Blockchain e como ele pode mudar o mundo
A blockchain de recompensas e engajamento de fãs Sócios.com, que é sustentada pela criptomoeda Chiliz (CHZ), comprou cerca de 25% do Barça Studio, que é a equipe de criação de conteúdo digital do clube espanhol, pelo valor de 100 milhões de dólares.
O anúncio da transação foi feito na segunda-feira (1º) pelo próprio Barcelona. Em nota oficial, a equipe do clube europeu afirma que o objetivo é acelerar as estratégias nas áreas de audiovisual, blockchain, NFT´s e Web 3.0. Mas antes de entender mais sobre como é essa nova parceria, é necessário saber o que é blockchain e como ele funciona.
O que é blockchain
O blockchain é considerado por muitas pessoas, incluindo alguns especialistas, como a inovação tecnológica mais importante desde a internet. A definição do blockchain pode ser descrita como uma rede de registro de informações distribuídas que sofrem alterações através de blocos de transações protegidas por criptografia.
Em outras palavras, é uma rede que fornece transações que são protegidas por códigos que só permitem o acesso de quem fez parte da transação. As pessoas cogitam que essa tecnologia irá representar um grande rompimento na economia global.
Uma boa parcela da sociedade vê o blockchain apenas como mais uma tecnologia que continua a manter vivo o funcionamento do bitcoin. No começo de todo o processo, essa era a ideia principal, entretanto, sua evolução mostrou um potencial muito maior para seu uso do que apenas transferir criptomoedas.
Existe uma estimativa onde o mercado global de aplicações da tecnologia blockchain tenha acumulado mais de 15 bilhões de dólares em sua receita até 2024.
Como funciona o blockchain
O blockchain armazena constantemente informações de transações em lotes, que são chamados de blocos. Esses blocos possuem uma impressão chamada hash e são interligados em um conjunto em ordem cronológica, formando uma linha extensa de blocos, quase como se fosse uma corrente.
Caso alguma pessoa tente alterar um bloco já existente, ele não será reescrito, mas será feita uma nova transação, que será analisada e incluída em um novo bloco de informações.
Blockchain e clubes de futebol
Se engana quem pensa que o Barcelona é o único clube a ter fan tokens associados na Socios.com. Grandes nomes do futebol mundial também já estão dentro desse tipo de negócio como a poderosa Juventus (ITA), o mais recente bilionário Paris Saint-Germain (FRA) e o moderno Manchester City (ING).
Até equipes brasileiras estão atuando nessa nova área de negócio como Flamengo, Corinthians e Palmeiras. Essa plataforma permite que torcedores comprem criptoativos exclusivos e tenham a chance de ganhar experiências VIP.
É comum que no nosso mundo atual, os clubes busquem alternativas para aproveitar a sua base mundial de fãs, procurando obter fontes de receitas além da venda de ingressos para um jogo de domingo e seus produtos comuns.
Os clubes estão explorando cada vez mais o mundo digital e suas recompensas, além de claro, engajamento por meio de serviços baseados no blockchain que são fornecidos por empresas do mercado cripto.
A Socios.com, que possui sua sede em Malta, já afirmou que pretende impulsionar os planos do Barcelona relacionados a Web 3.0 e até ao metaverso, produzindo e incluindo muitos novos produtos e recursos para a vida digital do clube espanhol.
Conclusão
O blockchain está se desenvolvendo cada vez mais, por conta disso, existe uma expectativa enorme em volta dessa nova tecnologia, alguns com olhares otimistas, outros com olhares pessimistas. Mas a realidade é que em um futuro próximo, existe a chance de o sistema blockchain mudar a forma de como o mundo vê as criptomoedas.
Para ficar por dentro de tudo que está acontecendo no mundo dos investimentos e da economia, se inscreva em nossa newsletter do blog Investidores S/A e receba avisos de nossos artigos, também nos acompanhe em nossas redes sociais e fique ligado, pois o mundo do dinheiro pode mudar do dia para a noite.