Para aqueles que não sabem, o copywriting é uma estratégia utilizada por muitas empresas para fazer com que seus clientes comprem seus produtos ou serviços, através de um simples porém estratégico texto ou artigo.
Quem domina a prática de convencer pessoas a realizar determinadas ações apenas com o poder de sua lábia certamente tem algum dom para trabalhar com copywriting. Pode até não parecer, mas essa estratégia faz a diferença na hora de fazer as contas no fim do mês.
Muitas pessoas confundem a estratégia de copywriting com um artigo publicitário, mas existe uma diferença tênue entre os conceitos. O copywriting tem como função, persuadir um potencial cliente, fazendo com que ele caia na tentação de adquirir um produto ou serviço.
Já o artigo publicitário é apenas uma maneira mais suave de apresentar o produto para a mídia, sem a intenção de persuadir as pessoas.
O que poucos sabem é que o copywriting possui vários estilos, cada um tem a sua função e pode desempenhar um aproveitamento maior para cada tipo de público. Por exemplo, não é vantajoso escrever para uma criança que o produto está mais barato por conta da queda da inflação, talvez apelar para o emocional da criança seja a melhor solução.
Os 5 gatilhos do copywriting
No geral, existem cinco principais gatilhos que os marketeiros e marketeiras costumam usar nos seus textos de copywriting, veja abaixo quais são e suas diferenças.
Copywriting de Urgência
No mundo atual, a internet proporciona às pessoas uma maior acessibilidade para a resolução de problemas ou necessidades. No entanto, o que era pra ser uma ferramenta facilitadora acabou se transformando em um “retardatário”.
Justamente por conta dessa facilidade, as pessoas acabam deixando tudo para a “Hora H”, isso faz com que as pessoas vivam a suas vidas com pressa e se tornem cada vez mais dependentes da internet.
Por conta disso, foi criado o gatilho de urgência, um artigo que não tem apenas a missão de atrair visitantes e mantê-los durante todo o conteúdo, mas também deve fazer com que o leitor tome uma decisão rápida baseada no que lhe foi apresentado, como uma compra por exemplo.
Existem alguns termos e palavras que são as favoritas do pessoal do marketing, veja os exemplos abaixo:
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Copywriting de Conexão
Não são todos os leitores que possuem a facilidade de entrar de cabeça em um texto encontrado na internet, muitas vezes por conta de se sentirem distantes dos criadores do conteúdo.
Por conta disso, utilizar elementos de conexão pode tornar ambos os lados mais próximos e isso pode fazer a diferença se a estratégia é utilizada para a conversão de vendas.
Ao utilizar da estratégia de conexão, o leitor deixa de enxergar o produtor como mais um tentando vender um produto, passando a vê-lo como um amigo que busca apoiar suas ideias e seus pensamentos durante a longa jornada pelo sucesso.
Veja abaixo alguns exemplos desse tipo de copywriting:
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Copywriting de especificidade
Um dos elementos mais utilizados pelo marketing atualmente. Essa estratégia tem como conceito definir prazos ou um número específico de ações para que o leitor conclua o objetivo.
Se liga nos exemplos que foram separados:
- Os 7 passos para criar o seu próprio negócio.
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Copywriting de transformação
Para a estratégia de copywriting de transformação existe um exemplo perfeito, o artigo que você está lendo nesse exato momento. A estratégia consiste em fazer com que o leitor encontre o que ele está procurando, que é aprender ou transformar algo, não é atoa que você está aqui lendo este artigo, já que você está buscando aprender mais sobre o copywriting.
Nesse caso, o texto deve deixar entendido desde o início que haverá uma mudança após a leitura, veja os exemplos:
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Copywriting de exclusividade
Com a criação da internet, nunca foi tão fácil acessar conteúdos e notícias em primeira mão. Por conta disso, as pessoas que tentam entrar no mundo digital para expor suas atividades e seus conteúdos têm sofrido bastante.
Mas com o copywriting de exclusividade, pode ser que o criador de conteúdo consiga se sobressair dos demais. A estratégia consiste em mostrar algo exclusivo para os leitores, de forma que os convença a abandonar outros sites e se direcionarem ao seu.
Veja abaixo alguns exemplos de títulos sem exclusividade:
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- Como ser um jogador de badminton.
- Qual a melhor raquete de badminton?
Sem graça né? Agora veja esses mesmos exemplos só que utilizando a estratégia de exclusividade:
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Consegue ver a diferença? Quais desses títulos chamariam mais a sua atenção? Isso senhoras e senhores é o marketing digital.
Conclusão
Pode-se concluir que a internet veio para mudar o mundo e a forma de como vivemos nele, seja por conta da interação com a sociedade ou até pela acessibilidade que ela nos proporciona.
O fato que deve-se destacar é sobre como a internet possibilitou a todos a mesma oportunidade, ficou mais difícil ser uma destaque entre uma multidão de milhões. Foi para isso que surgiu a estratégia de copywriting. Com ela, um criador de conteúdo pode ser um divisor de águas e quem sabe até se tornar a grande referência para os demais.
E para saber como criar os melhores conteúdos na internet sobre o mundo financeiro, leia os outros artigos do Investidores S/A e se torne um mestre naquilo que você quer fazer de melhor, criar conteúdo digital!