logo
Mulher escrevendo de casa

Como ganhar dinheiro escrevendo de casa: 7 maneiras comprovadas

Se você, assim como eu, gosta de passar o seu tempo lendo e escrevendo, esse post foi feito exatamente para ti! Bora descobrir 9 maneiras comprovadas para ganhar dinheiro sem sair de casa enquanto faz algo que gosta.

Para começar, iremos falar sobre o que você precisa saber para começar a ganhar dinheiro escrevendo. Existem alguns requisitos básicos que são importantes de serem lembrados. Afinal, de nada adianta divulgar o seu trabalho se ainda não possui as habilidades necessárias para realizar as tarefas.

Parece bobo, mas é sempre importante ressaltar a importância de não cometer erros sintáticos e nem semânticos. O que isso significa?

Erros sintáticos são os cometidos na sintaxe da frase, ou seja na parte gramatical. É aquela frase mal formulada, em que as ligações entre as palavras estão incorretas, como colocar um artigo no singular e o seu substantivo no plural, por exemplo.

Já os erros semânticos são os que acontecem na hora de entender o sentido da frase. Semântica é a área que estuda o significado e sentido das palavras. Aqui, a frase pode ter sido estruturada corretamente no quesito gramatical, mas não é possível entender o seu sentido e o que ela quis dizer.

Nossa dica de ouro: deixe o texto descansar. Depois de terminá-lo, o deixe de canto e vá fazer outra coisa. Quando estiver descansado da tarefa, retorne e o leia novamente, assim fica mais fácil pegar erros que podem ter passado batidos pois o seus olhos já estavam cansados e/ou acostumados com o texto.

  • Possuir equipamento adequado

Para trabalhar no ramo, é necessário ter uma boa conexão com a internet e um dispositivo compatível com a tarefa, como um computador ou notebook, tablet ou um celular em que possa escrever o texto.

O ambiente não é obrigatório, mas quando temos um local calmo e confortável, nossa concentração e rendimento tendem a aumentar. O conforto também conta, por isso, invista em um espaço preparado para que você possa se sentar confortavelmente por um período mais longo e que não tenha grandes bagunças ao redor constantemente.

Outro motivo para preparar um cantinho só para isso, é para que separe quando está descansando e quando está trabalhando. Muitas vezes, no trabalho remoto, tendemos a misturar tudo e não parar de trabalhar na hora que deveríamos.

Nada de escrever seus textos na cama antes de dormir ou enquanto almoça, descansar também deve ser uma prioridade em sua vida, a saúde mental também é muito importante, não esqueça dela!

  • Organização 

Ligado à questão anterior, manter as tarefas organizadas é muito importante quando se trabalha em casa. Entenda seu limite de produtividade, encaixe os prazos necessários e não deixe tudo para cima da hora.

Nosso conselho é que distribua tudo o que você precisa fazer de maneira que possa terminar as suas obrigações com calma, e lembre-se de anotar as datas. Existem várias ferramentas que te ajudam a montar a sua lista de tarefas, desde as já conhecidas agendas feitas de papel até o trello, um aplicativo online onde você pode escrever cartões e deslocá-los para o lugar que quiser, ou até mesmo o calendário do Google.

 Ah, e não se desespere se ainda não sabe quanto você consegue produzir por dia. No começo, procure prazos maiores para que faça tudo com calma. Com o tempo, começará a entender quanto tempo leva para escrever determinadas quantidades de palavras, além de ficar cada vez mais ágil.

  • Vontade e curiosidade para aprender sobre diferentes assuntos

Tudo bem, é verdade que existem demandas para praticamente qualquer setor atualmente. Temos afinidades com algumas áreas em específico e está tudo bem. Mas geralmente precisamos fazer pesquisas e encontrar fontes para dar mais autoridade em nossas matérias.

No começo, aceitar escrever temas sobre diferentes assuntos é uma boa pedida, tanto para seus conhecimentos quanto para gerar mais experiência. Portanto, será necessário que faças pesquisas.

E aí, descobriu que você se encaixa nesse perfil? Espero que esteja empolgado para começar!

Conheça agora, 9 métodos comprovados para ganhar dinheiro escrevendo de casa

  1. Redator de blogs

Se engana quem pensa que a época do reinado dos blogs morreu. Eles ainda são ferramentas importantes para marcas e a maneira escolhida por muitas pessoas para se expressarem e compartilharem seus conhecimentos e opiniões com o resto do mundo.

As opções aqui são variadas. Você pode conseguir empregos de carteira assinada remotos ou trabalhos como freelancer. Muitas empresas investem no marketing de conteúdo para aumentarem suas vendas e visibilidade através de matérias no seu blog, sempre escritas de forma otimizada no SEO.

Se preferir criar seu próprio blog, também é uma ótima opção! Muita gente ganha 100% de sua renda somente pelo seu blog. Como? Através de parcerias e patrocínios.

No entanto, não deixe de levar em consideração que se for começar seu blog do zero, poderá levar algum tempo até que consiga construir uma boa audiência.

  1. Copywriter

Esse termo ganhou muita força nos últimos tempos. Basicamente, ele se refere a uma forma e série de estratégias e técnicas para escrever um texto persuasivo. Ele deve ser formulado com a intenção de fazer com que o leitor faça alguma ação, pode ser uma venda, se inscrever em um curso ou até mesmo deixar seu contato.

Muitas empresas estão apostando nesses profissionais para que escrevam textos para blogs, sites e mídias sociais.

  1. Digitador

Essa pessoa é a responsável por digitar qualquer tipo de informação necessária. Ela pode transcrever áudios ou vídeos, formular tabelas, analisar dados, formatar textos e escrever e-mails, etc.

  1. Tradutor

É fluente em uma língua que não seja o português? Então essa opção é perfeita para você. A demanda para tradução de textos, livros, pesquisas, vídeos e áudios é enorme, é uma ótima opção para quem procura trabalhar escrevendo. 

É possível encontrar trabalhos para praticamente qualquer língua mas, as mais procuradas são inglês, espanhol, mandarim, francês, árabe e híndi. 

Ter diplomas e certificações são sempre uma boa pedida, contudo na maioria das vezes não é obrigatório. A não ser que seja um trabalho CLT.

  1. Editor

Um editor de textos é o responsável por deixar o texto bonito visualmente. Ele diagrama o conteúdo na página, encaixa as imagens e legendas. Geralmente também deve-se olhar a formulação das frases com cuidado, apesar de nem sempre ser sua obrigação revisar o conteúdo.

  1. Entrar em concursos literários escrevendo

É possível encontrar vários concursos literários por ano flutuando na internet. Tanto nacionais quanto internacionais. É uma forma bem legal de ganhar um dinheirinho e ainda descobrir quão bons são seus textos.

Aqui vão algumas dicas para ganhar: 

  • Escolha os que se adaptem a você, a sua idade, conhecimento e estilo de escrita;

  • Se inscreva em concursos menores e com menos concorrência para ganhar experiência no começo;

  • Preste atenção no tema, aposte nos que se encaixam na área que você mais gosta de escrever;

  • Pesquise a banca de júri, o conteúdo deve agradar as pessoas que estarão julgando os textos inscritos, afinal, principalmente ser for de escrita criativa, o gosto pessoal acaba contando muito;

  • Peça feedbacks de pessoas da sua confiança antes, como familiares e amigos. Escute a opinião deles como leitores, nem sempre a nossa percepção da história é a mesma do que a do público;

  • Não desista no primeiro!

  1. Ux Writer

Uma das profissões tendências no mercado de trabalho, é uma maneira de escrever feita especialmente para o mundo digital, pode ser para aplicativos, redes sociais, infoprodutos e etc.

A função deste escritor, é fazer com que o usuário entenda todos os caminhos que deve fazer da maneira mais intuitiva possível. Por exemplo, ao acessar o aplicativo de seu banco pela primeira vez, você deve seguir todas as instruções para que consiga mexer na sua conta.

O papel do Ux writer é atuar escrevendo tudo o que aparece na tela de maneira clara, como botões em que deve clicar, informações necessárias e etc.



O que achou? Deu vontade de começar a trabalhar com algumas dessas opções? Espero que sim! Ah, e não se esqueça, apesar dessas serem as principais tendências do mercado, existem várias outras que você pode gostar também. O importante é escolher áreas que te deixem feliz e empolgado para performar. 



Se você gostou deste conteúdo, que tal aproveitar e dar uma olhadinha nas nossas outras matérias? Temos vários posts sobre esse assunto e muitas outras que podem te ajudar. Não perca mais tempo e comece a ganhar dinheiro!

Categorias