Franquias, vale a pena investir?
Você já pensou em entrar no ramo do empreendedorismo pela parte de franquia? Bom, pesquisas apontam que ao menos 60% dos jovens brasileiros têm interesse em entrar nessa vida.
Com o sucesso de grandes empresas e com a taxa de desemprego elevada no Brasil, a maioria da população pensa e pretende criar um negócio próprio para, assim, gerar uma renda sem depender de uma empresa e até mesmo para garantir a própria vida como empregado.
De acordo com estudos recentes, o Brasil possui mais de 43 milhões de empreendedores, tendo uma parcela de 14 milhões consideravelmente estáveis. Ou seja, que já possuem a empresa há mais de três anos, e pelo o que os números indicam, esse número só tende a aumentar.
Mas uma dúvida que permanece na cabeça de todo empreendedor quando decide entrar no negócio é sobre como será o estilo de empreendedorismo, será um negócio próprio ou irá investir no franqueado?
Essa resposta depende muito mais de como o empreendedor avalia seu futuro no ramo do que em qualquer outra análise, mas para que um empresário tome a sua decisão é preciso conhecer as vantagens e sobre como investir no ramo de franquia, e é isso que você verá hoje, empreendedor.
O que é o sistema de franquia?
Antes de começar a analisar as vantagens de investir nos franqueados, vale a pena ressaltar qual é o real conceito de uma franquia e o porquê muitas pessoas acabarem se rendendo ao modelo de negócio.
O sistema de franquias é uma estratégia que costuma ser muito utilizada por empresas para aumentar o alcance de seu negócio. Isso graças a terceiros que se interessam em participar e apoiar o projeto da empresa.
O empreendedor detém então os direitos de marca, serviços ou produtos que são originais dela por um tempo determinado através de negociações. Resumindo tudo isso, o empreendedor “compra” uma permissão para utilizar e operar uma empresa que já atua no mercado, com isso, aumentando a chance de um alto retorno financeiro.
As vantagens de investir em uma franquia
Agora que você, empreendedor, já sabe o que é uma franquia e qual é a sua função, chegou o momento de ver o lado positivo de investir no modelo de negócio.
Veja a seguir cinco vantagens do franqueado:
1- Credibilidade alta
Investir em um franqueado não significa que você não será o dono de sua própria empresa, ao contrário do que muitos pensam, ter uma franquia como marca da empresa é uma das maiores chances de converter dinheiro atualmente.
Ao criar um negócio próprio do zero, o empreendedor é obrigado a pensar no modelo de negócio, nome, estrutura, produtos e muito mais, nas franquias, o funcionamento é bem diferente.
A maioria do trabalho já estará feita pela empresa, basta, para o empreendedor, seguir as regulamentações que serão entregues a partir do momento em que as negociações se encerrarem. Além do mais, ao possuir os direitos de uma franquia, o empreendedor terá em suas mãos toda a estrutura de um negócio, ou seja, uma nova unidade de uma empresa de sucesso que carrega enorme potencial de vendas e nome no mercado.
2- Apoio da empresa:
Se enganam as pessoas que julgam o apoio do franqueador em apenas fornecer seus produtos. Aliás, é bem ao contrário desse pensamento. O franqueador fecha o negócio com um empreendedor tendo em mente que a nova unidade irá se transformar em um potencial de vendas da região.
Para que isso seja possível, a franqueadora disponibiliza toda uma estrutura de treinamento e suporte para o novo empreendedor, tudo isso visando ter o maior rendimento no menor tempo possível. Claro que o estilo do treinamento e do apoio variam de empresa para empresa, entretanto, existe um artigo na legislação do trabalho que obriga as companhias a oferecerem treinamento e suporte para os novos membros.
3- Plano de negócio
De acordo com dados do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), o plano de negócio é o que determina a vida ou a morte para uma empresa.
No momento em que o empreendedor escolher investir em uma franquia, esse problema já é automaticamente descartado, isso porque o empreendedor tem acesso ao plano completo do negócio.
Além disso, as franquias possuem um planejamento muito bem detalhado sobre todas as etapas feitas para o crescimento da unidade, incluindo planos para as temporadas de baixa ou forte concorrência.
4- Independência do próprio negócio
Por mais que o empreendedor esteja diretamente conectado com a empresa franqueadora através de um contrato, quando se fala em fatores jurídicos e financeiros, o empreendedor tem a liberdade para tomar as suas próprias decisões.
Logo, ao comprar uma franquia, o empreendedor será responsável por representar uma das unidades da rede empresarial, mas podendo tomar as suas próprias decisões, por exemplo, o próprio empreendedor que decide como e quando irá investir na compra de mercadorias ou se irá ampliar sua localização.
5- Exclusividade
No momento em que o empreendedor assina o contrato com a empresa, o franqueado tem o direito de escolher a localidade de seu negócio. Na maioria das vezes, após a definição da nova unidade, o empreendedor se torna exclusivo por toda a região, isso porque não são feitas outras unidades próximas a ele, para não correr o risco de gerar concorrência.
Conclusão
No mundo em que vivemos, as taxas de desemprego se mantiveram em um número elevado por vários anos, isso fez com que muitas pessoas começassem a procurar por outras alternativas para ganhar dinheiro, e foi aí que o empreendedorismo foi ganhando cada vez mais força.
Logo as grandes empresas perceberam esse aumento de interesse e começaram a se disponibilizar para abrir unidades franqueadas juntamente com o empreendedor. O investimento é alto, mas a chance de lucro aumenta na mesma proporção.
Se você gostou deste conteúdo e gostaria de saber mais sobre o incrível mundo do empreendedorismo, corre aqui que temos várias matérias sobre o assunto. E sobre outros também!