logo
Empresa disruptiva

Empresa Disruptiva, entenda o que é e como praticar

Seja bem vindo 2023, que você seja um ano de muita paz, felicidade, sucesso e repleto de ensinamentos a todos nós empreendedores e investidores. Voltamos com tudo este ano! A Investidores S/A está em ativa novamente após um período merecido de descanso, e para consagrar o início de um novo ano, nada melhor do que falar um pouco sobre um assunto que pode se destacar este ano: empresa disruptiva.

Você pode nunca ter ouvido falar sobre o significado da palavra disrupção, entretanto, é bem provável que já tenha escutado alguma conversa em que o nome “empresa disruptiva” estavam sendo abordadas. 

Assim como qualquer animal selva, a evolução é natural para a vida, e da mesma foram que ocorre com pássaros, peixes, cavalos, etc, essa evolução onde conceitos e costumes mudam também está presente no ramo empresarial, até porque a vida de uma empresa é baseada na “selva” do mercado, não é mesmo? 

Levando isso em consideração, o mercado vem obrigando diversas empresas a encontrarem as melhores maneiras de trabalhar no seu dia a dia, principalmente aquelas que possuem contato direto com seus clientes.

No momento em que uma companhia assume o compromisso direto com seus usuários, fica ainda mais complicado manter uma boa relação, isso se deve ao fato de que cada um pensa de uma forma diferente. Isso significa que nem sempre uma decisão que a empresa tomar irá agradar todos os seus clientes. 

São nesses momentos que as empresas que se enquadram como disruptiva têm tomado força diante ao mercado. Elas têm o potencial de transformar o dia a dia de uma companhia, mudando completamente a forma de como os envolvidos se comportam. 

Apesar de ser um assunto muito abordado no mundo empresarial, não há muitas empresas que se encaixam neste perfil, por conta disso, as poucas que conseguem se enquadrar aos requisitos conquistam enorme destaque nessa “selva”. 

Para quem administra uma empresa ou pensa em empreender, é extremamente importante aprender mais sobre o que é uma empresa disruptiva e como colocar suas definições em prática. 

O que é uma empresa disruptiva

Chegou o momento de entender o que são as empresas disruptivas. Elas são companhias que criam soluções inovadoras que chegam ao ponto de substituírem o tipo de produto, serviço ou tecnologia se for necessário, tudo isso para que o seu maior objetivo esteja contente com o resultado final, em outras palavras, os clientes. 

As soluções criadas por essas empresas são muito mais do que apenas uma versão atualizada de algo que já existe. Elas geram uma nova visão e lógica de operação nas atividades que cercam o negócio, tornando assim obsoleto o que já existe. 

Vale ressaltar que, quando é dito sobre essa evolução sobre o que já existe, não é referido apenas a produtos ou serviços de empresas, mas também de hábitos e costumes que essas companhias exercem diariamente.

 Entretanto, encontrar maneiras de revolucionar o modelo atual de negócio não é nada simples, tanto que muitas dessas evoluções disruptivas permanecem em ativa por muito tempo, podendo levar muitas décadas para ser ultrapassada. 

Apesar de não ser tão claro, a disrupção existe na realidade dos seres humanos a muito tempo, desde a criação da primeira escova de dentes, ou da primeira cama de algodão, até mesmo da geladeira, ou seja, costumes que foram transformados após uma nova criação.

Porém, atualmente, o tópico de disrupção nunca foi tão presente na vida empresarial quanto nos últimos anos, e tudo isso se deve a um fator que está colocando a nossa geração em um lugar onde alguns anos atrás era apenas uma imaginação, a tecnologia da informática e da informação.

 

Respondendo a dúvida daqueles que ainda se perguntam “o que é disrupção?”, existem algumas definições para a palavra, entretanto, no ramo empresarial, a palavra pode ser vista como um rompimento ou quebra do curso natural de um processo, o que pode ser visto como evolução, se for bem feita. 

Características de uma empresa disruptiva

Cada empresa possui uma característica própria, com suas particularidades, mas quando o assunto são as empresas disruptivas, é bem comum encontrar algumas dessas características abaixo: 

  • Estrutura enxuta: o modelo de empresa disruptiva que está no seu começo empresarial, isso significa que elas podem não possuir enormes estruturas como grandes empresas. Isso faz com que as pessoas confundem bastante essas empresas com startups.

  • Equipes diversificadas: por se tratar de uma empresa que visa o trabalho ágil, flexível e criativo, é necessário contar com equipes diferentes que consigam alcançar todos os resultados necessários.
  • Tolerância aos erros: as empresas que procuram ser criativas precisam encarar o erro como uma etapa do processo de inovação, afinal, ninguém consegue mudar hábitos na primeira tentativa. 

  • Data oriented: como estamos na era do big data, a coleta e processamento de dados permite conectar a automação e a personalização, que resulta em produtos e serviços baratos, mas ao mesmo tempo, especializados. 

  • Foco no consumidor: uma empresa só pode se considerar disruptiva se possuir uma cultura organizacional que procure satisfazer as vontades dos clientes, ou seja, o cliente sempre será a prioridade. 

Conclusão

Ser uma empresa de primeiro escalão hoje em dia não é nada fácil, o mundo está em constante evolução graças à tecnologia e informação e por mais que não pareça ter muita conexão, cada descoberta que esta área faz influencia diretamente nos costumes e hábitos que uma empresa deve possuir. 

As empresas que têm essa habilidade de quebrar a linha comum para inovar são conhecidas como disruptivas, que significa sair da ordem natural e criar algo completamente diferente, não uma nova versão de algo que já existe, mas sim algo que jamais foi imaginado pela maioria das pessoas. 

Essas empresas podem até possuir uma estrutura pequena, parecida com as startups, mas não se enganem diante ao potencial dessas companhias, sua maior meta é sempre manter o cliente feliz, o que torna extremamente difícil alcançar novos públicos, uma vez que eles já estão conectados com uma empresa disruptiva.

Se você gostou deste conteúdo e gostaria de saber mais sobre o incrível mundo do empreendedorismo, corre aqui que temos várias matérias sobre o assunto. E sobre outros também! 

Categorias