Quem diria que bons filmes e séries, além de serem ótimos documentários cinematográficos, poderiam ser uma das diversas fontes que trariam lições valiosas para empreendedores? Pois é, isso é totalmente real. Por isso, para você aprender, se inspirar e se motivar no dia a dia, fizemos uma seleção com dicas de filmes, séries e documentários sobre marketing para você aprender mais sobre marketing e vendas, continue lendo e estude sem parecer que está estudando.
Hummm, que tal um filminho?
Um filme é bem-vindo em todas as ocasiões, então por que não o encaixar no aprendizado? Olhando por esse lado separamos alguns filmes para você aprender e se divertir vendo.
• Fome de Poder
Apesar de não ser o criador do processo de produção em série de hambúrgueres que popularizou o Mcdonald ‘s, foi Ray Kroc que fez a marca se tornar esse grande império do fast food.
Determinado e inteligente, Kroc usou métodos controversos, muitos deles sendo amorais para crescer o negócio.
Nesse filme, conhecemos de forma aprofundada os bastidores e a real história da maior rede de fast food do mundo, mas também aprendemos sobre construção de marca e o aspecto mais importante no sucesso mundial do Mc Donalds.
• Syrup
O filme Syrup não tem como principal intenção ensinar as boas práticas de marketing, mas mostrar exageradamente como são criadas as estratégias de marca e vendas de produtos bastante populares.
De forma cínica, o filme apresenta formas de comercializar produtos recém-criados – podendo ser uma boa para micro e macro empresas.
• Steve Jobs
Steve Jobs foi uma das mente mais brilhantes do mundo dos negócios e do marketing e um dos maiores visionários desse século.
Nesse filme podemos conhecer um pouco mais da personalidade do empreendedor, mas também vemos a trajetória de fracassos e sucessos que fizeram da Apple uma das marcas mais populares e desejadas do mundo.
• Joy: o nome do sucesso
O filme Joy é a história do personagem-título, que se tornou fundador e matriarca de uma poderosa dinastia de negócios familiares.
O filme em sua narrativa mostra como a vida empreendedor é cheia de obstáculos de todos os tipos, como:
• A falta de apoio das pessoas próximas;
• Problemas pessoais;
• Falta de dinheiro;
• Rejeição atrás de rejeição
• Inúmeros pequenos fracassos até o sucesso.
Joy projeta um novo esfregão revolucionário e a partir disso, sua vida complicada muda. Mas não para melhor. Pelo menos não por um bom tempo.
Ela é obrigada a lutar contra enormes adversidades e preconceitos para fazer com que sua ideia brilhante não seja apenas uma ideia, mas sim uma realidade.
Se ela vai ser bem-sucedida? Bom, aí é a deixa para você assistir ao filme para saber.
• Obrigado por fumar
Se você que quer aprender sobre persuasão e criação de narrativas para vender ideias e produtos, esse filme deve entrar de forma obrigatória na sua lista.
Nick Naylor é um talentoso lobista da indústria tabagista americana. E de forma inteligente e persuasiva, ele consegue, através de técnicas persuasivas e de storytelling, convencer as pessoas de que um produto nocivo, como o cigarro, pode ser bom para elas.
Que tal uma série para aprender sobre marketing?
Para você que gosta de séries e passa horas na frente da sua telinha sem assistir cada segundo, separamos algumas séries para você se deliciar e aprender.
• Mad Men: inventando a verdade
A série mostra os bastidores de uma agência de publicidade dos anos 60 e mostra como acontecem a criação de conceitos que transformam marcas desconhecidas em sucessos de venda através da publicidade.
Ao longo da narrativa da série, você terá dicas sobre os desafios, as estratégias e até mesmo as intrigas em uma empresa de publicidade. Dizem, inclusive, que o protagonista e dono da agência, Don Drapper, foi inspirado em David Ogilvy.
• Fyre Festival (fiasco no Caribe)
Tudo isso é uma jogada de marketing frustrada ou golpe?
Até hoje, não se há certeza sobre a real intenção do Fyre Festival.
Mas se sabe que os criadores do evento foram brilhantes ao criar a estratégia de divulgação do festival de música eletrônica que aconteceria em uma ilha do Caribe.
Com ingressos que custam até US $ 100.000, eles prometeram uma experiência luxuosa jamais vista e repleta de celebridades. Os convidados que pagaram dezenas de milhares de dólares pelo festival foram recebidos em um canteiro de obras, tiveram que dormir em barracas e colchões encharcados pela chuva e comer pão com queijo.
Podemos dizer que vale a pena assistir para acompanhar cada etapa de um dos maiores fracassos de marketing da história.
• O poder da coragem – Brené Brown
Muitos escritores e empreendedores deixam de colocar suas ideias no mundo por conta do medo do julgamento alheio. Perseguem a falsa ideia de perfeição para não receberem as críticas que tanto temem. Sem nunca escrever ou publicar nada, acabam atolados em um lamaçal de sonhos não realizados. Você é um deles?
Bom baseado nas maiores dores de quem quer trabalhar na internet, ou viver de escrita, o VDB Indica de hoje é a palestra da pesquisadora e escritora Brené Brown
– O Poder da Coragem, disponível na Netflix.
Nessa palestra, ela fala sobre o conceito da vulnerabilidade como a verdadeira coragem.
Coragem de se expor, seja na vida, seja na internet, sem medo e sem esperar um resultado específico. Apenas abrir o coração para o que vier.
Quem está tentando e fazendo o que acredita, não corre o risco de falhar: é certo que, em algum momento, vai experimentar o fracasso e a dor, mas, o mais importante é nunca desistir e persistir no que acredita, até chegar ao mais sonhado sucesso.
Gostou desse conteúdo? Leia esse e outros assuntos no blog da investidores s/a.