Google Analytics: as funcionalidades da atualização

O Google anunciou uma atualização no seu serviço de estatísticas para sites e blogs, o Google Analytics. A partir de 2023, o Google Universal Analytics, ou GA3, será substituído pelo GA4.

Normalmente, quando o Google anuncia mudanças, atualizações ou novos parâmetros é um pouco assustador. Isso se dá pelo fato da empresa sempre tirar os usuários de suas ferramentas, como o Google Analytics, da zona de conforto, quase os obrigando a aprender novos métodos.

A atualização do Google Analytics é impactante porque será necessário fazer novas adaptações ao Google. Com isso, o mercado de dados ficou agitado, essa é uma notícia que acabou causando um pouco de choque dentro dessa área.

Vamos entender o que é Google Analytic!

Atualmente, é basicamente uma regra para uma empresa usar o Google Analytics. Apesar disso, muitas companhias ainda não exploram o potencial que essa ferramenta possui. Vamos entender o que é essa ferramenta tão importante no meio empresarial.

O Google Analytics é uma ferramenta que analisa e monitora os sites e aplicativos mais usados no mundo. Entre as suas vantagens estão a facilidade de configuração, a integração com outros serviços do Google e o fato dele ter uma versão gratuita que é bastante completa.

Com o Google Analytics é possível monitorar o perfil de quem acessa seu site, as páginas mais acessadas, conversões, dispositivos, cidades e muitos outros dados, caso ele esteja instalado de forma correta.

Principais motivos para usar o Google Analytics

  1. O melhor horário para suas ações

Com o Google Analytics, você terá dados como os dias do mês, da semana e até horários em que seus visitantes mais engajam com o seu site. Essas informações te dão o poder de programar ações.

Além disso, é possível saber o que não fazer em horário de pico, por exemplo uma atualização de site que atingirá uma parte de seus usuários.

  1. O porquê de abandonarem seu site

Usufruindo do Google Analytics, você consegue analisar a taxa de rejeição. Isso é, você o número de quantos visitantes deixaram seu site sem realizar ao menos uma interação com ele.

Analisando esse tipo de dano, fica mais fácil de entender o que é que está afetando seu site, caso venda algum tipo de produto ou serviço e não está gerando vazão. Você consegue compreender se o problema está na página em si ou no produto.

  1. Saber quais dispositivos são usados por seus visitantes

Ter páginas que são otimizadas para todos os tipos de dispositivos é imprescindível.  Essa não adaptação às diretrizes do Google pode causar danos prejudiciais nos resultados de busca.

Analisando seu tráfego por meio do Google Analytics é possível saber qual dispositivo tem sido mais utilizado por seus visitantes para acessar seu site. Porém, uma coisa é certa, você precisa investir mais em mobile ao longo do tempo. 

Configurações básicas do Google Analytics

Para usar o Google Analytics, você precisa primeiramente de uma conta no Google que seja preferencialmente de uso estritamente profissional. Depois é só acessar o site da ferramenta e clicar em “Inscrever-se”. Os próximos passos são instrutivos até a hora que você receber um código de acompanhamento.

Esse código deve ser inserido em todas as páginas do seu site. Geralmente em páginas html, o código é adicionado antes da tag de fechamento </head>. O local de inserção pode variar. 

Depois que você realizar esses passos, tudo estará pronto. Agora você terá que esperar 24h para que seus dados comecem a ser coletados. É possível que outras pessoas utilizem o seu Google Analytics. 

Você poderá conceder esse acesso depois é só ir em “Administrador”, selecionar a conta desejada e clicar em “Gerenciamento de usuários”. Na área “Adicionar permissões para” insira o email do usuário Google que deseja adicionar e escolha a permissão que será concedida. Então é só clicar em “adicionar”.

As mudanças no Google Analytics

Não é a primeira vez que o Google Analytics passa por mudanças. Essa é a quarta versão da ferramenta, por isso o nome GA4. Nós temos a GA3, a atual versão implementada em 2012, e já tivemos a 1 e a 2. 

Grandes atualizações no Google Analytics não são novidade. Sem contar que a cada ano a tecnologia avança mais rápido. Com isso, tanto a inteligência humana, quanto a artificial acompanham a evolução desses níveis de desenvolvimento.

O GA4 foi criado para repensar as fórmulas para organizar os dados sem o uso de cookies. Isso surge a partir dos danos que a Google estava sofrendo à sua reputação devido à relação controversa entre o rastreamento de informações do usuário e os problemas de privacidade gerados.

A atualização do Google Analytics também surge como uma forma de trazer novas propostas para a atual era da informação. Nela, as plataformas buscam se integrar com maior agilidade. Com isso o Google promete entregar uma solução adequada a esse contexto.

O GA4 irá afetar as estratégias de marketing digital. Hoje, os profissionais dessa área trabalham com base nas métricas de desempenho que informam se estão atingindo as metas de comunicação e geração de oportunidades de vendas.

A partir disso, a mais recente atualização do Google Analytics se torna uma ferramenta capaz de nos alertar, por meio de notificações, sobre mudanças importantes nas tendências dos KPIs.

Essa lógica afasta quem usa o Google Analytics do tradicional planejamento de objetivos baseado no simples cálculo de visitas a um site Isso de modo que te aproxima da mensuração completa dos dados certos para desenvolver uma comunicação adequada a cada mercado-alvo.

O que esperar dessas mudanças?

A atualização do Google Analytics torna a ferramenta ainda mais estratégica. Isso se dá principalmente pelo fato dela fazer uma integração maior da Inteligência Artificial e do Machine Learning. 

Se o Google insistiu hoje na implementação de sua última versão, o GA4, é porque grandes eventos ainda estão por vir para o mercado digital e de dados. E quanto mais tempo levarmos para implementar essa nova versão, mais demoraremos para aprender sobre essas coisas.

Também é impossível imaginar que essa será a última versão do Google Analytics. É praticamente certeza de que no futuro estaremos escrevendo um texto para falar sobre a chegada de um GA5. 

Para finalizar, a atualização do Google Analytics fornecerá informações mais robustas do porque os usuários estão no seu site ou app. Ela ainda permite a combinação de diversos dados de fluxos diferentes em uma propriedade para que eles obtenham mais assertividade nas ações dos visitantes em todos os canais.

Embora o GA4 ainda não forneça todos os dados imediatamente, a sua implementação inicial o ajudará a aproveitar as vantagens da experiência e dos dados aprimorados.

Se você gostou de ler sobre as funcionalidades da atualização do Google Analytics e como ela funcionará, acesse o blog Investidores S/A para ler outros conteúdos como esse e muitas outras coisas.