O livro ‘Como fazer amigos e influenciar pessoas’ vai cair como uma luva para se tornar uma pessoa sucedida financeiramente, você deve trilhar o caminho do desenvolvimento pessoal e social para estar sempre melhorando a sua versão como pessoa.
“Ah, as pessoas devem me aceitar do jeito que sou!”.
Errado! Todos possuem defeitos a serem trabalhados diariamente para que ocorra uma convivência harmônica, obviamente, que não dá para ser 100%, mas a intenção e a realização de cada dia otimizam o seu desenvolvimento pessoal.
Este livro já tem mais de 80 anos e ainda continua sendo um exemplo para diferentes gerações que têm acesso a essa obra literária para educar e mudar o estilo de vida.
Bom, se você gostou do ‘Milagre da Manhã’, vai se interessar pelas lições valiosas de ‘Como fazer amigos e influenciar pessoas’, por Dale Carnegie, na categoria de autoajuda e desenvolvimento pessoal para articulação do seu lado social.
Os principais ensinamentos de ‘Como fazer amigos e influenciar pessoas’
- Olhe para si mesmo – ‘Como fazer amigos e influenciar pessoas’
É fácil julgar os outros, mas doloroso passar pelo julgamento de terceiros ou até mesmo de si mesmo, não?
Acaba sendo um mau hábito perpetuar um ciclo vicioso de julgar, condenar e humilhar o outro por suas escolhas e atitudes.
O primeiro ensinamento de ‘Como fazer amigos e influenciar pessoas’ é começar a olhar para si mesmo; o seu próprio umbigo.
O autor pontua que aproveitaria mais o tempo fazendo a autocrítica e se analisar do que desperdiçar apontando os erros do outro para desvalorizar e se sentir superior por tal situação.
“É o indivíduo que não está interessado no seu semelhante quem tem as maiores dificuldades na vida e causa os maiores males aos outros. É entre tais indivíduos que se verificam todos os fracassos humanos.”
Aplique este ensinamento para se olhar no espelho e descobrir o que precisar mudar no seu “eu” interior para que assim possa atingir a sua melhor versão tanto no desenvolvimento pessoal quanto no social.
- Dar e receber – ‘Como fazer amigos e influenciar pessoas’
O segundo ensinamento se trata de que para ter um ambiente acolhedor, você deve colocar em prática as suas novas habilidades sociais e entender que é uma via de mão dupla.
Tenha atitudes positivas com as pessoas ao seu redor sem segundas intenções no seu coração.
Já ouviu o significado do karma?
O que você dá, recebe de volta, eventualmente.
“Em lugar de condenar os outros, procuremos compreendê-los. Procuremos descobrir por que fazem o que fazem. Essa atitude é muito mais benéfica e intrigante do que criticar; e gera simpatia, tolerância e bondade.”
Esse é o aprendizado de ‘Como fazer amigos e influenciar pessoas’ de praticar ações positivas, possivelmente, no futuro receberá de volta quando menos esperar.
- Criar laços – ‘Como fazer amigos e influenciar pessoas’
‘Como fazer amigos e influenciar pessoas’ traz o terceiro ensinamento de que a empatia é a chave para o sucesso, começar estabelecer relações e conexões mais profundas com as pessoas.
Para criar laços e dar a devida importância para cada pessoa que tocar a sua vida, conhecê-las e levá-las em consideração para formar uma relação forte seja o seu amigo, colega ou um conhecido.
“As pessoas que sorriem tendem a dirigir, ensinar e vender com muita eficiência, além de criar filhos mais felizes. Existe mais informação num sorriso do que numa expressão carrancuda.”
É como você gera interesse e saber usar o poder da escuta para conhecer outra perspectiva de mundo, sair da sua caixinha e estar preparado para receber chuva de informações e opiniões que podem ou não agregar na sua vida.
Lembrar quais são as diferenças de cada pessoa que você conhece é o que torna a sua vida social com maior diversidade e a sua visão pessoal mais significativa.
- Futuro é um espelho do passado
O futuro é uma colheita das escolhas do seu passado, os seus aprendizados serão a sua chave de ouro para o seu sucesso, pois todos os dias é comum receber informações de todos os lados, não?
“A crítica é fútil, porque coloca um homem na defensiva, e, comumente, faz com que ele se esforce para justificar-se. A crítica é perigosa, porque fere o precioso orgulho do indivíduo, alcança o seu senso de importância e gera o ressentimento.”
As ações boas e ruins do seu passado refletem no seu futuro, você colhe o que planta é bem parecido com segundo ensinamento.
O quarto ensinamento de ‘Como fazer amigos e influenciar pessoas’ é para que você compreenda como o futuro pode vir gerar um impacto positivo ou negativo na sua vida.
Vale a pena essa leitura na sua vida?
Se você deseja ter sucesso na continuidade do seu desenvolvimento pessoal e melhorar a sua comunicação colocando em prática as suas habilidades sociais, eu o recomendo.
Para colocar os ensinamentos em execução precisa ser a partir do princípio para trilhar o caminho de sucesso do seu aprendizado.
“Todos buscam felicidade no mundo e existe um caminho certo para encontrá-la. “É pelo controle dos seus pensamentos. A felicidade não depende de condições externas. Depende de condições internas””.
Ao escolher ‘Como fazer amigos e influenciar pessoas’, você estará fazendo uma escolha sábia para o seu conhecimento e, consequentemente, para a sua vida.
Saiba mais!
Os livros de desenvolvimento social são para nortear a forma de criar relacionamentos mais consistentes e de valor, excluindo a superficialidade.
Obras literárias ‘Como fazer amigos e influenciar pessoas’ te orienta para mudar os seus hábitos de estilo de vida e educar como você trata as pessoas ao seu redor, algo similar: trate os outros como deseja ser tratado. Uma troca, entende?
“Quando tratamos com pessoas, lembremo-nos sempre de que não estamos tratando com criaturas de lógica. Estamos tratando com criaturas emotivas, criaturas suscetíveis às observações norteadas pelo orgulho e pela vaidade.”
Quer ter um conhecimento mais rico desse livro, confira a oferta dele para adquirir o seu.
Gostou do artigo para destravar o seu desenvolvimento social, descubra mais assuntos como este em Investidores S/A.