Guia completo sobre startup: tudo o que você precisa saber

E para que eu possa começar a falar tudo que você precisa saber, é necessário compreender o conceito do que é uma startup. O termo vem do inglês e, basicamente, significa “empresa emergente”.

Hoje em dia, o conceito mais usado e aceito, é de que ela é uma empresa que busca um modelo de negócios repetível e escalável, trabalhando de maneira inovadora em um cenário de incertezas. 

O que é startup?

O que isso significa? Uma startup, começa a partir de uma ideia que não tem a comprovação de que irá funcionar, geralmente, buscando encontrar uma solução para algum grande problema. A sua estratégia deve ser repetível, fácil de se copiar. E também deve possuir um grande potencial de crescimento.

A diferença de uma startup para uma empresa estabelecida é que frequentemente ele está tentando resolver um problema que muitas vezes não tem uma solução simples, ou tentando solucionar de uma maneira diferente. Apesar de que muitas empresas já caminham nesse mesmo processo, agregando outro tipo de valor ao seu mercado.

Podemos dizer que é um conjunto de posses. Então, mostrando dessa maneira, imagine que você está abrindo um aplicativo para trabalho freelancer de fast food. Você já sabe para quem você vai vender, quais serão os custos e de que forma, certo? 

Agora, você precisa realmente reinventar esse modelo de negócio e também a sua forma de construção. Podemos mensurar seus resultados com o tempo, intercalando como está sendo entregue ou também quantos downloads foram realizados. 

Os famosos Angels

Em outras palavras, abrir uma startup é algo que demanda bastante criatividade e inovação. Ah, e não vamos esquecer de falar sobre os investidores. Muitas vezes, para o aporte inicial, o investimento é feito por “angels”.

Angels é o nome dado aos investidores de risco que colocam grandes quantidades de capital, na casa dos milhões, sem se importar com o risco de não receberem retorno. Por que fariam isso? Porque se der certo, podem receber bilhões, como o que aconteceu no caso de grandes empresas como Google, TikTok, Uber e Airbnb. 

Vamos trazer um pouquinho de dados, vamos? 

De acordo com o levantamento da Associação Brasileira de Startups  (ABStartups), a estimativa é que haja pelo menos 72 mil empreendedores e 6 mil startups somente no Brasil. Se considerarmos aqueles ainda na fase inicial, mesmo sem CNPJ, o número de startups ultrapassa 10 mil. 

Tipo e exemplos de startups 

Atualmente, nessa época pós pandemia, a tendência está sendo sempre inovar para algum projeto em expansão. Precisamos estar cientes que não existe um único caminho para seguir. Ao mesmo tempo em que você pode ouvir uma ideia de levar um serviço ou produto para o consumidor, você também pode implementar esse projeto para outras startups.

Existem muito modelos,agora, irei mostrar 3 tipo de startups: 

  • Social Startup 

Vem com propostas de fazer a diferença no mundo, de oferecer algo positivo para sociedade. Aqui, em vez de ser movida pelo lucro, busca resolver problemas sociais, que podem ser:

  • Sociais
  • Culturais
  • Ambientais 

  • Large Company Startup 

É uma empresa que, apesar de já ter se estabelecido, pensa em inovações e aprimoramento constantemente, sempre focando em ser a única em seu segmento através de sua reinvenção.

  • Scalable Startup 

Empresas escaláveis, que buscam gerar capital e pretendem despertar o interesse de investidores, conseguir ações na bolsa de valores ou até mesmo ser comprada. 

  •   Empresa mais escalável 
  •  Vive de capital de risco e procura investidores 
  •  Potencial para expandir rapidamente 

Existem também outras empresas conhecidas, que quando superam o valor de US $10 bilhões, passam a ser chamadas de “decacorn”. Exemplos disso são o Uber, de transporte, e o Airbnb, de hospedagem. Essas startups mundiais cresceram rapidamente com suas ideias e hoje são conhecidas e usadas em inúmeros países.

Confira agora alguns exemplos de startups

Para estar realizando um processo para abrir uma startup, você precisa ter em mente que, além de ter uma ideia boa e inovadora, é preciso uma série de processos, afinal sua ideia pode ser revolucionária, mas tem que sair do papel.

Comece a trabalhar para colocar em prática, seguindo o nosso checklist completo de startup! 

  1. Sonde se há um mercado para essa ideia: 

Primeiramente, sua ideia de negócio precisa ter valor para algum público, certo? 

A primeira dica do nosso guia completo é avaliar a demanda para esse serviço ou produto. 

E para começar, você deve analisar se as pessoas da cidade onde você está localizado ou onde pretende que seu serviço ou produto seja vendido, tenha o público alvo que seu negócio precisa.

Para isso, uma pesquisa de mercado é o mais indicado. Não precisa ser algo muito complexo, você pode começar conversando com amigos e familiares. Olha o exemplo do Facebook, que começou em um campus de uma universidade e depois foi se expandindo. 

  1. Avalie a concorrência: 

Apesar das ideias serem inovadoras, é preciso que você analise se há alguma concorrência para sua futura empresa.

Também realize pesquisas sobre os preços, as condições que a sua concorrente oferece e seus diferenciais, para poder bolar estratégias para fazer frente a ela, certo? 

  1. Planeje seu negócio: 

Antes de tirar sua empresa do papel, é preciso que esteja nele. Portanto, outra dica importante nesse guia completo é ter um plano de negócio detalhado. Organize e documente os seus objetivos a médio e longo prazo, sua persona, crescimento, estratégia, posicionamento, capital e etc. 

  1. Parte burocrática: 

Abrir um negócio tem muita burocracia, é preciso ter um CNPJ para, assim, poder prestar algum serviço. Ainda mais, quando você precisar contratar pessoas, emitir notas fiscais, elaborar contratos de parcerias e sociedade, tributos.

Um grande ponto também, é que se você levou muito tempo, trabalho e pesquisa para construir uma ideia inovadora e criativa, precisa estar legalmente protegido para que ninguém a copie indevidamente. Patentear seu produto é essencial.

Conclusão

O que achou? Ficou empolgado para trabalhar em uma ou construir a sua? Se gostou desse conteúdo, se inscreva na nossa Newsletter para não perder nenhuma novidade!

Aproveite também, para dar uma olhadinha nos nossos outros posts, tenho certeza que você gostará!