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Conteúdo digital

Descubra como usar conteúdo digital para construir um negócio

Já pensou em ser um criador de conteúdo digital, porém não sabe por onde começar? Sim? Então você veio ao lugar certo.

A criação de conteúdo digital constante deve ser o primeiro passo de quem deseja construir um negócio online do zero. O conteúdo é a ponte que irá ligar o interesse das pessoas ao seu produto ou serviço. Desde que ele gere valor, seja original e consiga vencer a barreira de ruído das mídias digitais.

Porém muitas pessoas caem num grande problema que é a falta de:

  • Autoridade
  • Credibilidade
  • Conexão

Quer saber como passar por esses problemas e crescer? Então continue lendo este artigo com um papel e caneta na mão.

O princípio n. º1 da produção de conteúdo digital

A construção do seu negócio tem como base a criação de conteúdo digital. Mas criar conteúdo sem um planejamento pode levar à frustração de não ter o reconhecimento que você deseja e merece.

Então para você ir do ordinário ao extraordinário, precisa saber o que diferencia um amador de um profissional na produção de conteúdo.

O amador cria conteúdos através do achismo:

  •     Sem pesquisa
  •     Sem planejamento
  •      Sem organização

O amador não entende quem é seu público-alvo, ele não cria procedimentos, checklists e não desenvolve uma melhoria contínua.

Para sair do ordinário e alcançar o extraordinário, é preciso masterizar diversas áreas e estudar cada uma delas.

O profissional que você quer se tornar se dedica intensamente à sua arte, ele desenvolve o mindset de melhoria contínua eterna, tem consistência, organização e planejamento para alcançar seus resultados.

Estudar de forma aprofundada não só os conteúdos/assuntos necessários para a criação do seu conteúdo, mas também sua forma de comunicação. Porque tanto a forma que você se comunica quanto a sua proposta de valor única, devem ser feitas pensando estrategicamente no seu crescimento.

O princípio n. º2 da produção de conteúdo digital

A diversificação deve estar presente na sua produção de conteúdo digital, pois é ela que vai ampliar a sua audiência. Porém, ela precisa ser pensada de forma estruturada e organizada.

Para isso, separamos algumas boas práticas de criação de conteúdo digital para os canais mais relevantes do momento.

Aposte nos blogs, meu chapa

Para você que está pensando que não existem mais os blogs, você está totalmente enganado. O blog não morreu, e continua muito relevante em 2022 para quem quer começar uma nova audiência usando a criação de conteúdo digital.

Sendo o Google o maior mecanismo de busca mundial da internet, não deixe de aproveitar o poder do tráfego orgânico para atrair visitantes.

Abaixo separamos alguns tipos de conteúdo que funcionam bem para postagens em blog:

  1. Listas com potencial viral

Encontre os conteúdos digitais mais compartilhados sobre um determinado tema e crie um novo artigo sobre ele, baseando-se nas principais dicas sobre este tema, utilizando o que há de mais viral na internet.

2. Guias completos

Você domina algum método, técnica ou procedimento?

Produza um guia completo explicando como qualquer pessoa pode conseguir os mesmos resultados que você, se seguir as suas instruções. Isso é um ótimo caminho para crescer.

3. Tutoriais

Quando você já possuir alguma audiência, certamente vai receber e-mails e comentários com dúvidas e sugestões de assuntos para abordar em seu blog.

Ou, você pode até mesmo fazer uma pesquisa para saber o que as pessoas estão buscando. Se muitas pessoas pesquisam sobre um determinado assunto, isso significa que tantas outras possuem a mesma dúvida e não se deram ao trabalho de perguntar.

4. Entrevistas

Basicamente, você precisa preparar uma série de perguntas para entrevistar algum especialista da sua área de atuação e depois transcrever as respostas para seu blog.

Hummmm só vem instagram

Dependendo do seu nicho, a estratégia de uso do Instagram pode ter vários objetivos:

  • Aumentar a popularidade da marca
  • Mostrar a cultura da empresa
  • Mostrar a equipe por trás do seu negócio
  • Aumentar o engajamento da audiência
  • Conquistar mais seguidores

Mas, para conquistar tudo isso, existem alguns tipos de conteúdo que engajam mais do que outros, então vamos te falar aqui os principais:

  1. Coloque sua vida na roda

As pessoas (vulgo seus futuros seguidores) gostam de saber os bastidores de quem elas acompanham, então faça postagens mostrando o que acontece por trás das cortinas. Autenticidade é o que mais cria conexão com as pessoas nessa plataforma.

É claro que você não precisa mostrar detalhes constrangedores da sua vida, mas é um espaço em que você pode aparecer sem maquiagem ou suado da correria do seu dia-a-dia.

Isso faz com que as pessoas se identifiquem com você, pois ninguém está perfeitamente arrumado o tempo todo. Mostrar empatia e autenticidade, é tudo para os seguidores!

2. Se jogue nas postagens motivacionais e reflexões

Mensagens motivacionais conquistam praticamente todos os tipos de público. Se joga na motivação, seja por meio de uma reflexão nos stories ou um post.

3. Que tal as pílulas de conhecimento diárias?

Conteúdos em formato de listas com dicas rápidas e de fácil aplicação para resolver problemas comuns na sua área, são sempre uma boa pedida, tanto em formato de post e carrossel, como em vídeo.

4. Sessões de Perguntas e Respostas

Através da função perguntas e respostas você pode ter conversas diretas com sua audiência, causando assim uma certa intimidade. Você pode responder as dúvidas ao vivo em uma live ou usar os stories para interagir, por exemplo.

Pinterest chegou a sua vez

Enquanto a maior parte das redes sociais fala sobre coisas que já aconteceram, o Pinterest gira em torno de coisas que as pessoas desejam e querem atingir. 

Por mais que seja importante seu conteúdo ser disponibilizado no Pinterest, também é interessante para a sua audiência que você faça o papel de curadoria e selecione materiais confiáveis e bem produzidos. 

No entanto, existe algo que nunca vai mudar: a necessidade de apostar na criação de conteúdo digital para construir uma audiência e, por consequência, um negócio digital lucrativo.

Gostou desse conteúdo? Leia esse e outros assuntos no blog da investidores s/a.

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