O YouTube foi fundado por Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim, em fevereiro de 2005. Menos de dois anos depois foi comprado pelo Google por 1,65 bilhão de dólares. Essa é uma plataforma que depende da criação de conteúdo de terceiros para ganhar dinheiro e é algo que tem funcionado desde o seu começo.
Qualquer pessoa pode criar conteúdo no YouTube, basta ter acesso à plataforma e uma câmera, mesmo que seja de celular. O problema está em como fazer seu canal crescer. Você pode criar o melhor material, se não tiver audiência, de nada adianta.
É por isso que nós te daremos algumas dicas de como fazer seu canal no YouTube crescer.
15 dicas de como crescer no YouTube
- Quem é seu público?
Tentar agradar todo mundo não é uma boa ideia no YouTube, pois você acabará não agradando ninguém. Então defina quem será seu público-alvo. Para isso, defina as seguintes características para seu canal:
- Tema que ele abordará;
- A faixa etária que você quer atingir;
- Qual(is) gênero(s) você quer que consuma seu conteúdo.
Saber qual é seu público-alvo, facilita a hora de definir qual material será produzido em cada vídeo. A partir disso, suas visualizações e seguidores irão crescer.
- Métricas
Depois de um tempo produzindo conteúdo para o YouTube, você terá métricas a sua disposição para analisar o público que está atingindo. Se você está atingindo o público que você queria, tudo bem.
Agora, caso você esteja atingindo pessoas diferentes do esperado, avalia uma mudança para se adaptar a esse novo público. A análise dos seus dados podem te surpreender bastante, muitas vezes você acha que está produzindo para um tipo de pessoa, mas na verdade é para outro tipo bem diferente.
- Qualidade da gravação
No YouTube, seu público precisa te ver e escutar bem, então atente-se ao áudio e à iluminação. Caso seu conteúdo seja gravado dentro de casa, procure um local silencioso e com iluminação adequada.
Não é necessário equipamentos super profissionais, é possível conquistar bons resultados com pouco investimento. Basta estudar sobre qualidade de áudio e vídeo e encontrar os produtos certos.
- Identidade Visual
Criar uma identidade visual é bem importante, pois é o que dará a “cara” do seu canal. Na hora de pensá-la, escolha a fonte que será usada em todos os textos e uma paleta de cores que será aplicada em todos elementos do canal.
O seu público irá perceber o fato de você se importar com a identidade visual do seu canal no YouTube. Uma identidade visual legal pode atrair mais pessoas para assistirem seus vídeos e gerar mais seguidores. O Canva é uma boa ferramenta para criá-la.
- Títulos
Seus vídeos serão encontrados a partir de busca direta no YouTube, com isso é preciso chamar atenção do público com seu título. Ele precisa ser duas coisas: atrativo e informativo.
Seu título não pode passar de 60 caracteres. Você pode estudar pessoas que fazem sucesso dentro da plataforma para basear a forma como você fará, mas sem copiar diretamente.
Instigar seu público a partir do título é a melhor forma de ganhar visualizações e, consequentemente, seguidores.
- Thumbnail
As thumbnails são as fotos que funcionam como capa de cada vídeo no YouTube. Elas são tão importantes quanto os títulos para chamar atenção do público que está buscando um vídeo para assistir.
É interessante usar sua identidade visual nas thumbnails. brinque com textos, perguntas que conversam com o título ou algum spoiler do conteúdo.
- Conteúdo para SEO com a descrição
A descrição dos seus vídeos do YouTube também é muito importante, sempre coloque uma neles. Produza um pequeno texto falando sobre o conteúdo, use palavras chave e coloque links.
Utilize a técnica de SEO para que ajude no ranqueamentos vídeos nos mecanismos de buscas. Isso ajudará você a atingir mais pessoas.
- Frequência
Defina uma periodicidade para seus vídeos no YouTube desde o ínicio. Não adianta, com a empolgação do começo, postar videos todos dias e depois só postar esporadicamente.
Uma vez por semana é uma boa frequência no começo, pois te permite produzir sem pressa e que seja possível de cumprir. Respeitar a frequência permite com que o algoritmo do YouTube entregue o vídeo para mais pessoas.
- Interação com o público
Curta e/ou responda comentários dos seus vídeos sempre que possível. Dar atenção aos seus seguidores é essencial para crescer no YouTube. Também fixar comentários com coisas sobre o vídeo é legal também.
Interagir com seu público faz com que seu canal tenda a crescer de forma mais rápida.
- Vídeos interativos
Seguindo o caminho da interação do público, faça vídeos para o YouTube nos quais você interaja com o que eles mandam para você. Por exemplo, com eles te mandando perguntas ou desafios e você responde ou cumpre esse desafio.
- Collabs
Faça uma pesquisa sobre canais no YouTube que podem se relacionar com o seu conteúdo e proponha parcerias. Isso é uma maneira de atrair o público dele para o seu canal. Também funciona de forma inversa, pois seus seguidores poderão conhecer melhor a pessoa com quem você está fazendo a collab.
- Playlists
Junte vídeos do seu canal no YouTube que tenham uma relação entre eles e crie playlists. Isso ajudará o público a encontrar mais conteúdos de um determinado assunto e consequentemente te dar mais visualizações.
- Oferecer conteúdos relacionados
Outra forma de você fazer com que as pessoas acessem outros vídeos seus, é indicando eles.
Por exemplo, ao final de algum vídeo você fala “veja também esse vídeo que está aparecendo na sua tela” e usa a ferramenta que o YouTube oferece para você colocar um outro vídeo para a pessoa clicar ao final.
- Outras Redes Sociais
Usar outras redes sociais é uma ótima forma de divulgar seus vídeos no YouTube. Use o Instagram, use o Facebook, o Twitter, o WhatsApp, entre outras. Todas essas plataformas têm ferramentas para ajudar seu canal a crescer.
- Anuncie seu canal
Uma ferramenta que exigiria um pouco de investimento é experimentar uma publicidade do seu canal. Existem diversas formas de você fazer isso, como utilizando o Google Ad.
Principal dica
Para crescer no YouTube, a principal dica que nós podemos dar para você é ter foco e paciência.
O crescimento no número de inscritos e visualizações é apenas uma consequência de um trabalho bem feito, no qual você foca no seu público e dá muita atenção nos detalhes que são importantes.
Se você gostou dessas dicas sobre como crescer no YouTube, acesse o blog Investidores S/A para ler outros conteúdos como esse e muito mais.