Atualmente, a era digital tem proporcionado um grande movimento no mercado de trabalho, por muitos essa nova mudança é considerada como a terceira revolução industrial, já que as máquinas estão se tornando cada vez mais inteligentes e aptas para substituir o trabalho manual feito por homens, gerando assim uma maior taxa de pessoas desempregadas em diversos trabalhos, por exemplo a construção de carros, plantações de sementes, fabricação de brinquedos, celulares etc. Existe a expectativa de que no futuro grandes construções como prédios de 50 andares sejam produzidas apenas por impressoras 3D.
A realidade é que precisamos aceitar a tecnologia e automatização em nossas vidas, o mundo está mudando e é necessário que a sociedade mude também, e para isso temos que entender qual será a nova onda de empregos. Especialistas apontam que no futuro a área de tecnologia será a maioria dos empregos de toda a população e que nós devemos nos preparar para o que pode ser talvez a maior taxa de desemprego na história.
Mas com essas mudanças, é esperado que a acessibilidade para a educação aumente em larga escala, a princípio já tivemos o primeiro passo feito por Elon Musk, no dia 20 de maio de 2022 o empresário chegou ao Brasil oferecendo para o presidente Jair Bolsonaro seu serviço de internet da Starlink para 19 mil escolas de todo o país, incluindo as de zona rural e da Amazônia, facilitando assim a inclusão de todos à educação.
Como posso manter a minha renda nessa nova era?
Ao contrário do que muitos pensam, a tecnologia não é um monstro de sete cabeças e pode ser facilmente aprendida, o marketing digital se tornou uma nova fonte de empregos para as pessoas que se interessam em criar design, o instagram virou o novo carro de som para divulgar os produtos de sua loja, e para que tudo isso aconteça é necessário um tipo de profissional: o programador.
Pense nessa profissão como um construtor, para que você tenha uma parede bem firme e sólida é necessário que um arquiteto desenhe e projete a parede e a mão de obra entre em ação para a produção, utilizando vigas, cimento, reboco etc. O programador faz todas essas funções só que na construção de um software ou um aplicativo, e essa profissão é uma das mais requisitadas em todo o mundo. Além da alta demanda aqui no Brasil, muitos países como Portugal estão gerando novas oportunidades para os brasileiros, fazendo com que essas pessoas mudem de vida.
Quais podem ser os melhores aplicativos para serem criados?
Como ganhar dinheiro com aplicativos? Aqui vai cinco ideias para criar um aplicativo de sucesso:
Aplicativos de edição:
Não é novidade que grande porcentagem das fotos que estão na internet são produzidas com efeitos de edição, o problema é que as melhores fotos sempre são editadas em aplicativos pagos ou em aplicativos que demandam um alto conhecimento de uso, pode ser uma boa pedida um programador jovem criar um aplicativo de edição de fácil manuseio para o seu público, com bons efeitos que podem ser adquiridos de forma gratuita.
Hoje em dia um bom exemplo disso pode ser o Canva, mas por quê não supera-lo? Inove e crie algo que será usado por muitos a longo prazo, o mundo da edição está precisando de uma nova ferramenta.
Aplicativos de idioma:
Ter um idioma diferente além do nativo pode ser um diferencial no currículo de qualquer um, por isso as buscas por meios de aprendizado de língua estrangeira aumentaram nos últimos anos, existem várias maneiras para aprender um novo idioma como fazer um curso em uma escola própria do idioma, ou cursar online em sites, porém ambas as opções são pagas e infelizmente nem todos conseguem arcar com os custos.
Por conta disso as pessoas têm procurado formas alternativas de aprender, como videoaulas gratuitas na internet ou aplicativos de ensino, o app Duolingo consegue suprir essa função de forma gratuita, seu método de ensino consiste em ensinar seu público através de mini jogos e pontuações baseadas no seu aprendizado, quanto mais alto seu nível, mais avançada serão as lições.
Para quem planeja ganhar dinheiro com aplicativo de idioma, tente fazer como o Duolingo, porém aprofunde as lições, traga exemplos do dia a dia, explore mais línguas, quanto mais idiomas estiverem a disposição, melhor será.
Aplicativos de serviços:
Um dos apps mais usados no mundo, os aplicativos de serviços mudaram a vida de várias pessoas, antigamente era necessário ligar para as pizzarias para pedir uma pizza, agora é só entrar no Ifood e fazer o seu pedido, a mesma coisa funciona para os táxis, antes era necessário se locomover até um ponto específico, agora ele te espera na porta de sua casa. É possível perceber que a criação desses aplicativos além de terem gerados novos empregos, trouxeram facilidade para o dia a dia da população.
Para um programador que planeja ter uma renda sólida, criar um aplicativo de serviço pode não ser uma má ideia, levando em consideração a quantidade de serviços que o programador pode escolher para cobrir, ele tem um mar de opções, podendo até fazer parceria com algumas empresas para programar para eles.
Aplicativos de encontro:
Na era digital, encontrar o amor da sua vida pode ser mais fácil do que parece, afinal estamos falando de conectividade a distância, para se deparar com uma pessoa que te interesse não é necessário sair todo o fim de semana, nesses sites você pode conversar com pessoas que sejam de seu interesse e assim marcar um encontro, é muito mais simples do que se arrumar todo para ir na balada toda sexta feira não é mesmo?
O programador tem a missão de criar um aplicativo onde as pessoas não precisem pagar caro para utilizar, ele pode usufruir de parcerias de anúncios em seu app, assim todos saem ganhando, afinal o que importa aqui é espalhar o amor.
Aplicativos de jogos:
Por último, mas não menos importante, os aplicativos de jogos, ou os famosos apps de games, eles podem ser a sua maior criação se forem bem trabalhados, o objetivo do programador, além de ganhar dinheiro com o aplicativo, é criar um jogo onde as pessoas passam horas no banheiro se divertindo, uma boa pedida pode ser os jogos online como o Clash Royale, criado em 2016 pela Supercell, o jogo tem uma dinâmica simples de derrubar torres usando cartas em uma arena contra adversários que jogam em tempo real.
Ao criar um jogo viciante e divertido, sua renda poderá se estender a longo prazo, criando uma forte base de fãs e atraindo diversas propostas de parcerias para anúncios, o que mais importa aqui é fazer um aplicativo que as pessoas possam se divertir aonde elas quiserem.
Conclusão
Pode-se concluir que, a nova era tecnológica está movimentando todos e criando um futuro misterioso e intrigante, porém precisamos acompanhar essa mudança e entender qual será o papel da sociedade nessa transição. As pessoas podem precisar de novos empregos e o ramo da programação está de portas abertas, além de poder trabalhar em empresas, a área do programador permite que ele desenvolva seus próprios projetos e crie sua própria marca, a criação de aplicativos podem fazer a diferença na vida de diversas pessoas, então não perca tempo e comece já o seu futuro como programador.
Se gostou de saber mais sobre esta profissão e como a criação de aplicativos pode fazer a sua renda, leia mais em Investidores S/A, lá é possível aprender muito mais sobre tecnologia e como usar isso no ramo de empreendedorismo.