logo
e-mail marketing

E-mail marketing em 2022

Desde o início de 2022, grande parte dos profissionais de e-mail marketing têm se mostrado preocupados. Isso acontece por conta da forma como todos os regulamentos de privacidade recentes e as mudanças nas regras do setor estão afetando suas estratégias.

A principal preocupação é de como se adaptar a isso. De acordo com a pesquisa E-mail em 2022, 74% dos líderes de marketing têm se mostrado aflitos com essas mudanças e 82% das empresas já preparam ou prepararam um melhor alinhamento organizacional.

Caso você não faça ideia do que estamos falando, o que é e-mail marketing ou que mudanças são essas, venha com a gente para entender melhor!

O que é e-mail marketing?

e-mail marketing

O e-mail marketing é uma estratégia de promoção digital, na qual é usado o envio de e-mails para um determinado grupo de pessoas. Existem diversos propósitos nesse tipo de tática, por exemplo gerar conversões, interesse, lealdade entre seus clientes e sua marca e promover produtos.

O uso dessa estratégia é uma das maneiras mais eficazes de converter pessoas em clientes. De acordo com a pesquisa Serasa Experian, esse é o canal que possui a melhor taxa de conversão em venda para lojas online brasileiras, com 2,53% e acima das buscas orgânicas, pagas e das redes sociais.

Existem diversos propósitos que sua empresa pode ter ao usar o e-mail marketing, isso vai depender do seu conteúdo. 

Entre os principais benefícios dessa estratégia estão: promover seus produtos ou serviços; construir engajamento com sua marca; direcionar tráfego para seu site, transformar potenciais clientes e compradores ocasionais em clientes fiéis. 

O fato do e-mail ser uma linha direta de conversa com seus clientes, faz com que ele apresente vantagens sobre outras formas de comunicação de marketing. Por conta da segmentação de cada rede, é bem mais provável que uma pessoa veja um e-mail do que um post em uma mídia social. 

Além disso, o e-mail permite o envio de mensagens diferentes com base nos desejos e necessidades individuais de seus assinantes. Diferente de campanhas de marketing genéricas e não segmentadas, o e-mail marketing é muito mais eficaz na geração de conversões.

Existem alguns tipos diferentes de campanhas de e-mail marketing e você pode usar combinações para montar uma estratégia mais abrangente. Veja algumas abaixo: 

  • Campanhas de e-mail

Enviadas com um propósito específico em mente.

  • Newsletters

Enviadas de forma consistente para fornecer atualizações regulares aos assinantes.

  • Campanhas de e-mail marketing automatizadas 

Enviadas com base em gatilhos predefinidos.

  • Emails transacionais automatizados

Forma eficaz de automação de marketing que são enviados após uma transação.

As mudanças em 2022

Diversas coisas parecem e estão mudando no mundo do e-mail marketing. Um exemplo é o IOS 15 da Apple, com o Apple Mail Privacy Protection (MPP) e a depreciação dos dados de rastreamento de aplicativos. Também temos as novas regulamentações governamentais.

No caso MPP, o que causou impacto foi sua ampla adoção pelos usuários. Quase 97% das pessoas que usam o IOS adotaram esse recurso que pode ocultar endereços IP e bloquear conteúdo remoto.

Isso resulta em taxas artificiais de abertura de e-mail e imagens que não são carregadas automaticamente em emails. Além de profissionais de marketing que não conseguem rastrear dados de atividades relacionadas a e-mail.

A perda de cookies nos navegadores é uma das coisas que mais impactaram esse mundo. Isso já vem acontecendo desde 2019, quando o Firefox baniu essa ferramenta do seu navegador. 

Agora foi a vez do Google já declarar que não irá oferecer mais suporte ao rastreamento de terceiros nos navegadores Google Chrome. O Safari da Apple também seguirá o mesmo caminho.

Esse é apenas o começo das mudanças, já que existe um movimento para diminuir o uso de cookies de terceiros. A partir disso, as empresas que usufruem do e-mail marketing terão que confiar mais em dados próprios.

Se você gostou de ler sobre o e-mail marketing e das suas mudanças em 2022, acesse o blog Investidores S/A para ler outros conteúdos como esse e muitas outras coisas.

e-mail marketing

Categorias