sexta-feira das ofertas”. Neste ano, assim como nos anteriores, a Black Friday será realizada no penúltimo mês do ano, mais precisamente no dia 25 de novembro, a exatos um mês para o feriado de Natal.

Com as oscilações da economia, ficou muito difícil para os brasileiros arriscarem a sua renda em algo que seja diferente do convencional, a compra de carros está ficando cada vez mais inviabilizada, por exemplo. Isso tornou a época de Black Friday ainda mais especial, já que em algumas lojas, é possível encontrar promoções por até metade do valor.

A Méliuz, startup brasileira de cupons, apurou uma pesquisa de intenção de compra, e como já era esperado, a maioria apresentou suas intenções, cerca de 91% das pessoas pretendem ou tem intenção de fazer alguma compra na Black Friday deste ano. Desses números, 60,6% já realizaram compras na época em 2021 e graças a experiência positiva, existe uma alta chance de repetir o feito. 

Ainda na pesquisa, alguns dados revelaram que quase 40% dos entrevistados tendem a gastar ainda mais neste ano do que em 2021. Os dados também revelam quais são os produtos de maior interesse, eletrodomésticos, eletrônicos e celulares estão no topo da lista desses consumidores. 

Porém, com o aumento repentino nos comércios digitais, graças a pandemia, participar da Black Friday ficou perigoso, isso se deve por conta de que muitos golpistas andam criando sites falsos para “vender” produtos. Um exemplo foi o homem que comprou um Iphone 12 para a sua mulher pelo valor de 4 mil reais, entretanto, o produto que chegou em sua casa foi apenas um celular de borracha.

Por isso, é extremamente importante estar atento de onde você está comprando seus produtos, e essa é a nossa missão. Hoje, te mostraremos as melhores dicas para fugir de golpes e aproveitar a Black Friday.

O que é Black Friday

Pode-se definir a Black Friday como um evento comercial que é muito conhecido pelos descontos em praticamente todos os produtos existentes, tanto em lojas físicas quanto no e-commerce.

A sua origem é nos Estados Unidos, o país do capitalismo, no século 19, a escolha da época foi uma excelente estratégia das empresas americanas, já que no mesmo período em que as vendas recebem suas promoções, existe um feriado extremamente importante para eles na última quinta feira de novembro, o Dia de Ação de Graças. 

Existem diversas teorias em torno da real origem da Black Friday e se ela realmente está associada com o feriado do Dia de Ação de Graças. A mais famosa de todas é que, em 1869, dois investidores norte-americanos planejaram um esquema ilegal para obter o controle do mercado de ouro em seu país.

A ideia era fazer com que os valores do metal precioso decolassem na Bolsa de Valores e, consequentemente, isso os levaria a uma das maiores fortunas da época, mas não foi isso que aconteceu.

O plano dos golpistas acabou falhando graças ao presidente Ulysses S. Grant interviu e fez com que o governo americano colocasse à venda todo ouro que era estocado nos cofres públicos. 

O resultado desse feito foi a queda drástica do preço do ouro, no dia 24 de setembro de 1869, que caiu em uma sexta-feira, o antigo valor era de 160 dólares, que acabou passando a custar 130 dólares, o que na época era uma grande diferença. Desde então, esse dia ficou conhecido como Black Friday.

Só na década dos anos 80 que o termo voltou a ser utilizado, as lojas começaram a promover propaganda e liquidações por este nome. Hoje em dia, o fim de semana da Black Friday se encerra na segunda-feira, para iniciar a Cyber Monday (na tradução seria segunda-feira Cibernética), que é o período em que as lojas onlines lançam diversos descontos para beneficiar o comércio eletrônico, é aí que mora o perigo.

Os perigos da Black Friday

A exemplo desses dois investidores norte-americanos, sempre existem aquelas pessoas que tentam se aproveitar de situações para prevalecer, por isso é sempre importante se manter atento às promoções que podem ou não render mais problemas do que benefícios. 

Apenas cinco dias antes da Black Friday, teremos a abertura da Copa do Mundo de 2022, no Catar, essa é a paisagem perfeita para os golpistas “trabalharem” e enganar diversas pessoas que, por muitas vezes, podem estar eufóricas para o torneio e acabam se desligando do resto das coisas. Outro detalhe importante é que a seleção brasileira estreia um dia antes da Black Friday, o que pode beneficiar ainda mais essas pessoas.

Veja a seguir as melhores dicas para evitar cair em golpes na época das maiores promoções do Brasil.

Utilize o cartão de crédito virtual sempre que possível

Especialistas afirmam que o cartão virtual funciona apenas como extensão do cartão físico, a diferença é que os dados contidos no original são refeitos na versão digital. O cartão virtual possui todos os dados necessários para efetuar uma compra online, como o nome do titular, número do cartão, data de vencimento e CVV, entretanto, as informações originais são sempre alteradas para uma nova versão, evitando assim a possibilidade de clonagem. 

Confira todos os dados do Pix antes de transferir

É comum que em lojas que aceitem o pagamento via Pix ou boleto, os vendedores ou lojistas ofereçam um grande desconto, que em época de Black Friday é uma das coisas mais visadas.

No entanto, o cliente deve ficar esperto e conferir os dados do Pix ou boleto antes de finalizar o pagamento, é importante estar informado sobre os dados da loja, nome fantasia e CNPJ são os mais importantes, em caso de fraude, é muito mais complexo rastrear o valor na falta desses dados.

Verifique o domínio do site da Black Friday

Estar atento ao domínio referente ao site que está divulgando o produto em época de Black Friday é uma das melhores dicas, isso porque o problema pode ser evitado antes mesmo que ele comece.

Antes de efetuar uma compra, é de bom tom observar o domínio do site e se ele possui o cadeado de segurança, conferir se há selos no Rodapé do site, como Reclame Aqui, é uma excelente opção. Isso significa que o link do site é confiável.

Ofertas muito vantajosas podem ser perigosas

Especialistas também alertam que, em caso de valores muito abaixo dos de costume, é sempre bom estar com um pé atrás, já que este é um dos maiores sinais de tentativa de golpe.

Além do mais, um ponto fundamental que pode salvar muitos consumidores de um golpe é a atenção na ortografia da descrição dos produtos. As ofertas de lojas oficiais foram escritas por profissionais e revisadas muitas vezes antes de sua publicação, isso diminui drasticamente a chance de haver algum erro ortográfico, então ao se deparar com algum erro gritante da língua portuguesa, já ative o modo alerta. 

Por último, mas não menos importante, muitos criminosos e golpistas utilizam os links do WhatsApp como principal fonte de vítimas. Especialistas ressaltam que clicar de primeira em links recebidos pelos canais de comunicação nunca é uma boa ideia.

As supostas promoções e oportunidades imperdíveis podem fazer com que o consumidor seja guiado a um site falso, preenchendo formulários suspeitos e aceitando a instalação de vírus em seu computador ou smartphone.

Conclusão

A Black Friday é uma época do ano em que o brasileiro tenta atingir seus objetivos de compras, que geralmente são estabelecidos no começo do ano. Contudo, muitos oportunistas e golpistas tentam aproveitar desse sentimento para roubar os consumidores. Por conta disso, é extremamente importante estar atento aos detalhes de lojas ou e-commerce que podem ser suspeitos.

Se você gostou deste conteúdo e gostaria de saber mais sobre o incrível mundo da economia, corre aqui que temos várias matérias sobre o assunto. E sobre outros também!