As melhores ideias de negócio para investir em 2023
Nesta quinta-feira, entraremos no último mês de 2022. Nessa época, a maioria das pessoas costumam entrar no “modo” nostálgico, relembrando dos bons e maus momentos que se passaram. Algumas pessoas ainda vão além e revisitam as suas listas de metas e objetivos para o ano, avaliando quais foram concluídos e quais estão pendentes, como por exemplo, começar o próprio negócio.
Com a vinda desse sentimento de recordação, as pessoas já começam a criar planos e projeções de como será o ano seguinte, repetindo todo o processo da lista de metas. Cada ser humano tem suas ambições individuais, alguns almejam viajar ao redor do mundo, encontrar um amor verdadeiro e até mesmo assistir uma partida de futebol no estádio, mas existem aqueles que sonham em mudar o seu estilo de vida.
A chegada de dezembro pode significar para muitos como o mês do descanso, as falas são sempre as mesmas: “já é dezembro, ano que vem a gente pensa nisso”, “não dá tempo de começar agora, espera o ano que vem”, e várias outras. Mas se o objetivo da pessoa é criar o próprio negócio, então ela deve estar ciente que o mês de dezembro é crucial para que tudo comece com o pé direito.
Graças a situação econômica que o país se encontra, diversas pessoas começaram suas próprias empresas visando encontrar independência financeira, construindo assim uma segurança maior em casos de crises, em outras palavras, para juntar aquela famosa “meia de dinheiro”.
Para que tudo ocorra corretamente, um bom empreendedor deve se planejar com antecedência, isso inclui estudar o mercado e quais são as melhores áreas para serem investidas,e, somente após esse estudo, montar o negócio e definir as estratégias de mercado.
Em 2023, existe a expectativa de que o número de empreendedores seja maior que este ano, ou seja, a concorrência irá aumentar em diversos ramos. Por conta disso, entender qual área investir se tornou mais crucial do que nunca.
Mas não existe nada que você não verá na Investidores S/A, todo o trabalho de estudo de áreas e possibilidades de negócios já foi feito, portanto, veja a seguir como criar o próprio negócio e quais são as melhores oportunidades de nicho para o ano que vem.
Como criar seu próprio negócio
Assim como qualquer outra coisa da vida, a pessoa que se prepara para realizar algum objetivo ou alguma meta tem maiores chances de sucesso do que aquela que conta apenas com a sorte ao seu lado, em outras palavras, o empresário que alcança o sucesso é aquele que se prepara antes de realizar suas ações.
Veja a seguir algumas dicas de como criar e modelar o seu próprio negócio.
Construa um modelo de negócio
Como foi dito anteriormente, um empreendedor que pretende criar seu próprio negócio precisa estar a par da situação em que o mercado se encontra, isso significa que antes de colocar qualquer ideia em prática, é necessário que o futuro CEO possua um bom planejamento.
Isso quer dizer que é necessário criar um modelo de negócio antes de efetuar qualquer compra de produtos ou algo do tipo. Esse planejamento deve contar com a escolha do nicho em que a empresa irá trabalhar, os movimentos que o futuro empreendimento pretende efetuar e as metas que devem ser atingidas.
Além de claro, definir o público-alvo da empresa e, se possível, criar uma persona, isso irá facilitar o trabalho de marketing da companhia.
Invista apenas no necessário
Após definir como será o modelo de negócio, o empreendedor deve estar pronto para desembolsar um bom dinheiro, dependendo de seu nicho, para poder competir com as demais empresas no mercado, porém, um erro que muitos jovens empresários cometem é o gasto desnecessário.
Por via das dúvidas, vale a pena não entrar de cabeça no novo negócio. O que não significa que não é interessante tomar alguns riscos, pelo contrário, arriscar pode render frutos muito maiores do que os planejados, no entanto, não se deve tomar todos os riscos possíveis, afinal, em caso de falha o único prejudicado será o investidor.
Execute as ações do negócio
No momento em que todos os investimentos forem concluídos, chegou a hora de finalmente começar os trabalhos. A princípio, todas as ações que foram planejadas na construção do modelo de negócio devem ser efetuadas, com o passar do tempo, o empreendedor entenderá quais movimentos são desnecessários para o fluxo da empresa, lapidando assim toda a infraestrutura do negócio.
Quando as coisas estiverem fluindo melhor, pode ser vantajoso contar com colaboradores para que o fluxo de trabalho fique mais leve, vale ressaltar que a contratação de novos funcionários é um investimento para a empresa, além de claro, contribuir para o giro da economia no país.
As principais tendências de negócios para 2023
Agora que você já sabe tudo que é necessário sobre como criar um negócio, veja as melhores opções para investir em 2023, lembrando que isso são apenas possibilidades e não certezas, são apenas tendências que os estudos mostram.
Negócio de E-commerce
e-commerce não é nada mais e nada menos do que um comércio eletrônico, que é uma modalidade bastante utilizada atualmente, onde todas as ações da empresa são feitas pela internet. A criação de uma loja para vender produtos na internet é uma excelente opção de investimento para aqueles que não possuem muito conhecimento.
Esse modelo de negócio não é uma grande novidade nos dias de hoje, mas pelo o que vem acontecendo, a estratégia permanecerá em alta por muitos anos. Com a pandemia, diversas empresas tiveram que se virar as presas para se estabilizarem através de vendas somente pela internet, e graças ao sucesso, algumas empresas acabaram optando por ficarem somente com o e-commerce.
Produtos vegetarianos e veganos
Desde 2019, existia uma grande expectativa sobre o alcance que a cozinha vegana e vegetariana, mas seu “boom” veio durante a pandemia, como as pessoas foram obrigadas a permanecer em casa durante uma situação crítica, elas se interessaram em aderir uma alimentação mais saudável.
Existem estudos em que é comprovado que cerca de 15% da população brasileira se considera vegetariana, esse número ainda está em crescimento. Essa afirmação também pode ser dita para o veganismo, que vem ganhando cada vez mais espaço na alimentação dos brasileiros.
Criar um negócio de venda e revenda de produtos vegetarianos e veganos pode ser uma ótima alternativa para os empreendedores que já possuem alguma experiência com vendas.
Delivery
A exemplo das outras duas opções anteriores, o delivery teve seu crescimento durante o ano de 2020. O negócio se resume na entrega de produtos em um endereço pré-definido pelo cliente, o que o torna disponível para diversos ramos do mercado.
Vender produtos alimentícios por delivery pode ser extremamente interessante para a criação de uma renda rápida, já que 60% da população tem o hábito de pedir comida por delivery.
Conclusão
O ano de 2023, muito provavelmente, será o ano do empreendedorismo para os brasileiros, existe uma enorme expectativa na criação de diversas micro-empresas por empreendedores comuns que, na maioria, podem possuir outra formação profissional. Por conta disso, é extremamente importante conhecer quais são as melhores áreas para investir no próximo ano.
Se você gostou deste conteúdo e gostaria de saber mais sobre o incrível mundo do empreendedorismo, corre aqui que temos várias matérias sobre o assunto. E sobre outros também!