Canvas: qual é sua função
Business Model Canvas, ou apenas Canvas, é uma ferramenta para quem tem ou está começando um negócio. Esse é um método para inovação de modelos de negócios.
Para isso, quem comanda as empresas ou futuras empresas deve pensar colaborativamente em busca de novas soluções para os seus problemas. Venha com a gente entender melhor o que é o Canvas e a sua função.
O que é Canvas?
O principal objetivo do Canvas é estruturar um modelo inovador de plano de negócios, de forma prática e dinâmica na análise das organizações. Essa é uma solução eficiente e simples.
O Canvas ajuda o empreendedor a visualizar melhor as questões estratégicas do seu negócio. Ele ajuda na percepção de se cada um dos pilares do negócio está obtendo a devida atenção.
A ideia do Canvas surgiu em 1990, porém só foi consolidada quando Alexander Osterwalder e Yves Pigneur lançaram o livro “Business Model Generation – Inovação em Modelagem de Negócios”.
O modelo consolidado por eles é baseado na ideia inicial, porém, com o novo ficou possível criar um conceito bastante claro sobre qualquer negócio. Nele temos um mapa visual com nove quadros que ajudam na inserção das informações sobre os quatro componentes mais importantes da proposta criada por você:
- infraestrutura;
- oferta;
- cliente;
- finanças.
Com o Canvas, é possível ter uma visão completa de como seu negócio vai operar no mercado e uma definição de fluxos e processos que o tornarão possível. Essa ferramenta pode ajudar quem passa por uma crise no negócio ou ser parte do planejamento de um novo produto, por exemplo.
Como estruturar o mapa visual
O mapa visual é pré-formatado e como dito anteriormente, ele contém nove quadros para ajudar na inserção dos componentes mais importantes da sua proposta. Os blocos contidos nela são:
- Proposta de valor: aquilo que será oferecido pela empresa ao mercado e que terá o valor real do negócio;
- Segmento de clientes: é o segmento de clientes no qual a empresa irá focar;
- Os canais: como o seu produto e serviço será entregue e recebido pelo cliente;
- Relacionamento com clientes: a forma que a sua empresa irá se relacionar com aquele que foi definido como o seu segmento de clientes;
- Atividade-chave: as atividades que serão de extrema importância para conseguir entregar a Proposta de valor;
- Recursos principais: os recursos que serão necessários para a realização das atividades-chave;
- Parcerias principais: as atividades-chave que serão realizadas por terceiros e os recursos principais adquiridos fora da empresa;
- Fontes de receita: são as formas de como as receitas serão obtidas através de propostas de valor.
- Estrutura de custos: os custos relevantes que são necessários para que a estrutura proposta para o seu negócio funcione.
Quem pode usar o Canvas?
O Canvas é muito comumente usado por startups e outras empresas que estão começando. Porém, ele também é muito bem-vindo em empreendimentos que já estão em pleno funcionamento.
Por exemplo, em e-commerces , o Canvas pode ser utilizado para modificar o modelo de negócios, lançar novos produtos, explorar novos mercados ou simplesmente para ter uma melhor visualização do negócio como um todo.
Existe mais de um tipo de Canvas, para encaixar com diferentes modelos de negócio, como o Canvas de Projeto. Esse pode ser usado para como uma das ferramentas de gestão de projetos.
Um modelo de negócio descreve a lógica de funcionamento do negócio para que haja um entendimento sobre o funcionamento da empresa e a necessidade dessa mesma empresa no mercado em que se propõe atuar.
O Canvas possibilita a inovação daquilo que já se faz e buscar novas soluções, caso haja a necessidade. Ele dá a possibilidade do empreendedor ser o melhor, entregar mais valor e se destacar mais entre os concorrentes.
Gostou de ler sobre o Canvas e as suas funções? Então acesse o blog Investidores S/A para ler mais conteúdos como esse e muitas outras coisas.