logo
Empresa

Como se destacar em sua empresa durante a crise de demissões

Atualmente, vivemos em uma época em que as crises de demissões em massa, fusões e compra de empresas por outras estão ficando cada vez mais constantes, e claro que, com essas mudanças repentinas na direção de uma companhia, quem mais sofre são os colaboradores.

Diversos trabalhadores acabam tendo suas carreiras impactadas por demissões repentinas sem aviso prévio, graças a mudanças na direção ou de planejamento. 

Além de sofrer com o momento inoportuno de sua carreira, o trabalhador também pode desenvolver barreiras mentais, onde a insegurança possui a capacidade de tirar toda a confiança de um profissional, ocasionando assim medos, falta de confiança e queda de produtividade.

O ramo que mais está gerando esse conflito mental para os trabalhadores é o mercado de tecnologia. Recentemente, o Twitter demitiu praticamente 50% de seus funcionários, além disso, a empresa Meta anunciou que irá desligar mais de 10 mil colaboradores. No Brasil, as empresas Afterverse e Movile já anunciaram que irão fazer alguns cortes de funcionários.

Até mesmo as mudanças que apresentam uma expectativa de bons resultados a longo prazo, a exemplo de fusões ou aquisições, obrigam os sobreviventes a construírem planos em uma eventual demissão. 

Na maioria dos casos, muitos desses funcionários que se mantêm na empresa costumam se planejar em outro tipo de negócio, cogitando até mesmo trocar de mercado. Entretanto, existem aqueles que querem permanecer na empresa sem criar um plano B mas, ainda sim, não sabem como manter a confiança.

Hoje, você verá as melhores maneiras de se manter firme na sua empresa em meio às possíveis crises e como evitar de entrar na lista de demissão dos grandes nomes da companhia.

Como se manter firme em meio a uma crise

Em momentos em que a empresa se pronuncia durante uma crise, e que a resolução do problema será uma demissão em massa, o trabalhador deve seguir as seguintes dicas para se manter firme diante a situação crítica.

Não foque na crise, apenas no que você pode controlar

Um dos maiores erros que a maioria dos trabalhadores cometem durante essas situações é perder o foco, alguns não conseguem evitar esses pensamentos por conta de ansiedade mas, sempre que for possível, quanto menos pensar nisso melhor será.

Além disso, um funcionário que possui uma mente limpa e focada no seu trabalho, seja por entregas, qualidade ou prazos, é muito mais valioso para uma companhia do que aquele que se desespera em momentos difíceis.

Aprender e criar flexibilidade é sempre a melhor solução para demonstrar interesse. Um profissional que corre atrás de inovações e que busca entender o funcionamento de outras áreas dentro de uma companhia, possui uma chance maior de se manter dentro da empresa.

Seja presente e indispensável

Para passar durante uma crise com menos insegurança, o profissional deve transparecer a sensação de que ele é indispensável para seus superiores, e isso não acontece com as pessoas que decidem trabalhar em silêncio.

Um funcionário que interage com outros setores da empresa, demonstra liderança e capacidade de administrar a comunicação com várias pessoas é extremamente valioso, mas para que isso aconteça o profissional deve se envolver em projetos e se apresentar em atividades cruciais para que sejam indispensáveis para a empresa. 

 O segredo dessa dica é, tenha empatia com os líderes e entenda que existe a possibilidade de todos estarem sofrendo com a crise, transparecer calma e serenidade pode trazer mais calma e diminuir a ansiedade para os demais do mesmo ambiente. 

Cuide de você e dos companheiros

No momento em que as demissões em massa começam a se tornar realidade, o estresse pode triplicar além do que o de costume, tanto para quem está indo embora quanto para quem está ficando, o importante é que todos se juntem e tentem se proteger, afinal, todos estão no mesmo barco.

Quando um colega receber a infeliz notícia da demissão, tente confortá-lo, além disso, ofereça apoio para a procura de novas oportunidades. O LinkedIn se tornou uma ferramenta extremamente útil para encontrar novas chances de emprego, criar uma rede de oportunidade e divulgar o colega desempregado é uma das ações mais nobres dentro do mercado. 



Se adapte em meio a crise

Apesar da crise, o profissional que conseguir se manter dentro da empresa terá um grande carimbo em seu currículo, afinal, isso significa que o mesmo possui a habilidade de adaptação, que é uma das principais características procuradas hoje em dia.

Com a troca de liderança, fusão, cisão ou algo do tipo, a transformação será inevitável, de nada adianta se manter com os pensamentos da antiga direção, quem souber lidar melhor com esse momento e possuir bons resultados para apresentar, deve encontrar uma facilidade maior para se destacar dos demais. 

O profissional que viver a experiência de grandes mudanças na trajetória de sua carreira, poderá usar essas situações em eventuais entrevistas de emprego, isso mostrará resiliência e autoconhecimento para o entrevistador, até mesmo as pessoas que forem demitidas em meio a crise poderiam usar isso como um trunfo, desde que assumam e entendam seus erros. 

O que não fazer durante a crise

Existem ações que, se efetuadas, podem colocar um profissional dentro da lista de demissão ou até mesmo destruir todas as chances de ficar com a companhia. Elas são: 

  • Dar muitas desculpas pelos erros cometidos;

  • Faltar com atenção para as responsabilidades;

  • Se isolar de todos da empresa;

  • Não assumir grandes responsabilidades em projetos.

Conclusão

O mundo está vivendo um momento conturbado em diversas áreas do mercado de trabalho, e isso acaba influenciando na economia de várias empresas, resultando assim em enormes crises que acabam atingindo todos os envolvidos dentro e fora da empresa.

Nesses momentos, é extremamente importante que o profissional saiba como se posicionar e trabalhar, afinal, qualquer desvio fora da curva pode custar seu emprego. No entanto, os que se mantiverem ou aprenderem com seus erros terão excelentes lições para sua carreira profissional.

Se você gostou deste conteúdo e gostaria de saber mais sobre o incrível mundo do empreendedorismo, corre aqui que temos várias matérias sobre o assunto. E sobre outros também!

Categorias