logo
Imposto de Renda

Como declarar o empréstimo para o Imposto de Renda

Está chegando a hora de declarar o seu Imposto de Renda para a Receita Federal com alguns empréstimos que precisa colocar em nota, mas não sabe como fazer?

Hoje, iremos te ajudar a descobrir e procurar como lançar, além de informar quais os empréstimos que precisam ser lançados para não ter dor de cabeça com o “Leão”!

A declaração do Imposto de Renda vai até o mês de maio, dia 31 às 23h59, então lembre-se de organizar todos os documentos para não perder o prazo.

A Bom pra Crédito fez uma pesquisa que mostra que as pessoas considerada baixa renda, de classes C e D são as que mais procuram por empréstimos e em segundo lugar vem os empreendedores e normalmente quem quer comprar um veículo.

“A maneira mais rápida de ganhar dinheiro é resolver um problema. Quanto maior for o problema a resolver, mais dinheiro você vai ganhar”.

Steve Siebold

E agora vem aquela pergunta, a partir de quanto devo declarar o meu Imposto de Renda e onde?

Para declarar o seu imposto de renda, podemos fazer isso pelo aplicativo “Meu Imposto de Renda” que vai trazer todas as informações que estiverem disponíveis e qual a melhor forma de declarar e no menu de “ajuda” irá te guiar no sistema.

Lembrando que pode ser encontrado na apple o play store, para Android ou IOS.

Toda declaração sobre o empréstimo só deve ser lançada se o contribuinte conseguiu um valor de 5 mil ou superior a esse valor.

Existem três formas de empréstimo que normalmente entram no seu Imposto de Renda:

Empréstimo Sem Garantia:

Esse tipo de empréstimo é para quem não usou nenhum bem adquirido para conseguir o crédito consignado, crédito pessoal e o cheque especial que são formas de empréstimos de crédito negativo na conta-corrente feito por uma pessoa física.

Quando entrar no aplicativo do “Meu Imposto de Renda” entre na opção de “Dívidas de Ônus Reais”, lá deve ser informado em formato de ficha todos os dados do credor.

Irá aparecer essas opções:

“11 – Estabelecimento bancário comercial” para empréstimo concedido por bancos;

“12 – Sociedade de crédito, financiamento e investimento” para empréstimo concedido por cooperativas de crédito;

“13 – Outras pessoas jurídicas” para empréstimo concedido por empresas;

“15 – Empréstimos contraídos no exterior” para empréstimo concedido por pessoas físicas ou jurídicas localizadas no exterior.

“Aceite o desconhecido, pois muitas vezes aquilo que você desconhece acaba se tornando o seu maior trunfo. É com ele, afinal, que você fará coisas diferentes”.

Sara Blakely

Como os documentos sempre precisam ser atualizados no máximo dentro de 5 anos para a Receita Federal, vai ter um espaço que vai pedir a “Situação” e irá te informar a respectiva data que deve ser colocada.

Desde o início do empréstimo até a última parcela feita pelo contribuinte e seja de 5 mil reais ou superior a este valor.

Outro campo que será requisitado para saber do seu empréstimo será em “Discriminação”, lá será pedido alguns itens para a descrição:

valor do empréstimo;

o destino dos recursos (reforma da casa, por exemplo);

a forma de pagamento, adicionando o número de parcelas e valores;

a natureza da dívida (crédito consignado, por exemplo);

e os dados do credor, com nome e número do CPF ou CNPJ.

O Leão (Receita Federal), irá usar estes dados para investigar e ver se existe algum problema ou fraude a partir dos dados colocados no sistema.

Então para não cair na famosa “malha fina” informe seus rendimentos com clareza e claro se necessário peça ao gerente do banco e do gerente de investimentos de corretoras ou de investimentos independentes que lhe forneça os extratos para montar de forma organizada o seu empréstimo o restante da declaração.

Empréstimo entre pessoas próximas:

Esse empréstimo é para quem pegou um alto valor de empréstimo, sendo a partir de 5 mil reais ou valores superiores a estes que tem o seu lançamento feito em “Dívidas e Ônus Reais” com o uso do código 14 — Pessoas Físicas, após isso consultar o campo “Discriminação” e colocar o número do CPF do colaborador.

Caso você tiver emprestado entre na aba de “Bens e direitos” e procure pelo código 51- Crédito decorrente de empréstimo;

Usar o CPF do devedor para poder indicar o número de parcelas e o total a ser pago.

Garantia:

O empréstimo por garantia é o empréstimo que você pode dar ou um imóvel, ou veículo para poder quitar o seu empréstimo.

Lembrando que o lançamento se faz em “Bens e Direitos”.

Empréstimo Cheque Especial:

Este formato de empréstimo também entra no Imposto de Renda se caso tiver feito acima do valor de 5 mil reais sendo lançado em “Dívidas e Ônus Reais” no código 11- Estabelecimento bancário.

“Eu quase ia dizer para você fazer o que ama, mas não é bem assim. As pessoas mais felizes e bem-sucedidas não amam o que fazem. Elas são obcecadas em resolver algo que importa a elas”.

Drew Houston

Evite atrasos na hora de se organizar para poder colocar seus documentos necessários na montagem do seu imposto de renda.

Cada atraso acarreta 0,33 por certo fora do prazo por dia.

Se o sistema comprovar que houve este problema será aplicada uma multa de 75% sobre o imposto devido e com variações da taxa Selic.

Então lembre-se, se organize, faça toda a montagem de documentos e o que for necessário lançar, aqui na Investidores SA, estamos dispostos a te ajudar e ensinar as melhores formas de poder conseguir resolver suas finanças, empreendimentos e investimentos.

Entre no nosso ‘blog’ e conheça outros temas que temos a oferecer que vão te ajudar nesta nova caminhada para o sucesso!

“A maneira mais rápida de mudar é conviver com as pessoas que mais inspiram você”.

Reid Hoffman

Categorias