logo
Pirâmide do Hero, Hub e Help

Estratégia Hero, Hub e Help e como ela pode ajudar o seu negócio

A estratégia Hero, Hub e Help faz parte da estratégia do marketing de conteúdo, que é essencial para qualquer empresa alavancar o seu negócio. E para dar esse auxílio, em 2015 o Google criou o método dos 3H.

Inicialmente, foi criada para o Youtube, a fim de tornar vídeos virais. Porém, já se faz presente em outras áreas da produção de conteúdo atualmente. Possui o foco em aumentar a curva de consciência do cliente durante toda sua jornada, independentemente da plataforma.

E agora, nesse texto, você entenderá melhor sobre o que ela é e como essa estratégia traz resultados expressivos para as empresas.

O que é a metodologia Hero, Hub e Help?

Como você já deve saber, existe o funil de vendas e ele é o responsável por estruturar a jornada de compra do cliente. E na metodologia da Hero, Hub e Help, ele determina a estratégia para cada tipo de cliente, em cada fase do funil de vendas, com um tipo de conteúdo diferente.

Cada um dos três “H” refere-se a um tipo de conteúdo, que são orientados para três objetivos específicos em relação ao consumidor. E quando existe a personalização dos conteúdos de acordo com as necessidades dos clientes, os resultados são muito mais satisfatórios!

E logo abaixo vamos entrar em detalhes sobre cada um deles:

Conteúdo Hero 

Nessa etapa o foco é aumentar a satisfação do público e gerar ainda mais interesse. Quer amplificar a mensagem que a marca deseja transmitir.

Quando alguém tem contato com um conteúdo hero que está no topo do funil e que cumpre seu papel de encantar e resolver um problema específico, a consequência é conseguir o converter para um possível cliente. Fazendo com que o mesmo passe para o meio do funil.

A ideia aqui não é se auto promover e sim entregar valor, e fazer com que as pessoas virem advogados da sua marca. Além de que você irá desenvolver a sua persona nessa etapa.

Alguns exemplos desse estilo de conteúdo são: Vídeos de campanha, Eventos, Infográficos, Webinars, Lives, Postagens para nichos, Comerciais de TV e Lançamento de produtos.

Conteúdo Hub

Aqui, a ideia é manter uma conexão ainda mais próxima com o seu público e a sua persona, que já te conhecem e possuem um relacionamento com a marca, para manter o engajamento (hub). 

Normalmente, são postados com uma frequência média e com conteúdos que fazem com que as pessoas já esperem o próximo. Dessa forma, é possível criar uma fidelidade e gerar conexão com o seu público.

Por exemplo, séries de vídeos, webinars semanais, newsletter, podcasts, conteúdos interativos, uso de conteúdo gerado pelo usuário, Webinars, Social Videos, vídeos em dias específicos da semana e etc.

Conteúdo Help

Esse tipo de conteúdo se encontra na base da pirâmide, no qual seu intuito é ajudar e resolver qualquer problema do seu público alvo. Aqui nós queremos atrair novos leads e por isso, a produção é maior do que no hero e no hub. 

A frequência precisa ser maior, pois é preciso atender ao maior número de questionamentos e dores da persona do seu negócio.

Esse formato de conteúdo é válido tanto para pessoas que já te conhecem e te acompanham, e buscam entender melhor sobre a empresa. Mas também para quem acabou de te conhecer e deseja saber mais informações. Servindo tanto para conteúdos em texto, quanto para vídeo.

Exemplo do conteúdo Help, são: dicas, tutoriais, reviews, demonstrações, receitas, guias e blog posts.

Ou seja, de forma bem resumida os 3H representam isso: 

  • Help: é o conteúdo inspirado pelas perguntas que os seus consumidores fazem quando te encontram;

  • Hub: constante e consistente, este tipo de conteúdo faz as pessoas retornarem ao seu canal porque gostam de vê-lo e sabem que estará lá periodicamente;

  • Hero: produções menos frequentes, de sustentação para o canal e impacto emocional.

Por que essa estratégia dá certo? 

Pois esse método sempre busca criar laços e afinidade com o seu público alvo. E está diretamente ligada com a psicologia humana, o que colabora para um melhor resultado.

É um estilo de conteúdo que atrai tanto quem está te conhecendo agora, quanto quem já conhece e isso faz com que se destaque em comparação aos demais.

Consegue também demonstrar que a empresa valoriza e quer agregar na vida do seu cliente. Afinal, ter um conteúdo inspirador, interessante e informativo,resulta em aumento da conexão com seus clientes em toda sua jornada de compra.

Como utilizá-la na jornada unbound?

O unbound marketing utiliza métodos de storytelling e neuromarketing com o intuito de conduzir o potencial cliente em sua jornada de compra. Ele usa uma mistura das técnicas de inbound e da visão do outbound para melhorar a jornada das pessoas durante o funil de vendas e aumentar a conversão de leads. E a mistura entre esses dois, pode resultar no conteúdo chegando ao seu público em diversos momentos.

E agora, você vai aprender 5 pontos importantes para juntar os 3H na jornada unbound!

  1. Awareness

-Quem é seu público?

-Como é a sua jornada?

-Qual é a experiência que ela quer que ele tenha com o produto ou serviço?

Essas são perguntas cruciais a serem respondidas antes mesmo de iniciar a produção dos conteúdos.

Ou seja, você precisa planejar seus conteúdos para que eles apareçam onde seu público está e fazer com que eles tenham consciência de quem você é e de que você existe.

  1. Descoberta

Aqui você mostra ao seu público que tem a resposta para as dúvidas deles e ainda possui o produto ideal para ele.

  1. Compra/Ação

Após ele descobrir mais sobre sua empresa e seu produto, ele precisa ser influenciado a realizar uma ação. E é através dos conteúdos hero, hub e help que ele poderá fazer isso.

  1. Experiência própria

Logo depois da ação realizada, o cliente pode compartilhar sua própria experiência em relação à empresa, ao produto ou ao serviço prestado.

  1. Experiência compartilhada

Usando os conteúdos 3H é necessário desenvolver conteúdos que gerem oportunidade de se aproximar do cliente, criando uma conexão maior com o mesmo. E assim, criar uma prova social para atrair outros.

Podendo ser criado de forma orgânica ou através de campanhas de mídia paga.

Após terminar este texto, deu para perceber o quão importante é aderir essa estratégia nos dias de hoje. Esse método pode ser um diferencial gigante na sua empresa!

Agora só depende de você para começar a usar a estratégia Hero, Hub e Help ! E se quiser ficar por dentro do nosso blog e não perder nenhuma outra informação, se inscreva na nossa newsletter e aprenda muito mais!

Categorias