Como financiar um apartamento
Todo jovem que pensa em como será sua vida adulta reflete sobre quais serão seus primeiros passos na vida profissional e pessoal, como escolher qual será a sua futura profissão, arranjar um emprego, comprar uma casa e um carro.
Geralmente, os jovens têm uma preocupação maior com a questão de sair de casa cedo, já que isso é visto como um desenvolvimento maduro pela sociedade, quanto mais cedo o jovem sair da casa de seus pais, mais maduro e esperto ele é, e talvez esse rótulo seja o principal combustível para a alta procura de casas com baixos preços.
Entretanto, no momento em que vivemos, nós sabemos que não é mais tão simples comprar uma casa como era 60 anos atrás. Além dos valores aumentarem a cada ano que se passa, está ficando mais difícil encontrar casas em localizações próximas de mercados ou de transportes públicos, e isso é extremamente necessário para um jovem adulto, que acabou de começar a sua vida fora da casa dos pais.
Mas existe uma solução que os jovens estão adotando graças às imobiliárias, a compra de apartamentos. Os edifícios de moradia são uma excelente alternativa para jovens e também para famílias consolidadas, pois um apartamento pode trazer algumas vantagens diante de uma casa comum, são elas:
- Mais segurança;
- Menos trabalho na limpeza;
- Sem perturbação na porta de casa;
- Maior possibilidade de fazer amigos.
O financiamento pode ser a melhor possibilidade para adquirir um apartamento, mas nem todos sabem como utilizar um financiamento, como se preparar financeiramente e qual a sua importância. Então, a Investidores S/A veio explicar tudo o que alguém que tem interesse precisa saber.
7 passos para financiar um apartamento
Financiar um apartamento não é um monstro de sete cabeças como a maioria das pessoas pensam, mas, se esse for o caso, temos sete dicas para vencer cada uma das cabeças desse tal monstro financeiro.
Faça uma simulação do financiamento
Entre em contato com uma instituição financeira e informe seus dados. Lá, as empresas irão fornecer o prazo do contrato, número de prestações, valores e mais. Pode ser interessante fazer a simulação com mais de uma empresa, já que dependendo dos dados fornecidos, os créditos e os valores das prestações podem mudar.
Com isso, o comprador pode avaliar todas as opções e fazer a sua escolha com base nas condições impostas e em quais delas são válidas para o seu negócio prosperar.
Solicite uma avaliação de crédito
Após fazer uma análise das simulações e definir as possíveis escolhas, o comprador deve entrar em contato com os bancos e solicitar uma análise de crédito nas empresas que foram avaliadas positivamente. Nesse momento, o banco identifica as possibilidades de uso do FGTS de seu cliente, sua capacidade de pagamento e o tipo de crédito mais adequado.
Aguarde a avaliação de engenharia
Após a análise dos documentos e a aprovação do crédito, o banco faz uma avaliação do valor de venda e as condições de uso. Entretanto, móveis que são considerados antigos ou que estão presentes em áreas de risco como desabamentos, podem ser recusados pela instituição, por isso o cliente pode não conseguir o empréstimo.
Esteja presente no andamento do financiamento
O cliente sempre tem acesso ao andamento com o banco, basta apenas fazer contato direto com a agência ou por meio do aplicativo da instituição caso ela possua uma.
Faça a compra
Após toda a documentação se acertar e tudo estiver nos eixos, efetue a compra. O cliente deve assinar um contrato de financiamento e providenciar o registro no cartório de imóveis, lembre-se de ler todas as cláusulas atentamente, é sempre importante ter um advogado presente caso haja alguma dúvida.
Pague as prestações em dia
É importante ressaltar que os pagamentos do financiamento devem sempre ocorrer de forma contínua e correta, as instituições financeiras não gostam de pagamentos fora do prazo, isso pode acabar com o contrato e até mesmo abaixar gravemente o score do cliente.
Com a baixa do score, fica muito mais difícil conquistar outro empréstimo, mesmo que não seja para o apartamento, então lembre-se das simulações feitas no começo e tente se adaptar a ela.
Gerencie o dinheiro corretamente durante o financiamento
No meio de todo o negócio, pode ser que em algum momento o comprador conquiste um dinheiro bônus. Então, pode ser interessante que o cliente use-o para quitar as prestações, afinal, terminar de pagar o quanto antes é o melhor plano.
Conclusão
Com essas dicas, qualquer financiamento será bem feito, é só seguir passo a passo e não se descuidar das finanças. Mas caso ainda tenha ficado alguma dúvida, acesse o blog Investidores S/A, nele você pode encontrar várias outras dicas e até algumas sugestões de onde fazer negócio.
Se inscreva na nossa newsletter para receber os artigos em primeira mão e não perder tempo para saber das nossas novidades, até a próxima.