Filmes e séries sobre marketing para aprender

Quem diria que bons filmes e séries, além de serem ótimos documentários cinematográficos, poderiam ser uma das diversas fontes que trariam lições valiosas para empreendedores? Pois é, isso é totalmente real. Por isso, para você aprender, se inspirar e se motivar no dia a dia, fizemos uma seleção com dicas de filmes, séries e documentários sobre marketing para você aprender mais sobre marketing e vendas, continue lendo e estude sem parecer que está estudando.

Hummm, que tal um filminho?

Um filme é bem-vindo em todas as ocasiões, então por que não o encaixar no aprendizado? Olhando por esse lado separamos alguns filmes para você aprender e se divertir vendo.

Fome de Poder

Apesar de não ser o criador do processo de produção em série de hambúrgueres que popularizou o Mcdonald ‘s, foi Ray Kroc que fez a marca se tornar esse grande império do fast food.

Determinado e inteligente, Kroc usou métodos controversos, muitos deles sendo amorais para crescer o negócio.

Nesse filme, conhecemos de forma aprofundada os bastidores e a real história da maior rede de fast food do mundo, mas também aprendemos sobre construção de marca e o aspecto mais importante no sucesso mundial do Mc Donalds.

Syrup

O filme Syrup não tem como principal intenção ensinar as boas práticas de marketing, mas mostrar exageradamente como são criadas as estratégias de marca e vendas de produtos bastante populares.

De forma cínica, o filme apresenta formas de comercializar produtos recém-criados – podendo ser uma boa para micro e macro empresas.

Steve Jobs

Steve Jobs foi uma das mente mais brilhantes do mundo dos negócios e do marketing e um dos maiores visionários desse século.

Nesse filme podemos conhecer um pouco mais da personalidade do empreendedor, mas também vemos a trajetória de fracassos e sucessos que fizeram da Apple uma das marcas mais populares e desejadas do mundo.

Joy: o nome do sucesso

O filme Joy é a história do personagem-título, que se tornou fundador e matriarca de uma poderosa dinastia de negócios familiares.

O filme em sua narrativa mostra como a vida empreendedor é cheia de obstáculos de todos os tipos, como:

• A falta de apoio das pessoas próximas;

• Problemas pessoais;

• Falta de dinheiro;

• Rejeição atrás de rejeição

• Inúmeros pequenos fracassos até o sucesso.

Joy projeta um novo esfregão revolucionário e a partir disso, sua vida complicada muda. Mas não para melhor. Pelo menos não por um bom tempo.

Ela é obrigada a lutar contra enormes adversidades e preconceitos para fazer com que sua ideia brilhante não seja apenas uma ideia, mas sim uma realidade. 

Se ela vai ser bem-sucedida? Bom, aí é a deixa para você assistir ao filme para saber.

Obrigado por fumar

Se você que quer aprender sobre persuasão e criação de narrativas para vender ideias e produtos, esse filme deve entrar de forma obrigatória na sua lista.

Nick Naylor é um talentoso lobista da indústria tabagista americana. E de forma inteligente e persuasiva, ele consegue, através de técnicas persuasivas e de storytelling, convencer as pessoas de que um produto nocivo, como o cigarro, pode ser bom para elas.

Que tal uma série para aprender sobre marketing?

Para você que gosta de séries e passa horas na frente da sua telinha sem assistir cada segundo, separamos algumas séries para você se deliciar e aprender.

Mad Men: inventando a verdade

A série mostra os bastidores de uma agência de publicidade dos anos 60 e mostra como acontecem a criação de conceitos que transformam marcas desconhecidas em sucessos de venda através da publicidade.

Ao longo da narrativa da série, você terá dicas sobre os desafios, as estratégias e até mesmo as intrigas em uma empresa de publicidade. Dizem, inclusive, que o protagonista e dono da agência, Don Drapper, foi inspirado em David Ogilvy.

Fyre Festival (fiasco no Caribe)

Tudo isso é uma jogada de marketing frustrada ou golpe?

Até hoje, não se há certeza sobre a real intenção do Fyre Festival.

Mas se sabe que os criadores do evento foram brilhantes ao criar a estratégia de divulgação do festival de música eletrônica que aconteceria em uma ilha do Caribe.

Com ingressos que custam até US $ 100.000, eles prometeram uma experiência luxuosa jamais vista e repleta de celebridades. Os convidados que pagaram dezenas de milhares de dólares pelo festival foram recebidos em um canteiro de obras, tiveram que dormir em barracas e colchões encharcados pela chuva e comer pão com queijo.

Podemos dizer que vale a pena assistir para acompanhar cada etapa de um dos maiores fracassos de marketing da história.

O poder da coragem – Brené Brown

Muitos escritores e empreendedores deixam de colocar suas ideias no mundo por conta do medo do julgamento alheio. Perseguem a falsa ideia de perfeição para não receberem as críticas que tanto temem. Sem nunca escrever ou publicar nada, acabam atolados em um lamaçal de sonhos não realizados. Você é um deles?

Bom baseado nas maiores dores de quem quer trabalhar na internet, ou viver de escrita, o VDB Indica de hoje é a palestra da pesquisadora e escritora Brené Brown 

– O Poder da Coragem, disponível na Netflix.

Nessa palestra, ela fala sobre o conceito da vulnerabilidade como a verdadeira coragem.

Coragem de se expor, seja na vida, seja na internet, sem medo e sem esperar um resultado específico. Apenas abrir o coração para o que vier.

Quem está tentando e fazendo o que acredita, não corre o risco de falhar: é certo que, em algum momento, vai experimentar o fracasso e a dor, mas, o mais importante é nunca desistir e persistir no que acredita, até chegar ao mais sonhado sucesso.

Gostou desse conteúdo? Leia esse e outros assuntos no blog da investidores s/a.