logo
Thomas Edison

5. Lições dos Grandes: Thomas Edison

Um que merece destaque no Hall dos Grandes é nada mais, nada menos que Thomas Edison. O inventor da distribuição da energia elétrica, do fonógrafo (instrumento capaz de gravar e reproduzir sons), da lâmpada incandescente, entre outras invenções.  

Thomas Edison nunca se contentou com a vida preto no branco ou com os resultados prontos, ele ia além da margem e questionava para encontrar o verdadeiro significado na pergunta, sem se importar se era uma questão de lógica como a+b=c ou mais filosófica que necessita de tempo para analisar e responder.  

A resposta pronta não bastava para o inventor, mas os caminhos que levaram até ela, sim. Por meio da trajetória do questionamento e do trabalho duro, Thomas Edison percebeu que persistir e ir atrás do seu objetivo valia muito mais do que esperar a sorte ou um milagre acontecer na sua vida.  

“Eu não falhei. Apenas descobri 10 mil maneiras que não funcionam”. – Thomas Edison.  

Onde você estaria se desistisse dos seus sonhos?  

Onde VOCÊ estaria se deixasse o medo do fracasso te dominar? 

Com certeza, o seu caminho te levaria para outra direção, seja ele positivo ou não, só depende de como você tira proveito da situação. As suas escolhas te definem para construir a melhor versão de si mesmo e o seu futuro.  

Aprenda as quatro lições de Thomas Edison que além de inventor, foi um grande empreendedor: 

1. Ouça o seu mentor e acredite em si mesmo  

Desde criança, Thomas Edison demonstrava sinais da sua genialidade, mas era incompreendido pelos demais, exceto por sua mãe.  

A sua jornada começou quando, um dia, ele chegou da escola e entregou um bilhete para sua mãe ler, no bilhete constava a seguinte mensagem:  

“Seu filho é confuso e tem problemas mentais. Não vamos deixá-lo vir mais à escola!”. 

A mãe chorou com tal bilhete pelo conteúdo em si e o desamparo abatendo sobre ela, no entanto, se mostrou ser forte e leu para o seu filho em voz alta:  

“Seu filho é um gênio. Esta escola é muito pequena para ele e não tem professores suficientes ao seu nível para treiná-lo. Por favor, ensine-o você mesmo!”.  

Thomas Edison não teve o apoio da escola ou dos professores quando criança para se tornar um gênio que foi um dia, no entanto, teve alguém melhor que não desistiu dele ou da sua capacidade, sua mãe.  

Ela viu que por trás de todos aqueles questionamentos, existia uma mente brilhante pronta para ser aperfeiçoada e um menino que poderia ser quem ele quisesse.  

Portanto, Thomas Edison nunca veio saber do teor da carta até a morte da mãe, quando ele arrumou a casa e encontrou o bilhete, chorou por tudo, pelo rumo que a sua vida poderia ter tomado senão tivesse uma mentora e uma heroína para acreditar nele e trazer uma confiança que foi a sua rocha e o seu porto seguro para se basear e criar a sua própria voz.  

2. Seja persistente 

Se você acredita que o milagre vai cair do céu sem fazer o mínimo de esforço, está enganado!  

Toda batalha vem com um preço, geralmente, você pode fracassar dezenas ou centenas de vezes antes de encontrar a verdadeira solução para o problema.  

Cada fracasso é um aprendizado na sua trajetória como profissional e como pessoa. Para Thomas Edison, ele cultivava a dúvida metódica, de questionar para encontrar o conhecimento exato.  

“Nossa maior fraqueza está em desistir. O caminho mais certo de vencer é tentar mais uma vez”. – Thomas Edison.  

As tentativas não eram uma humilhação ou um desgaste em si, pois a cada erro que cometia, mais perto chegava da possível solução.  

Ser persistente e trabalhar duro é vencer na vida, além de cada vez mais adquirir conhecimento, também faz parte do propósito de sair das sombras e ter um lugar de direito no sol.  

3. Transforme o impossível em realidade 

Quase nada nessa vida é impossível, basta apenas acreditar no seu potencial e trabalhar nas suas oportunidades.  

Se ninguém tivesse acreditado no Edison, como sua mãe fez, ele poderia não ter se tornado o grande inventor e deixado um legado após a sua morte.  

Cada escolha, cada caminho traz suas vantagens e consequências. Thomas Edison reconheceu que trabalhar com algo ainda não tão explorado em seu tempo como energia elétrica era impossível de visualizar, mas ele fez acontecer. 

“O maior elogio que ouvi em toda minha vida de inventor foi: ‘Nunca vai funcionar’”. – Thomas Edison. 

Thomas Edison ensina não deixar as dúvidas abaterem sobre você, mas sim tirar o melhor da situação, aprender com ela e tornar o pessimismo como energia para criar algo positivo.  

4. Ame o seu trabalho 

Há uma grande diferença entre trabalhar por Necessidade e trabalhar por Amor. 

A primeira situação, respectivamente, é trabalhar para prover e ter sustento, moradia e contas pagas no fim do mês, não tem aquele brilho no olhar ao acordar para se arrumar e ir mais um dia de serviço, mas faz por obrigação.  

Quando se trata de obrigação, a sua mente e o seu corpo reagem de modo mais automático; robótico, não possui prazer para exercer as funções designadas.   

“Se fizemos todas as coisas de que somos capazes, nós nos surpreenderíamos a nós mesmos”. – Thomas Edison. 

A segunda situação é trabalhar com paixão e determinação, onde você não sente o cansaço ou mau humor por levantar cedo, se arrumar e começar mais um dia para exercer a sua profissão.  

Amar o seu trabalho é trabalhar as partes negativas e encontrar soluções para elas com o desejo de estar aprimorando e abraçando as partes positivas tornando cada momento do seu dia mais cativante, especial e valioso.  

Thomas Edison traz à tona que quando trabalhar com aquilo que gosta, não verá como trabalho árduo para carregar nas costas como Titã Atlas que carrega o mundo, mas sim terá desafios diários e novas formas de agregar o serviço com seu conhecimento e entusiasmo.  

Saiba mais!

Gostou do artigo genial e de aprendizado par colocar em prática no seu negócio, descubra mais assuntos como este em Investidores S/A.

Você é alguém que luta pelo seu sucesso ou desistiu no meio do caminho? 

Categorias