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Como investir em marketing digital para pequenas empresas

Se você é empresário de uma pequena empresa e quer fazê-la crescer, temos a solução perfeita para você. Apostar no marketing digital para pequenas empresas é uma das ações que pode ser tomar para garantir um crescimento mais acelerado do negócio, aparecendo mais para seus consumidores e para o mercado.

E para te ajudar a entender mais sobre o assunto, criamos este artigo com as principais informações que você precisa saber para começar a introduzir sua empresa no marketing digital.

Vale a pena investir em marketing digital para pequenas empresas?

Atualmente, a internet é uma das maiores aliadas das empresas – principalmente das pequenas empresas, para conseguir atrair mais clientes.

Quando usado o marketing digital, além de conseguir atingirem um enorme público, são menos custosas do que as tradicionais propagandas em televisão, rádio e conteúdos impressos, que eram as principais ferramentas de marketing há alguns anos. Hoje são usadas muitas ferramentas para fazer a sua empresa crescer sem gastar muito – ou as vezes nada.

Quais as vantagens do marketing digital para pequenas empresas?

– Acompanhamento dos resultados

O marketing digital para pequenas empresas tem um ponto fundamental, que é a possibilidade de acompanhar seus resultados com o máximo de detalhes possível.

Com o Marketing digital a empresa pode utilizar as métricas fornecidas por ela para coletar informações que vão determinar de forma mais precisa a saúde do negócio. Sendo assim, mais fácil descobrir qual estratégia utilizar para conseguir influenciar o público da melhor maneira possível nas tomadas de decisão.

– Audiência

No marketing para pequenas empresas, produzir conteúdo é fundamental para criar uma base sólida de clientes. Quanto mais ativos, maior será a propaganda feita por eles e, consequentemente, maior será a atração de outros clientes, tornando o negócio uma referência no mercado.

– Custo-benefício

Combinando todos os benefícios apresentados a uma boa estratégia de marketing digital para pequenas empresas, é possível obter muitos resultados positivos, atingindo uma ótima parcela do público-alvo.

o que é melhor, sem a necessidade de investimentos de alto custo, já que é possível encontrar tanto técnicas e soluções gratuitas quanto ferramentas eficientes e mais baratas, se comparadas aos meios tradicionais, como televisão, revistas, outdoor etc.

Fazendo sua empresa economizar e ter um custo-benefício maior.

Quando não vale a pena investir em marketing para as pequenas empresas?

Considerando os benefícios que o marketing digital pode trazer para as pequenas empresas, não há motivos relevantes que justifiquem não investir nesse tipo de estratégia.

Aliando-as com uma boa estratégia, será mais fácil alavancar o nome da empresa no mercado e obter resultados excelentes, promovendo uma maior proximidade com o público e fidelizando cada vez mais clientes. Mesmo que o orçamento para investimento em marketing não seja tão grande no começo, é possível explorar diversas soluções e ferramentas de baixo custo ou até mesmo gratuitas.

Quais técnicas gratuitas podem ser aplicadas no marketing digital de uma microempresa?

Para empresas que não podem investir tanto inicialmente, é possível contar com técnicas gratuitas e que apresentarão resultados satisfatórios com o tempo. Como o Marketing Digital e Social mídia.

– Marketing digital

Apostar no marketing de conteúdo é uma ótima estratégia e que pode ser feita até sem custo, desde que explorada de maneira correta, e que apresenta ótimos resultados a médio e longo prazo.

Nesse sentido, uma boa solução é buscar por sites e blogs gratuitos, alimentando as páginas com frequência e com conteúdos relevantes voltados a todas as etapas de funil do mercado, atraindo, convertendo e fidelizando mais pessoas. Para isso, é necessário que a empresa possua uma equipe que saiba explorar estratégias de SEO (Search Engine Optimization) que de forma eficiente, utilizando as palavras-chaves de maneira correta, faça com que os conteúdos da empresa estejam entre os mais relevantes nas pesquisas dos clientes.

– Social mídia

Na era das redes sociais, nada mais importante do que explorar um ambiente que reúne milhões de pessoas, utilizando as principais plataformas de interação para divulgar o seu produto e fidelizar cada vez mais clientes.

Para isso, é necessário que você entenda a “linguagem” do seu público, para que possam ser criadas estratégias específicas de interação, tendo grandes chances de atraí-lo. Atingindo o público de maneira correta, eles mesmos contribuirão para o crescimento do negócio, fazendo a divulgação da marca para amigos ou seguidores.

E quais ferramentas podem ser utilizadas?

A empresa não deve se limitar apenas a Instagram, Facebook e Twitter. O WhatsApp é um dos aplicativos de conversa mais utilizados no mundo e que pode ser explorado.

Também tem o google Analytics, ele é um grande aliado do marketing digital, sendo uma excelente ferramenta de monitoramento e análise de dados dos sites ou aplicativos.  Uma de suas principais vantagens está na integração com outros serviços da empresa, como o Google Ads e o Search Console.

Além disso, a plataforma é de fácil configuração e oferece uma versão gratuita completa.

Assim como o Google Ads, é possível explorar esse tipo de ferramenta em algumas das principais redes sociais da atualidade e que reúnem bilhões de usuários. O Facebook, oferece a aparição de anúncios na lateral das páginas e também no feed dos usuários. Quanto ao Instagram, as propagandas são limitadas apenas ao feed e aos stories, porém, mesmo assim é possível atingir a maior parte do seu público-alvo com as estratégias de impulsionamento corretas.

Como o marketing digital pode ajudar pequenas empresas?

O marketing digital pode influenciar positivamente a empresa, caso as estratégias corretas sejam utilizadas.

Pode haver um melhor posicionamento no mercado, por meio das ferramentas de otimização, captação de leads e estratégias de anúncios, além de obter um relacionamento mais estreito com os clientes, pois, ao utilizar mais as redes sociais como uma forma de interagir pode haver uma aproximação do seu público-alvo;

Além da otimização do investimento, por meio das análises de resultados das ferramentas, permitindo que a empresa invista em estratégias assertivas, o marketing digital pode criar uma identificação eficiente do público com a empresa.

O marketing digital para pequenas empresas pode ser uma ótima opção para expandir o seu negócio e colocá-lo cada vez mais em evidência no mercado.

Agora que você sabe como o marketing digital funciona e quais são seus benefícios para as pequenas empresas, por que nao começar agora a investir?

E aí gostou do conteúdo? descubra mais sobre esse e outros assuntos em Investidores S/A.

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