Como investir com pouco dinheiro, alcance a independência financeira com apenas 30 reais por mês

No mundo de hoje, as pessoas estão buscando por soluções para conseguir uma boa renda. As primeiras ideias da maioria é investir em alguma coisa, seja em ações ou até criando a própria empresa. Entretanto, as ideias são deixadas de lado por conta da falta de conhecimento da bolsa, lugar em que é possível investir com pouco dinheiro.

Se engana quem pensa que é necessário inserir uma alta quantia de dinheiro para entrar no mercado financeiro. Existem muitas alternativas acessíveis para os jovens investidores que pretendem adentrar aos poucos neste novo mundo, então, deve-se ter em mente que não é necessário ser rico para poder investir. 

Com muito estudo, boas estratégias e investimentos certeiros, é possível atingir resultados incríveis com baixos investimentos a longo prazo. Ou seja, um investidor não precisa investir altas quantias de dinheiro sempre que for trabalhar na Bolsa de Valores, basta apenas ser organizado e ser constante em seus aportes para atingir suas metas. 

Hoje, você verá a importância de investir e descobrirá 12 dicas para investir com pouco dinheiro, tudo isso e mais, venha conosco! 

Por que investir agora?

A primeira coisa que um bom investidor deve saber antes de começar a injetar seu dinheiro em ações é que, investir é a melhor maneira de ter mais segurança e prosperidade financeira, além de claro, conseguir gerar mais renda para a sua carteira. 

Investir o seu dinheiro, mesmo que seja pouco, pode multiplicar a quantia que foi concebida as ações, gerando assim uma renda maior para o acionista. Consequentemente, os rendimentos aumentam as opções de compra do investidor e contribuem com a renda final. 

Porém, a falta de estudo e conhecimento podem ocasionar em decisões errôneas ou pouco acertadas, em outras palavras, que não fazem parte do perfil do acionista e nem de seus objetivos. O que isso quer dizer? Quanto antes um jovem investidor começar a estudar o mundo da economia, a probabilidade de ótimos resultados tende a aumentar. 

Uma prova de que essa experiência faz a diferença no momento de investir está presente nos seus resultados, que podem ser percebidos quando se trata de renda fixa ou variável. 

Usando a renda variável como exemplo, na estratégia de investimentos ao longo prazo, a modalidade possui vantagem de reduzir os efeitos de oscilações e diminuir os riscos com o passar dos anos. Já na renda fixa, os juros compostos se acumulam durante o passar do tempo, resultando em um capital cada vez maior. 

A importância dos aportes

Os aportes nada mais são do que a quantidade de capital que é injetada por um acionista ou fundo de investimentos em uma ação da Bolsa de Valores, startups e outros. Claro que esses movimentos são feitos na expectativa de obter um retorno maior.

A constância é essencial em qualquer situação da vida, desde ter boas notas até na presença dentro do mercado de ações, que é um fator extremamente importante para acumular dinheiro. Não se trata apenas de poupar patrimônio, é necessário ser disciplinado nos aportes, por mais que seja uma pequena quantia. 

Uma estratégia que muitos investidores costumam usar é determinar um limite de investimento, isso baseado no orçamento assim que receber o pagamento. Com isso, o investidor deve planejar a quantidade que será investida e a quantidade que será utilizada para os gastos mensais, é apenas uma questão de organização. 

Como investir com pouco dinheiro

Agora que você já sabe como funciona o mundo dos investimentos, chegou a hora de descobrir os melhores lugares para investir com pouco dinheiro.

Veja a lista a seguir. 

Opções para investir com trinta reais

As primeiras opções são recomendadas para aqueles que nunca investiram na vida e pretendem começar o mercado de ações. Como já foi dito anteriormente, o mercado de ações oferece as opções mais seguras para guardar o dinheiro, além de render mais capital do que simplesmente utilizar uma conta poupança. 

As opções são: 

  • Tesouro Selic

Provavelmente, o Tesouro Selic é uma das opções de investimento mais conhecidas do mercado, famosa por ser a escolha de quem procura sair das contas poupança ou montar uma reserva de emergência.

O Comitê de Política Monetária (Copom) realiza reuniões a cada 45 dias para definir o valor da taxa Selic, não sabe o que é isso? Leia nosso outro artigo explicando tudo sobre este termo da economia.

A grande vantagem do Tesouro Selic é por conta de sua rentabilidade diária. Portanto, trata-se de uma escolha que possui alta liquidez e que possibilita saques antecipados sem perda de patrimônio. 

  • Tesouro prefixado

O Tesouro Prefixado é outra ótima opção para acionistas iniciantes, a empresa possui uma taxa de rendimento definida em um determinado momento da contratação. Isso faz com que o investidor saiba exatamente o momento e a quantia que receberá no fim do investimento. 

Além disso, a empresa conta com sua alta liquidez para atrair mais acionistas, isso se deve por conta do Governo Federal, que garante a compra de todos os títulos de ações do Tesouro. 

Entretanto, por conta de ter uma taxa fixa, as ações do Tesouro prefixado estão mais expostas à marcação do mercado que, consequentemente, pode afetar o preço da venda final. 

  • Tesouro IPCA

Por último, mas não menos importante, apresentamos o Tesouro IPCA, que é considerado pelos acionistas e investidores como uma modalidade híbrida, já que a empresa busca combinar uma taxa pós-fixada com outra fixada. O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) é responsável por definir esses valores.

Além disso, há uma adição da taxa fixa, que é definida pelo emissor, isso faz com o dinheiro do investidor renda sempre acima da inflação brasileira, e não perderá o poder de compra ao longo dos anos. 

A exemplo do Tesouro Prefixado, essa alternativa pode ser paga através dos juros com vencimento ou com cupons semestrais. Já sobre a tributação, todas as opções que o Governo apresenta seguem a tabela regressiva do Imposto de Renda

Conclusão

Atualmente, o mundo vive várias crises de instabilidade financeira, e os mais afetados são os trabalhadores que buscam viver com a sua renda. Porém, o capital adquirido pela maioria da sociedade tem se mostrado insuficiente para que uma família possua boas condições de vida.

Por conta disso, muitos procuram outras maneiras de completar a sua renda final e poder garantir uma boa vida para seus familiares, é aí que entra o mundo dos investimentos. Investir proporciona segurança e uma chance de aumentar a renda mensal, qualquer um pode investir, basta se preparar bem e estudar muito. 

Se você gostou deste conteúdo e gostaria de saber mais sobre o incrível mundo dos investimentos, corre aqui que temos várias matérias sobre o assunto. E sobre outros também!