Confira os 9 principais tipos de marketing e como usá-los
O marketing tem o potencial para virar a fonte principal de tráfego e clientes para a sua marca. Hoje em dia, com o crescimento absurdo do mundo digital, fazer um marketing bom e eficiente virou algo bem mais acessível para empreendedores de todos os tamanhos.
Quer saber mais sobre ele e aprender a aplicá-lo no seu negócio? Então continue por aqui que vamos te contar tudo o que você precisa saber.
Antes de tudo, o que é marketing?
A palavra marketing vem do inglês “market” que significa “mercado”. Basicamente, é o estudo e o conjunto de técnicas voltadas para atrair o mercado consumidor da maneira mais eficiente possível.
Entram tudo o que é relacionado às relações de troca (informações, produtos, serviços), desde o preço e como eles são distribuídos até toda a sua divulgação e comunicação com o público.
“Marketing é a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado-alvo com lucro. Marketing identifica necessidades e desejos não realizados. Ele define, mede e quantifica o tamanho do mercado identificado e o potencial de lucro.” (Philip Kotler)
O pilar do marketing é o 4 Ps ou Marketing Mix, que é:
- Produto: é o que deve ser vendido. É estudado a demanda do público e como o seu produto pode resolver algum problema ou necessidade das pessoas, qual é o seu diferencial e potencial.
- Preço: é o valor final que deverá ser pago para adquirir o produto ou serviço. Devem ser contabilizados todos os materiais e pessoas envolvidas no processo de desenvolvimento e fabricação do produto, assim como os gastos de transporte, armazenamento e propaganda.
- Praça: se refere ao lugar em que o produto será comercializado. Entram todos os espaços em que ele deve aparecer, como a loja física, internet, meios de comunicação. O importante é ele estar nos mesmos locais que seu público alvo e potenciais clientes estarão.
- Promoção: é a divulgação do serviço ou produto no mercado, a promoção da sua marca.
Qual é a sua importância?
Quando o marketing é feito da forma correta, ele gera frutos fantásticos e te coloca em uma lugar privilegiado e de destaque em relação à concorrência. Ele proporciona a criação de um relacionamento e fidelização da sua base de clientes.
Outro fator positivo é que ele ajuda na construção de sua marca, a colocando no mercado e construindo uma boa reputação. Ele também impulsiona as suas vendas e permite a análise da demanda do mercado, dos seus concorrentes e do que funciona ou não para o seu nicho em específico.
Veja abaixo os 9 principais tipos de marketing:
- Marketing direto
Esse é um dos jeitos mais tradicionais, é quando a empresa faz a propaganda de seu produto ou serviço de maneira direta e objetiva. Como na entrega de panfletos e cartões, brindes, catálogos. O famoso telemarketing também entra nesse grupo.
- Marketing digital
É o tipo de marketing que mais cresce. Com o aumento enorme de pessoas usando a internet como fonte principal de dados e informações e os milhares de usuários de redes sociais, estar no ambiente digital é uma maneira eficaz e barata de divulgar a sua marca.
Ou seja, o tráfego diário e alcance das estratégias de marketing digital são colossais.
- Endomarketing
Um pouco diferente dos demais, aqui o foco são os colaboradores. O intuito é construir uma cultura organizacional forte e promover o bem-estar e um ambiente de trabalho saudável.
Com isso, o engajamento e produtividade da empresa como um todo cresce bastante. Outro motivo para apostar nessa estratégia, é que não tem ninguém que conheça os seus produtos e/ou serviços do que os próprios envolvidos.
E quem melhor do que eles, para convencer os futuros e possíveis clientes do potencial e qualidades da sua marca? Pessoas que acreditam no que fazem, na missão e nos valores da sua empresa só agregaram para o seu crescimento.
Ele não é tão conhecido como as outras, por isso, temos um post dedicado só para ele.
- Marketing pessoal
Ele serve para promover a sua imagem pessoal. Ele ajuda a te tornar mais conhecido no meio e ganhar autoridade no seu ramo de atuação. Cada vez mais as pessoas estão optando por trabalhos como freelancers, especialmente com a pandemia e a maioria dos trabalhos tendo que virar remotos.
Isso abriu as portas para que as pessoas pudessem trabalhar do conforto de suas casas e com horários mais flexíveis. Mas também tornou o mercado bem concorrido. Então aposte no marketing pessoal para mostrar seu diferencial, criar a sua imagem e marca no ramo escolhido e sair na frente da concorrência.
Use e abuse das redes sociais, produza conteúdos relevantes da área de sua especialidade e amplie a sua rede de contatos através do networking.
- Inbound marketing
É uma estratégia considerada relativamente nova. O objetivo principal aqui, é atrair potenciais clientes através da produção de conteúdos relevantes que o ajudarão. Com isso, é criado um relacionamento de confiança com sua base de contatos, e as chances de eles acabarem escolhendo a sua empresa quando precisarem são maiores.
Entram várias técnicas, como blogs, e-mails, mídias sociais, vídeos, podcasts, seminários, infográficos.
Os serviços e produtos aparecem de vez em quando no meio desses conteúdos, mas a maior parte deles devem ser feitos de informações e respostas úteis para o seu público-alvo.
Usar esse método também te traz um maior alcance, às vezes o público nem sequer sabe que precisa de seu produto, está procurando na internet por um assunto do seu nicho e acaba vendo o seu conteúdo.
As chances de ele voltar para mais é grande e pode virar um consumidor no futuro.
6. Marketing de Afiliados
São as famosas parcerias com pessoas, influenciadores ou outras empresas. Aqui, você deve criar contatos do mesmo nicho que o seu, que tenham uma boa base de audiência e público.
As parcerias podem ser feitas de várias maneiras, pagar uma certa comissão por vendas feitas através da indicação dessas pessoas, ter um valor fechado para um prazo pré determinado. Pode ser também uma troca, você mostra o produto deles e eles o seu.
É possível até mesmo contratar pessoas que farão essa parte para você, temos matérias falando só sobre isso e como lucrar nessa área.
Essa é uma boa estratégia para alcançar um público maior e aumentar o seu tráfego.
7. Outbond marketing
É a maneira mais tradicional e antiga de marketing. Aqui, o seu produto ou serviço é apresentado de forma direta para um grande público. Entram os famosos comerciais de televisão, jornais, rádios, revistas e outdoors.
Costumam custar mais caro do que os outros tipos, por isso, geralmente são mais usados por marcas que já tem um grande nome no mercado.
8. Marketing promocional
O principal objetivo é fazer com que o público tome a decisão de comprar o produto ou contratar o serviço naquela hora exata. São bastante usados os cupons de desconto, sorteios, concursos e preços mais baixos por um certo período de tempo ou com uma quantidade fechada de produtos disponíveis.
9. Marketing de guerrilha
É o lançamento de uma publicidade chamativa, criativa, impactante e pouco convencional. Ela deve chamar muito a atenção e ficar marcada na memória das pessoas.
Exemplos famosos disso são o filme Divergente, que montou um local onde as pessoas podiam pular de um prédio dentro de um buraco com uma cama elástica no fundo, assim como os personagens do filme. Ou a Coca-Cola, que colocou em uma faculdade uma máquina automática que não parava de liberar refrigerantes, ela filmou tudo e liberou na internet a reação das pessoas.
Quanto mais viral for o conteúdo, melhor!
São muitas as opções, não é mesmo? O lado bom é que você não precisa escolher só um, não! Analise seu negócio, seu público e seus objetivos e escolha os que mais se encaixarem nos seus planos!
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