Muitas lojas e serviços online estão apostando em cashback como forma de atrair mais clientes. Já escutou essa palavra em algum lugar? Nessa matéria vamos explicar direitinho o que é, como funciona e os melhores lugares para ganhar.
O que é cashback?
A palavra cashback é um termo inglês que significa “dinheiro de volta”. Basicamente, é quando você paga por um produto ou serviço e recebe de volta uma parte do valor investido.
As formas e regras com as quais ele funciona variam, por isso, é importante ler bem os termos de cada empresa. Geralmente, o cashback é devolvido na própria conta em que realizou o pedido e você pode usá-lo como crédito na próxima compra ou até mesmo diretamente na sua carteira digital e você pode
sacá-lo.
Podem ter ou não uma certa quantia que você precisa atingir antes de poder sacar o dinheiro ou usá-lo. Assim, é uma maneira de fidelizar o cliente e incentivá-lo a comprar novamente na mesma empresa.
Outra opção bastante oferecida de cashback é o “cashback social”, onde você escolhe uma instituição de caridade para a qual a empresa irá destinar uma parte determinada do seu investimento.
Origem do cashback
Ele apareceu pela primeira vez em 1988, em um modelo de reembolso usado pela empresa Ebates, na Califórnia. Foi criada por dois advogados que não tinham muito conhecimento na área de tecnologia.
A empresa foi comprada em 2014 pela Rakuten, um conglomerado japonês tecnológico, por um bilhão de dólares. Eles oferecem uma ampla seleção de produtos, tanto digitais como físicos, além de outros produtos e aulas.
Ela é até hoje, uma das mais famosas companhias a disponibilizar o sistema de cashback, muito usada nos Estados Unidos e Reino Unido.
Surgiu aqui no Brasil no ano de 2007 e tem crescido cada vez mais, principalmente no setor de e-commerce.
Vantagens
À primeira vista, o sistema de cashback parece funcionar simplesmente como outra forma de oferecer descontos. Mas o seu propósito e funcionalidade são bem diferentes.
É uma boa estratégia que vem crescendo cada vez mais. Por que? Porque ela traz consigo muitas vantagens, tanto para os clientes quanto para a empresa. Descubra algumas das principais abaixo:
- Fidelização
A fidelização de clientes é uma das principais vantagens adquiridas ao optar por usar o cashback. Ela funciona bem aqui, pois os clientes sentem que são tão valiosos para a empresa ao ponto de merecerem algumas “regalias”.
Outro motivo é o uso desse cashback. Geralmente, quanto mais se compra mais se ganha, o que motiva a volta de um já comprador. Algumas empresas também estipulam um valor ou número de compras mínima antes de poder usufruir do retorno de seu investimento.
Através dessas trocas, um relacionamento começa a ser formado entre empresa e consumidor.
Para o empreendimento, o custo para manter antigos clientes é menor do que o valor necessário para a aquisição de novos. Por isso, essa é uma vantagem e estratégia muito boa.
- Aumento das vendas
Com o avanço da internet, a concorrência e a disponibilidade entre as ofertas é enorme. Apostar em diferenciais como cashback te deixa um passo à frente nos olhos dos clientes em potencial.
Você pode não acreditar mas o investimento aqui oferece um retorno bem maior, pois, aumenta o número de vendas, atraindo tanto clientes novos quanto antigos.
Outro ponto na questão investimento, vale notar que o dinheiro “devolvido ao cliente” continua na posse da empresa, pois ele obrigatoriamente terá que usar o recurso em outro produto ou serviço do mesmo lugar, não podendo pegar esse dinheiro e gastá-lo em outro estabelecimento.
A menos que a organização opte por permitir que o dinheiro seja sacado a critério do cliente.
Veja agora alguns dos negócios mais famosos por oferecer cashback e ganhe você também!
- PicPay
No PicPay você recebe o valor de até 5% do que gastou em alguma compra usando o cartão de crédito. O máximo que se pode recuperar é 50 reais e, esse dinheiro vai direto para a sua carteira digital.
Com ele, você pode pagar outras contas ou até mesmo pessoas.
- PagBank
Nele você pode obter cashback de algumas formas diferentes:
- Com recargas de celular;
- Serviços de assinatura (o usando para pagar contas do Spotify, Uber e Google Play);
- Usando o QR Code em lojas parceiras;
- Através do pagamento de contas ou boletos de qualquer banco em até 12 vezes no cartão de crédito;
- Abastecendo em algum posto Shell;
- Comprando algo no Shopping PagBank.
Aqui, quanto maior o número de parcelas, maior o cashback. O máximo é 16% do valor total, em parcelamentos de 10 a 12 vezes, com o limite máximo de 600 reais.
- Ame Digital
É um aplicativo bem famoso, especialmente por suas parcerias com as lojas Americanas e os postos Petrobrás. A cada compra usando o cartão da Ame em uma loja parceira você recebe uma parte do seu dinheiro de volta.
Ao comprar fisicamente na loja, você recebe o valor em até 7 dias corridos. Já nas compras digitais, em até 30 dias após a transação.
- Méliuz
É a maior empresa no Brasil ao usar o sistema de cashback. Ela possui mais de 1.600 lojas com as quais mantém parcerias, desde e-commerces de pequeno porte até varejistas de renome no mercado.
Após acumular o valor mínimo de 20 reais, é possível usá-lo em compras físicas ou digitais, ou sacar o dinheiro sem taxa adicional.
Tenho uma empresa de pequeno porte, posso usar o sistema de cashback?
Sim, a maioria dos negócios que usam esse sistema são empresas de grande porte. Mas é possível adaptá-lo para empresas de pequeno e médio porte também, sem nenhum problema.
O importante é fazer o cálculo correto para não sofrer prejuízos. Uma boa estratégia é estudar o lucro e número de vendas de cada produto para que possa colocar a porcentagem de cashback adequada para cada um.
Por exemplo, um produto que quase não sai é uma boa escolha para uma porcentagem maior. Assim, você aumenta a rotatividade dele e ganha em números, em vez de manter ele parado no estoque.
No outro lado, os produtos que mais saem podem receber porcentagens pequenas de cashback, funcionando mais como forma de fidelização do que divulgação e venda.
Falando em divulgação, ele é um ponto primordial. Não adianta nada começar a usar o sistema se ninguém sabe que ele existe. Fazer com que o público note os seus diferenciais é essencial.
A nossa dica é que comece escolhendo alguns produtos e com uma boa divulgação. Vá mensurando os resultados e adaptando para o que funciona ou não para a sua empresa.
O que achou? Bateu aquela vontade de sair comprando ou de aplicar ele na sua empresa? Espero que tenhamos respondido as suas dúvidas e a resposta seja sim para alguma dessas duas perguntas.
Se gostou da matéria e gostaria de se aprofundar nesse ou em outros assuntos, temos muito mais preparado especialmente para você!