Backlinks e sua importância

Em 2016, o Google confirmou que os backlinks são um dos dois sinais mais importantes usados no ranqueamento de sites, junto com o conteúdo. Esse é um dos fatores mais importante que você precisa prestar atenção caso deseje aumentar o tráfego da sua página.

Linkagens e menções relacionadas ao assunto do texto geram mais autoridade para o conteúdo junto aos leitores. Eles também causam benefícios para o seu site nos mecanismos de buscas. 

Mas vamos lá, você sabe o que são backlinks? Caso você esteja apenas no início da com a sua empresa, é possível que você ainda não saiba a real importância dessa ferramenta. Então venha com a gente, que nós vamos explicar os principais pontos sobre isso.

Os backlinks são links que direcionam os visitantes de um site para a página de outro site. Eles também podem ser chamados de “links de inbound” ou “links externos”. Esses são os que vêm de fontes externas que apontam para o seu site, comparando com os links internos provenientes de duas páginas próprias.

Para ter sucesso com SEO, preste muita atenção na linkagem. Os backlinks são uma maneira de avaliar a autoridade do seu site. A partir deles, será possível avaliar a reputação do seu site. 

Usando os backlinks para indicar fontes confiáveis para o texto que você produziu, faz com que ele ganhe valor e seja considerado mais confiável também. Além disso, o Google vê essa ferramenta como votos de popularidade.

O maior buscador do mundo confia em backlinks de sites confiáveis ​​e oficiais. Esse voto de confiança vêm na forma de PageRank, um dos algoritmos do Google que avalia a qualidade e a quantidade de backlinks.

Existem diversos tipos de links diferentes. Com isso, iremos citar alguns abaixo:

  • Links Nofollow

Links nofollow usam o atributo rel = ”nofollow” para informar aos mecanismos de pesquisa que eles não devem confiar neste link. Eles não vão ajudar você a ter ranqueamentos mais altos nas SERPs.

  • Links Dofollow

Os Links Dofollow são o contrário do Nofollow, eles são links que passam confiança para os mecanismos de pesquisas. Não existem atributos ‘follow’ e ‘dofollow’.

  • Links Patrocinados

Links Patrocinados são aqueles que você paga para para um  blogueiro ou um influenciador promover parte do seu conteúdo ou para publicar uma avaliação de um de seus produtos. O seu atributo é rel = “sponsored”.

Vale lembrar que pagar para obter um link dofollow para o seu site pode afetar negativamente os ranqueamentos nos resultados de pesquisa. Isso acontece por ser uma violação das Diretrizes do Google para webmasters.

Entre outros tipos de backlinks estão: Links de Conteúdo Gerado pelo Usuário; Links de Alta Autoridade; Links Tóxicos e Links Editoriais. 

A principal importância do backlink é justamente a visibilidade que você terá nos mecanismos de busca. Por exemplo, o Google, o principal buscador do mundo, leva em consideração blogs que tem um bom número de backlinks com qualidade para compor o seu ranqueamento

Sempre se lembre de usar links que façam sentido para o conteúdo que você está produzindo. Construir um público segmentado para esse conteúdo é a maior vantagem da utilização de backlinks. 

O seu público irá ler o conteúdo, interagir com ele e recomendá-lo para outras pessoas. Dessa maneira, é possível converter os leads em clientes num período de tempo mais curto.

Conclusão

O uso de backlinks é uma ótima alternativa, pois esse é uma forma totalmente orgânica e gratuita de atrair público para o seu site. O que você precisa para isso é encontrar sites com conteúdos valiosos e importantes, parecidos com o seu conteúdo, para fazer a linkagem.

Se você gostou de ler sobre backlinks e sua importância, acesse o blog Investidores S/A para ler outros conteúdos como esse e muitas outras coisas.