Como financiar o seu carro com score baixo

Sem dúvidas, o sonho de quase todo adolescente quando faz 18 anos é ter um carro, o problema é que nos dias atuais ficou cada vez mais difícil de conquistar esse sonho, com o aumento da gasolina e os carros com altos preços, muitos não sabem o que fazer e acabam se frustrando, pois o que fica é um sentimento de ilusão e o choque de realidade. Porém o que poucos sabem é que existe uma maneira de possuir o seu carro de forma rápida através do financiamento. 

Muitos pensam que um jovem de 18 anos não possui crédito o suficiente para fazer um investimento desse nível, logo seria muito arriscado para o vendedor aceitar a oferta ou até mesmo para o banco fazer um empréstimo, você verá agora como fazer um financiamento com o score baixo.

O que é Score?

O score de crédito, ou simplesmente score, é definido por duas empresas, o Serasa Experian e SPC Brasil, elas têm a responsabilidade de definir os fatores e classificações para analisar os riscos de fazer um empréstimo para uma pessoa que talvez não consiga devolver o dinheiro em um futuro próximo. Esse score é feito por uma pontuação de 0 a 1000, sendo o 0 o tipo de empréstimo mais arriscado e 1000 o quase perfeito.

Os bancos levam em consideração essa pontuação para definir se o empréstimo será aprovado ou rejeitado e como método de segurança elevar os juros, geralmente essa definição é feita com a análise de crédito do cliente. Caso a pontuação seja alta, os juros serão mais justos e a possibilidade maior de seu empréstimo ser aprovado.

Qual o score mínimo para meu empréstimo ser aprovado?

Agora que você já sabe como funciona a pontuação do score, a pergunta que fica é: qual é a pontuação necessária para eu poder conseguir fazer um empréstimo para o meu carro?

Não existe ao certo uma pontuação pré definida para esse tipo de negociação, mas geralmente os bancos ou as financeiras costumam aprovar apenas aqueles que possuem uma pontuação maior que a de 500. Entretanto, para ser mais realista, dependendo do valor do carro e a porcentagem que for pedida, pode ser que a pontuação necessária aumente, caso um cliente queira financiar 100% do valor do veículo pode ser que a pontuação necessária seja de 700.

Mas é claro que existe outras maneiras, por exemplo se o cliente oferecer uma parte do valor para financiar ou até mesmo “entregar” o seu carro atual para fazer o investimento, provavelmente a pontuação requisitada irá abaixar, os bancos costumam pedir 20% de entrada para aqueles com score entre 500 e 600, assim o cliente poderá ter todo o dinheiro do empréstimo para investir em seu carro.

É claro que essas informações são apenas suposições baseadas em dados que já aconteceram, isso não quer dizer que todas as situações são iguais, por mais que a pontuação do cliente possa ser excelente, nem sempre seu empréstimo será aprovado. As decisões do banco também podem se basear no estado econômico do país, desde o valor do empréstimo até às garantias aceitas que o consumidor oferece, uma forma deles saberem se o investimento será válido é pela parcela mensal que o cliente oferece, se ela for menos que 30% do salário mensal do consumidor, o banco ou a financiadora entenderá que o investimento é seguro, assim o peso da pontuação diminui conforme esses dados que serão analisados. 

Dicas para comprar um carro com score baixo

Veja a seguir algumas maneiras de conseguir o empréstimo para financiar o seu carro: 

Pague o maior valor possível na entrada

É praticamente impossível uma pessoa comum ter dinheiro o suficiente para pagar um carro à vista, porém  pagar um valor alto na entrada pode te trazer alguns benefícios, uma delas é que o valor do financiamento irá diminuir, aumentando assim a probabilidade de seu empréstimo, outra vantagem é que as suas parcelas iram diminuir, resultando assim na facilidade maior da quitação do financiamento.

O valor ideal para pagar na entrada é a metade do dinheiro total do empréstimo, pode ser difícil para muitos conseguir este valor, então procure oferecer 30% do valor cheio, para evitar a extensão das prestações e que elas fiquem mais caras ao longo do tempo.

Ofereça uma garantia

Além de pagar a entrada, existe outra maneira de oferecer uma garantia para o banco, ela se chama home equity, resumidamente é quando você entra em um empréstimo usando como garantia a sua casa, na lei você pode oferecer seu imóvel tranquilamente como valor de empréstimo. Mas caso você não queira tomar esse risco pode ficar tranquilo(a), existem algumas formas para aumentar o seu score e facilitar o seu empréstimo. 

Como aumentar o score para o financiamento

Apesar de existir várias maneiras de entrar no empréstimo com score baixo, é sempre bom aumentar a sua pontuação, confira abaixo como: 

Pague todas as suas dívidas

Sempre que o seu nome ficar em evidência no Serasa, seu score irá reduzir automaticamente, pois os bancos irão entender que você não tem comprometimento o suficiente para conduzir um empréstimo, ou seja, você se torna um mau pagador.

Mas isso não significa que está tudo perdido, esse status é temporário e pode ser revertido, a partir do momento em que todas as suas dívidas forem pagas, seu nome ficará “limpo” e seu score pode voltar a subir, então evite ao máximo acumular dívidas, isso pode dificultar sua vida em um futuro próximo ou distante.

Pague suas contas em dia

Evite atrasar de pagar as suas contas, pagar em dia aumenta o seu score e mostrará que você é uma pessoa responsável com pagamentos em datas, uma boa dica para todos que tem dica para as pessoas que têm dificuldade em lidar com essa responsabilidade, é juntar as contas e coloca-lás em débito automático, assim você não correrá risco de perder uma conta e diminuir o seu score.

Tente não pedir muito dinheiro em pouco tempo

Sempre que um consumidor entra com um pedido de empréstimo, a instituição responsável começa a fazer uma coleta de dados com o CPF do usuário junto com órgãos de proteção ao crédito, como por exemplo o Boa Vista. Assim eles entendem que o cliente está passando por um momento de dificuldade financeira, o que resulta em um empréstimo de maior risco, sendo assim o score diminuirá. Porém, se esse mesmo consumidor pagar suas contas em dia, seu score pode se recuperar.

Conclusão

Pode-se concluir que, a sua pontuação score é basicamente a sua identidade no mundo financeiro, todos dependem dela para poder entrar com pedidos de empréstimo para qualquer tipo de situação, por isso é sempre bom se manter com as dívidas pagas, sem dever nenhuma conta e possuir um bom plano estratégico para dar o retorno ao banco. Quanto mais alto seu score, melhor será a sua fama no mercado, logo você terá mais facilidade para conquistar seus objetivos financeiros.

Se você gostou de aprender sobre score financeiro e quer saber muito mais sobre como investir ou como economizar, acesse os outros links deste post e se aventure no blog Investidores S/A.