Briefing para SEO, descubra o que é e aprenda a usá-lo

Quando se trata do mundo digital, mais precisamente sobre publicidade e marketing, o briefing é uma peça obrigatória para qualquer realização de projeto, por conta de que com ele, é possível alinhar as expectativas e ter uma garantia maior de que a qualidade dos produtos sempre se mantenham constantes, tornando possível assim, que todos saiam satisfeitos com o resultado.

Por esses motivos, é muito importante que as pessoas que lidam com a internet tenham conhecimento do briefing para SEO. Trata-se de um tipo de documentação específico para organizar todas as estratégias de SEO de uma empresa, e encontrar uma direção para seguir com os projetos. Entender os dados que este documento fornece é o primeiro passo para o sucesso no mundo digital.

Hoje em dia, entender como as redes sociais e a internet funcionam é crucial para a vida ou morte de um negócio, para aqueles que buscam ser vistos por diversas pessoas, entender o que será dito aqui pode ser a alavanca para um futuro brilhante.

Como já dissemos em outras de nossas publicações, se manter no topo no mundo digital não é nada fácil, a inovação é necessária para não ser ultrapassado pelas empresas concorrentes, e ter um bom planejamento também pode ser a diferença entre as demais companhias.

Hoje, veremos mais sobre o que é o briefing para SEO e como criar um bom projeto de documentação, a fim de otimizar as táticas SEO de sua empresa.

O que é briefing para SEO

Trata-se de um documento que armazena todas as informações relevantes sobre uma empresa, de seus concorrentes, do negócio e dos objetivos que foram estipulados de acordo com cada projeto. Além disso, ele também define como será o desenvolvimento desse projeto e qual será a abordagem, como se fosse uma espécie de script para as ações da empresa.

Da mesma maneira, é possível reunir as ideias de clientes e as principais necessidades do público-alvo em cada projeto de SEO. Por conta disso, o briefing procura criar um alinhamento entre o objetivo final e o que foi negociado com os contratantes.

Para as pessoas que atuam na área de marketing ou publicidade, encontrar o briefing em um dia de trabalho é bem comum. Em um dia de trabalho para os redatores de marketing de conteúdo, peças publicitárias, entre outros, é normal que o trabalho com o briefing seja constante, já que ele traz as informações necessárias resumidas para os produtores de conteúdo.

O briefing procura compreender uma definição geral de todos os fatores fundamentais para a execução de uma ação, oferecendo uma visão ampla do que pode ser afetado pelo SEO. No geral, o documento abrange o cronograma, orçamento, informações e dados sobre o público-alvo.

Os motivos para se ter um briefing para SEO

Um dos principais motivos para possuir o briefing para SEO é a redução do trabalho. No momento em que uma equipe de marketing possuir o documento, a empresa poderá visualizar melhor os processos, facilitando assim a otimização, além de ser possível identificar quais ações não estão rendendo conforme o esperado, focando assim no que é mais relevante.

A garantia de qualidade e de resultados baseados nas expectativas dos clientes é outro excelente motivo para criar um briefing em uma empresa. O documento tem a capacidade de resumir todas as ações que serão realizadas, criando assim uma transparência de processo entre a empresa e o cliente.

Outro ponto crucial atualmente, é a agilidade. Ter a possibilidade de trabalhar com documentos que descrevem resumidamente todas as ações do dia é interessante, tornando possível padronizar as ações que devem ser executadas diariamente, além de, é claro, aliviar a agenda dos colaboradores. 

Como criar um briefing para SEO

Agora que você já sabe qual a importância do briefing para SEO, chegou o momento de aprender a utilizar o documento no dia a dia de sua empresa.

  Veja a seguir como criar um briefing para SEO.

Análise de SEO

Antes de criar o briefing, é necessário fazer um contato com analistas que tenham observado o trabalho do cliente, com o intuito de identificar possíveis falhas e alguns pontos de melhoria. Esses analistas estudam dados e indicadores que conseguem identificar quais são as melhores resoluções para os potenciais erros de processo.

Uma visão dos analistas é o início do processo de criação, já que isso define o nível atual de SEO e a qualidade das páginas do site. Algumas empresas costumam incluir esses dados no documento, para facilitar a transparência. Ao fim da análise, será possível criar planejamentos que condizem com os resultados obtidos, visando otimizar os resultados na internet.

Divisão de trabalho através do briefing

No momento de elaboração do briefing, é importante passar pelo processo de divisão de responsabilidades, já que uma das utilidades desse documento é evitar a sobrecarga nos trabalhadores. Os responsáveis devem encontrar um meio de separar muito bem as obrigações entre todos os encarregados dos projetos.

É possível dividir todas as ações de coleta de informações e preenchimento do documento, em seguida, deve-se deixar explícito no próprio documento quais são as devidas responsabilidades de cada colaborador baseado nas estratégias e metas.

Conhecimento sobre o público-alvo

Assim como qualquer outra ação no marketing, antes de executar um projeto ou até mesmo criar um planejamento, é preciso conhecer muito bem o público-alvo e possuir uma persona. 

O documento deve deixar claro essas duas questões, quais são as suas necessidades, como a empresa pode agregar na vida do cliente e atender às suas necessidades.

Conclusão

Atualmente, entender quais são as melhores maneiras de conquistar o público-alvo é o que diferencia as grandes das pequenas empresas, por conta disso, o briefing de SEO se tornou uma ferramenta extremamente necessária no mundo do marketing e publicidade, com ela, uma empresa pode alavancar o seu SEO dentro mundo digital.

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