logo
ideias para começar próprio negocio em casa

Ideias para começar o próprio negócio em casa

Hoje em dia, começar o seu próprio negócio a partir de casa é muito mais fácil de conseguir graças às novas tecnologias.  

Cada vez mais empresários são incentivados a criar a sua própria empresa, e é mais fácil do que pensamos e já está à disposição de todos.  Mas como você começa a partir de casa? 

Damos-lhe algumas ideias que o ajudarão a criar o seu próprio negócio e até a divertir-se com ele.

Antes de começar o negócio em casa, trabalhar em casa em um projeto empreendedor carrega uma responsabilidade enorme. Pode não ser um trabalho segundo as regras a que estamos acostumados.

Mas devemos nos colocar várias perguntas: é viável que sua empresa e sua casa fiquem no mesmo espaço?  

Que despesas implicará na adaptação do ambiente familiar ao trabalho?  Posso fazer qualquer tipo de trabalho em casa?  Conheço alguém que possa ajudar?

Você deve responder a todas essas perguntas e saber se a viabilidade de seu projeto é possível antes de dar o passo e colocar o investimento.

Que outros aspectos você deve levar em consideração para criar empresas a partir de casa

Escreva o Plano de Negócios que o ajudará a definir os aspectos essenciais do seu negócio (plano de financiamento, marketing, vendas …).

Cadastre sua própria marca e crie uma identidade. Certifique-se de que conhece todas as leis para poder lançar as bases do seu negócio.

Mantenha as finanças separadas, por um lado as da sua empresa e, por outro, as pessoais.

Dê a si mesmo horas de trabalho e respeite a rotina. Parte do sucesso de uma empresa está em ser consistente com seu trabalho diário

Crie campanhas de marketing desde o início. Você pode até começar a lançar campanhas antes de abrir seu negócio para gerar interesse e atrair a atenção de futuros clientes. 

Crie sua equipe de trabalho. Os começos são difíceis e todos sabem disso. Certifique-se de ter uma equipe para assessorá-lo na sua empresa.

Benefícios ao iniciar um negócio em casa

Claro que uma das coisas que levam a começar a empreender é a paixão. Poder se dedicar ao que você gosta e fazer disso seu trabalho é uma aspiração de muitos.

Isso ocasiona uma série de benefícios, como trabalhar por conta própria e deixar para trás a figura do patrão.

Outro benefício é a conciliação da vida familiar com o trabalho de forma mais flexível.  Poder trabalhar de casa, definir seus horários e distribuir o tempo que você quiser ao longo do ano são pontos muito atraentes. 

É verdade que a responsabilidade que você adquire é muito maior, então o esforço investido será maior e mais a longo prazo.

Em muitos casos, as empresas acabam crescendo e se tornando grandes empresas líderes em seu setor. Em particular, as vantagens fiscais são geralmente muito mais elevadas, uma vez que todos os impostos que normalmente são pagos pela empresa e pelos trabalhadores são reduzidos.

Artes e Ofícios 

Esse fenômeno é uma das grandes tendências mundiais. Você vai pensar, por quê?  Bem, basicamente porque consiste em transformar o seu hobby, o que você gosta, em sua profissão. Se você pensar bem, ninguém vai vender um produto melhor do que alguém que é apaixonado por ele.

Além disso, atualmente vender os produtos de seus negócios em casa é muito fácil porque você tem grandes plataformas como Amazon ou Shopee que podem ajudá-lo. Além disso, crie um blog e um comércio eletrônico com ferramentas como o WordPress. Também existem muitas oportunidades com serviços alternativos onde criam a imagem corporativa da sua empresa.

Existem várias possibilidades de venda a partir de casa. Por exemplo, se você gosta de esportes, pode se oferecer como treinador pessoal. Por outro lado, se você conhece idiomas, pode fazer aulas por videoconferência. 

No caso de gostar de design, o seu negócio pode ser a venda de roupa pela Internet. Ou, se sua paixão é arte, venda seus quadros ou projetos. Se você parar para pensar, encontrará milhares de ideias para começar em casa.

Dropshipping

Se você está indeciso e não sabe o que vender, uma boa opção é o Dropshipping. Essa tendência consiste em uma venda no varejo onde o varejista é responsável por vender o produto, mas sem possuí-lo. Como uma espécie de intermediário. O varejista chega a um acordo com o atacadista para que este envie o produto ao cliente final.

Dessa forma, o varejista economiza ter os produtos em estoque e a necessidade de ter um local para deixá-los. O Dropshipping é simples, você só precisa criar uma página web ou loja virtual onde possa oferecer os produtos e ter o cuidado de alertar o atacadista quando o cliente fizer uma compra.

Compra e venda

Outra possibilidade de começar o negócio em casa seria comprar e vender. Novamente, baseie-se no que você domina, porque isso permitirá que você saiba quando e onde comprar barato e como atrair um público que está disposto a pagar mais por isso.  

Em última análise, trata-se de fazer a mesma coisa que qualquer negócio de compra e venda, mas a partir de casa. Você pode comprar barato usando ferramentas como Wallapop, de segunda mão. 

Depois, você pode vendê-los nessas ou em outras plataformas. Só é importante ter um bom olho e conhecer muito bem o nicho a que se vai dedicar

Importação de produtos

Fique atento às tendências, identifique uma tendência de mercado em outro país e antecipe-se antes que chegue ao seu. Ou apenas encontre itens novos que você possa gostar e vender. Ambas as opções podem ser uma boa ideia para começar um negócio simples e lucrativo a partir de casa.

Para começar, você teria que procurar o nicho de mercado e tentar se especializar, pelo menos no início, em um setor, produto ou país. Crie uma loja online, esteja sempre atualizado com as tendências para encontrar o produto certo, comprar e vender.  

Você também pode pensar em exportar produtos para o exterior, principalmente aqueles que são exclusivos e não podem ser comprados em nenhum outro lugar.

Acima de tudo, procure encontrar produtos que possam ter ponto de venda e novidades de outros países que ainda não chegaram aqui.

Youtuber / influenciador

Essa figura profissional está ganhando cada vez mais espaço. No Brasil há muitas pessoas que aproveitam seus conhecimentos e habilidades para ganhar dinheiro. O que é ser um youtuber? No compartilhamento de vídeos feitos por você mesmo na plataforma do YouTube, onde você vê aquela pessoa fazendo algo interessante para um público específico.

Você encontra youtubers desde aqueles que se dedicam a mostrar como jogar um videogame, aqueles que contam piadas ou mais humorísticos, até aqueles que fazem tutoriais de todo tipo de coisas, pode ser beleza, combinação de roupas, entre outros.  

Então agora você já sabe, se tem uma habilidade que se destaca das demais, carregue seu vídeo no YouTube, promova-se e comece a ganhar dinheiro. Resumindo, trata-se de investigar se sua paixão pode ter suficientes interessados ​​para transformá-la em um negócio.

Os Youtubers são na verdade influenciadores, assim como os criadores de conteúdo do Instagram ou TikTok. 

Blogger

Se você sabe escrever e é inovador, uma boa maneira de se abrir para o mundo do trabalho é se tornar um blogueiro. Você pode criar seu próprio blog ou participar de outros para ganhar público.

Você pode entrar em contato com outros blogueiros e, dessa forma, colaborar. Eles escrevem para você e vice e versa, para que possa alcançar mais públicos. Claro, se você quiser se destacar, você deve ser original, criativo e fornecer novos conhecimentos. Além disso, promova-se nas redes sociais e crie um site para você.

Podcaster

Os podcasts estão de volta à moda. Se você tiver o material certo, poderá gravar programas e vendê-los para os canais certos. Este conteúdo está se tornando cada vez mais bem-sucedido, pois pode ser consumido a qualquer momento e ser multitarefa. É uma ideia divertida começar de casa.

Bônus extra

O mais engraçado é que você pode não só aplicar uma dessas dicas, mas o ideal é que combine sua paixão ou seu hobby com várias das ideias anteriormente expostas. Criar um blog sobre o seu hobby será uma tática fundamental para atrair um público para o qual você vende o que faz. Se você for mais ousado, vá em frente e crie também um canal no YouTube.

E com certeza em todos os casos você vai querer vender através de sua própria loja, então também terá que instalar um aplicativo de e-commerce em seu blog com um desses plugins para seu e-commerce.

Venda de designs

Você sabe como projetar?  Bem, venda os seus designs online e comece o seu negócio a partir de casa. Você tem várias possibilidades como estampas de camisetas, mochilas, calçados com designs seus e, ao mesmo tempo, definir tendências.

Você pode começar a se promover aos poucos e vender seus designs em outras plataformas. Com o tempo, você pode criar uma loja online e oferecer seus produtos a partir dela. Se forem únicos e gostarem, em breve você terá um nicho de mercado.

Desenho de páginas web

É uma opção muito fácil de começar a trabalhar a partir de casa. Claro que para isso é necessário ter alguma experiência ou formação na área de web design, além de um computador.

Para começar, você pode criar seu próprio blog ou site para se tornar conhecido. Uma boa opção é criar templates ou imagens de exemplo para outros sites e começar a vender seu trabalho com exemplos realistas e bem trabalhados.

Por outro lado, você também pode oferecer seus serviços para criar ou manter páginas da web para clientes como empresas ou empresários.

Fotógrafo

Se gosta de fotografia e gostaria de se dedicar a ela, esta ideia é para si. Começar um negócio em casa não significa necessariamente trabalhar lá. Graças a isso, você pode criar seu próprio site e cobrir os eventos ou comemorações em que foi contratado.

Para começar, você pode começar fotografando alguns momentos com seus amigos ou familiares para poder criar e desenvolver seu próprio portfólio. Ou seja, seu catálogo de imagens online. Mostre todas as suas habilidades e monte seu próprio estúdio em casa.

Consultoria

Outra maneira de começar em casa é oferecendo consultoria. Se você tem experiência na área de negócios e sabe como abordá-los para lançá-los ao sucesso, uma boa opção seria criar sua própria consultoria.

Muitas pequenas e médias empresas precisam de alguém para aconselhar e aconselhar.  As reuniões podem ser feitas por videochamada, por exemplo. Para levar a cabo essa ideia, basta ter experiência e vontade de ajudar outros empresários a ter sucesso.

Confeitaria em casa

Em linha com uma das ideias anteriores de começar um negócio em casa, o Instagram se tornou uma ferramenta muito valiosa para o nascimento de confeitaria em casa. Então, se você gosta de cozinhar, mas não sabe por onde começar a se dedicar a isso, faça-o criando uma conta empresarial no Instagram e postando todas as suas criações.

Aos poucos e com o mínimo de conhecimento em gestão de mídias sociais e marketing digital, você vai se dar a conhecer e atingir seu público-alvo em pouco tempo. Crie sua própria confeitaria online!

Designer gráfico

A figura do designer gráfico é frequentemente terceirizada à procura de profissionais de design freelance. É uma boa oportunidade para aproveitar o seu talento e conseguir projetos para diferentes marcas. Tudo que você precisa é de um bom computador, para que isso possa ser feito facilmente em casa.

Redator Digital

A escrita de conteúdo tornou-se uma necessidade para a maioria dos sites e cada vez mais estão terceirizando essas tarefas. O redator digital é um especialista em redação para canais digitais. Seu objetivo é criar cópias criativas para atingir o público e gerar reação nele, bem como para se diferenciar da concorrência.

Como distinguir um negócio doméstico lucrativo de outro que não é

A Internet tornou o empreendedorismo muito mais fácil e acessível para quem o deseja, mas deve ficar claro que todo negócio envolve riscos, que um bom planejamento é essencial e que, ao abrir negócios em casa, eles não serão automaticamente lucrativos.

Você tem que se perguntar muitas perguntas antes de empreender. Por exemplo, quais serão suas despesas fixas?  É provável que, sendo um negócio online, você não tenha que pagar o aluguel de um local, mas a manutenção e criação de uma página da web também tem suas despesas, como o domínio ou hospedagem.  

Saiba mais !

Se você ainda não tem certeza do que começar em casa, estas são apenas algumas das ideias com as quais você pode fazer isso. Especializar-se em algum setor é sempre bom porque o mercado é muito competitivo e se destacar em algum ramo abrirá muitas portas na hora de começar seu negócio.

Gostou do artigo, leia mais em Investidores S/A.

Categorias